um pequeno manual que fiz espero que ajeito

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um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  andre gte em Sex Jan 25, 2013 1:29 am

Manual de avarias e
aplicações mini


Pesquisa de avarias no sistema de alimentação

Como todos sabemos, antes de efectuar qualquer tipo de reparação no sistema de alimentação deve-se procurar saber qual o defeito, onde está localizado e a que é devido. Só depois estaremos em condições de poder efectuar uma reparação adequada.
Sendo assim foi com essa intenção que criei um mapa de possíveis deficiências apresentadas e possíveis causas para as mesmas.

As avarias do carburador podem ser identificadas a partir das seguintes situações gerais:

1) O motor não arranca ou arranca com dificuldade.
2) O motor arranca mas pára de seguida.
3) Ralenti demasiado rápido.
4) Ralenti demasiado lento.
5) Ralenti irregular.
6) O motor faz poço.
7) O motor gagueja ou hesita nas acelerações.
8 ) O motor engasga-se nas acelerações.
9) O motor grila.
10) Falta de potência e ou sobreaquecimento do motor nos regimes de cruzeiro.
11) O motor falha ou sacoleja em regime de cruzeiro.
12) Consumo excessivo do motor.
13) Falta de potência nos regimes mais elevados.
14) Motor tende a parar nas desacelerações.
15) O motor dá ratares.

1) O MOTOR NÃO ARRANCA OU ARRANCA COM DIFICULDADE
. Falta de Combustível no depósito.
. O combustível não chega ao carburador ( ver 16)
. Nível de combustível na cuba inadequado (ver 18)
. Circuito de arranque mal comandado ou a funcionar mal (ver 19)
. Aceleração inadequada
. Circuito de ralenti desregulado ou a funcionar mal ( ver 20)
. Falta de depressão no colector (ver 21)
. Motor afogado (ver 28)
. Velocidade demasiado baixa do motor, para arranque
. Bateria descarregada
. Deficiências eléctricas
. Circuito de ignição desregulado ou a funcionar mal
. Óleo demasiado viscoso
. Motor preso
. Motor descomandado

2) O MOTOR ARRANCA MAS PÁRA DE SEGUIDA
. Circuito ou dispositivo de arranque mal comandado ou avariado (ver 19)
. Aceleração inadequada
. Falta de depressão ou depressão inadequada no colector de admissão (ver 21)
. Ralenti desregulado ou a funcionar mal (ver 20)
. Nível de combustível na cuba inadequado (ver 18)
. Circuito de recirculação de gases a funcionar inadequadamente
. Circuito de ignição desregulado ou a funcionar mal.
. Avaria na distribuição do motor
. Colector de escape entupido


3) RALENTI DEMASIADO RÁPIDO
. Ralenti desregulado ou a funcionar mal (ver 20)
. Circuito ou dispositivo de arranque mal comandado ou a funcionar mal (ver 19)
. Borboleta de aceleração presa
. Regulador de velocidade de ralenti desregulado ou avariado
. Acelerador preso ou mola de recuperação fraca
. Nivel de combustível na cuba inadequado (ver 18)


4) RALENTI DEMASIADO LENTO
. Ralenti desregulado ou a funcionar mal (ver 20)
. Circuito ou dispositivo de arranque mal comandado ou avariado (ver 19)
. Ar ou mistura demasiado fria (ver 27)
. Ignição desregulada ou a funcionar mal
. Deficiências na distribuição do motor
. Óleo demasiado viscoso
. Motor preso
. Motor em carga


5) RALENTI IRREGULAR
. Ralenti desregulado ou a funcionar mal (ver 20)
. Nivel de combustível na cuba inadequado (ver 18)
. Circuito ou dispositivo de arranque mal comandado ou a funcionar mal (ver 19)
. Comando da borboleta de aceleração solto ou mal montado
. Falta de depressão ou depressão inadequada no colector de admissão (ver 21)
. Ar ou mistura demasiado fria (ver 27)
. Ignição desregulada ou a funcionar mal
. Deficiências na distribuição do motor


6) O MOTOR FAZ POÇO (gagueja ou hesita ao passar de ralenti para regime de baixo cruzeiro)
. Circuito de recirculação de gases a funcionar mal
. Ralenti desregulado ou a funcionar mal (ver 20)
. Embolo do carburador sem óleo ou com óleo demasiado fluido
. Mola do embolo demasiado fraca
. Agulha do embolo inadequada ou com desgaste
. Ignição desregulada ou a funcionar mal


7) O MOTOR GAGUEJA OU HESITA NAS ACELERAÇÕES (custa a desenvolver)
. Filtro de ar entupido
. Embolo do carburador sem óleo ou com óleo demasiado fluido
. Circuito ou dispositivo de arranque mal comandado ou a funcionar mal (ver 19)
. Agulha do embolo inadequada
. Mistura de ralenti demasiado pobre
. Ignição desregulada ou a funcionar mal


8 ) O MOTOR ENGASGA-SE NAS ACELERAÇÕES (fumo negro no escape)
. Filtro de ar entupido
. Óleo demasiado grosso no embolo do carburador
. Prisão no êmbolo
. Dispositivo de arranque mal comandado ou avariado (ver 19)
. Mistura de ralenti demasiado rica


9) MOTOR GRILA
. Combustível com índice de octanas demasiado baixo (gasolina velha)
. Ignição demasiado avançada
. Taxa de compressão demasiado elevada
. Câmaras de compressão sujas.


10) FALTA DE POTÊNCIA E/OU SOBREAQUECIMENTO DO MOTOR NOS REGIMES DE CRUZEIRO
. Filtro de ar entupido
. Nível de combustível da cuba de carburador inadequado (ver 18)
. Aquecimento excessivo do ar ou da mistura (ver 26)
. Mola do embolo demasiado fraca
. Mistura de ralenti demasiado pobre (ver 24)
. Ignição desregulada ou a funcionar mal
. Falta de compressão no motor
. Escape entupido ou demasiado estreito
. Distribuição descomandada
. Lubrificação ou arrefecimento inadequados
. Prisões no motor


11) O MOTOR FALHA OU SACOLEJA EM REGIME DE CRUZEIRO
. Nível de combustível da cuba de carburador inadequado (ver 18)
. Falta de ventilação na cuba
. Prisão no embolo do carburador
. Falhas de ignição


12) CONSUMO EXCESSIVO DO MOTOR
. Filtro de ar entupido
. Nível de combustível da cuba de carburador inadequado (ver 18)
. Dispositivo de arranque mal comandado ou avariado (ver 19)
. Ralenti desregulado ou a funcionar mal (ver 20)
. Prisão no embolo do carburador
. Agulha carburador inadequada
. Mola do embolo demasiado forte
. Ignição desregulada ou a funcionar mal
. Deficiências na distribuição do motor
. Motor demasiado gasto
. Óleo demasiado viscoso


13) FALTA DE POTENCIA NOS REGIMES MAIS ELEVADOS
. Filtro de ar entupido
. Nível de combustível da cuba de carburador inadequado (ver 18)
. Ar ou mistura excessivamente aquecidos (ver 26)
. Prisão no embolo do carburador
. Mola do embolo inadequada
. Agulha do embolo do carburador inadequada
. Mistura ralenti demasiado pobre
. Escape entupido ou demasiado estreito
. Ignição desregulada ou a funcionar mal
. Falta de compressão
. Deficiência na distribuição do motor


14) O MOTOR TEM TENDENCIA PARA PARAR NAS DESACELERAÇÕES
. Nível de combustível na cuba do carburador inadequado (ver 18)
. Ralenti desregulado ou a funcionar mal (ver 20)
. Ignição desregulada ou a funcionar mal
. Deficiência na distribuição do motor


15) O MOTOR DÁ RATÉRES
. Misturas demasiado pobres ou demasiado ricas
. Falhas de ignição
. Cabos de velas trocados
. Deficiências na distribuição do motor


16) O COMBUSTIVEL NÃO CHEGA AO CARBURADOR
. Tubagens entupidas, rotas ou desligadas
. Filtros entupidos
. Bomba de gasolina não funciona ou funciona mal (ver 17)
. Bolsas de vapor de combustível devidas a aquecimento excessivo de tubagens ou bomba de gasolina
. Falta de ventilação no depósito da gasolina
. Válvula de retorno de combustível (quando exista) avariada


17) A BOMBA DE GASOLINA NÃO FUNCIONA OU FUNCIONA MAL
. Diafragma roto ou dilatado
. Válvulas a vedar mal
. Mola de compressão partida ou inadequada
. Came ou órgãos de transmissão danificados
. Deficiências eléctricas nas bombas de gasolina eléctricas


18 ) NÍVEL DA CUBA DO CARBURADOR INADEQUADO
. Bóia rota
. Prisões na bóia ou na válvula da agulha
. Má vedação da junta
. Filtro de combustível (quando exista) à entrada do carburador entupido
. Sujidade na válvula de agulha
. Pressão de alimentação (quando exista pressoestato) desregulada
. Falta de ventilação da cuba


19) CIRCUITO OU DISPOSITIVO DE ARRANQUE MAL COMANDADO OU AVARIADO
Borboleta estranguladora de ar de comando manual (mais comum)
. Manipulo de comando em posição inadequada
. Borboleta estranguladora de ar presa
. Comando de borboleta estranguladora avariado ou desregulado
. Comando de abertura de borboleta de aceleração para ralenti acelerado, desregulado ou avariado
. Jactos de combustível ou ar entupidos ou inadequados

20) RALENTI DESREGULADO OU A FUNCIONAR MAL
. velocidade de ralenti desregulada
. Riqueza da mistura desregulada
. Jacto de combustível descentrado ou agulha empenada
. Embolo carburador preso
. Má vedação da câmara de depressão do embolo


21) FALTA DE DEPRESSÃO OU DEPRESSÃO IRREGULAR NO COLECTOR DE ADMISSÃO
. Colector de admissão ou carburador desapertados
. Juntas do colector ou carburador danificadas
. Folga excessiva no veio da borboleta de aceleração
. Falta de compressão do motor
. Válvulas desreguladas, presas ou danificadas
. Molas de válvulas partidas ou fracas
. Velocidade demasiado baixa do motor
. Entradas de ar anormais pelas tomadas de depressão para:
. Servofreio (quando montado)
. Avanço do distribuidor
. Tomada para vacuómetro
. etc.


22) CIRCUITO DE ACELERAÇÃO DESREGULADO OU A FUNCIONAR MAL
. Misturas desreguladas
. Mola com tensão inadequada
. Jacto carburador sujo ou mal centrado
. Bomba de gasolina com débito insuficiente


23) CIRCUITO ENRIQUECEDOR OU EMPOBRECEDOR A FUNCIONAR MAL
. Mola com tensão inadequada
. Nível cuba inadequado
. Agulha empenada, gasta ou incorrecta
. Jacto descentrado
. Prisões no embolo
. Folga excessiva no veio da borboleta de aceleração


24) MISTURA DO CIRCUITO PRINCIPAL DEMASIADO POBRE
. Nível de combustível na cuba carburador inadequado (ver 18)
. Jacto principal de combustível demasiado estreito ou sujo
. Jacto de ar de emulsão para o circuito principal demasiado largo
. Difusor demasiado largo


25) MISTURA DO CIRCUITO DEMASIADO RICA
. Nível de combustível na cuba inadequado (ver 18)
. Jacto principal de combustível demasiado largo
. Difusor demasiado estreito
. Filtro de ar entupido


26) AR OU MISTURA EXCESSIVAMENTE AQUECIDOS
. Circuito de aquecimento do colector (quando exista) indevidamente ligado
. Recolha de ar de admissão em local inadequado


27) AR OU MISTURA DEMASIADO FRIA
. Circuito de aquecimento do colector (quando exista) indevidamente ligado
. Recolha de ar de admissão em local inadequado


28) MOTOR AFOGADO
. Utilização inadequada do circuito ou dispositivo de arranque (ver 19)
. Utilização inadequada do acelerador
. Nível de combustível da cuba inadequado (ver 18)
. Circuito de ralenti desregulado ou a funcionar mal (ver 20)
. Em quente:
. Aquecimento excessivo do combustível no carburador, tubagens de alimentação ou bomba de alimentação


29) COMBUSTIVEL DEMASIADO AQUECIDO
. Aquecimento excessivo do compartimento do motor
. Tubagens de alimentação boas condutoras de calor
. Circuito de retorno de combustível (quando exista) a funcionar mal
. Aquecimento excessivo do carburador. Colector pelo sistema de aquecimento (quando exista, ou ligado)


30) AUTO-IGNIÇÃO
. Mistura demasiado pobre
. Depósitos de carvão nas câmaras de combustão
. Câmaras de compressão demasiado quentes
. Velas de valor térmico inadequado
. Válvulas com bordos demasiado fino
Como identificar motores
Por Vespaboi:

Identificação de cambotas nos Motores serie-A / A+

Legendas:
ID - Descrição - cilindrada respectiva

22A62/63 - Early 850 with oil feed for primary gear, 1.375" tail - 850cc
22A298 - Early 850 thin nose crank, 1.375" diameter tail - 850cc
12A670 - 850 crank with 1.5" diameter tail - 850cc
12A298 - Original Cooper crank - 997cc
12A375 - Oil feed hole for primary gear - 997cc
12A595 - Early crankshaft casting - 998cc
12A1451/4 - Later pre-A+ EN16T spec - 998cc
BHM1436 - A+ 1985 on (12A1451 casting) - 998cc
12G82 - Standard across the board transverse A-series EN16T spec - 1100cc
AEG330 - EN40B not cross drilled - 970cc
AEG171 - EN40B not cross drilled - 1070cc
12G1287/8 - EN16 1.625" con rod journal - 1275cc not `S`
12G1505 - EN16 1.75" con rod journal - 1275cc not `S`
12G1683 - 12G1505 casting tuftrided 1.75" con rod journal - 1275cc not `S`
CAM6232 - Rolled fillet radius on bearing journals, A+, 1.75" - 1275cc not `S`
AEG315/6 - EN40B not cross drilled, nitrided, 1.625" - 1275 Cooper `S`
AEG479/480 - EN40B cross drilled, nitrided, 1.625" - 1275 Cooper `S`
AEG623 - EN16 tuftrided 1.625" con rod journal - 1275 Cooper `S`
----
CAM6581 1275cc turbo crank post 1986


Engine identification numbers
All models up to 1993

850 Mini
8A Austin up to 25.000
8MB Morris up to 25.000
8AM Austin/Morris 25.000 on
8AH Austin/Morris automatic
8AJ Austin/Morris closed circuit breathing
8AK Austin/Morris automatic with closed circuit breathing
8WR Wolseley Hornet, Riley Elf
8AC Moke
85H/101 1969 on
On 850cc the 3rd suffix letter "L" or "H" denotes low or high compression, eg. 8AM/U/H101 denotes high compression


998 Mini
9WR/ Wolseley Hornet/Riley Elf MKII pre closed circuit breathing
9AD/ Austin/Wolseley Hornet/Riley Elf MKII with remote gearbox, closed circuit breathing
9AE/ Wolseley Hornet/Riley Elf MKIII
99H/-/101 on Wolseley/Riley/Mini Clubman/Mini 1000cc 1970 on MKIII dished piston
99H/791 Mini 1974 on dished piston
99H/997 A-plus block 1980 on flat top piston, economy 2.95 ratio
99H/A97P A-plus, dished, pre A-plus gears, 3.44 final drive, 12" wheels

998 A-plus block with centre lokating groove on maincap 1985 on
Flat top with circlip type piston
99H/B81 to engine 127431
99H/C20 to engine 105023
99H/997 from engine 127422, 2.9 final drive (economy)
99H/A53P >

Flat top with press fit gudgeon pin pistons
99H/B81 from engine 127432
99H/C20
from engine 105024
99H/D80

Flat top with press fit gudgeon pin pistons (lead free)
99H/G30/G32/G33
99H/F15/F16
99H/E20/E21
99H/D81
LBB10089

Dished pistons with circlip type pistons
99H/B83P to engine 102908
99H/B84P to engine 100216

Dished pistons with press fit gudgeon pin
99H/D83P from engine 102909
99H/D84P from engine 100217

Dished pistons with press fit gudgeon pin (lead free)
99H/G31
99H/E22
LBB10175

1100 Mini
10AMW/Ta Clubman Estate plus Austin 1100 (ADO16)
10H791 Clubman Saloon
10H/-/H all Austin 1100cc 2/4 door derivatives Saloons (ADO16)
10GR/Ta/H MG 1100cc
10GRB/Ta/H MG 1100 and Wolseley 1100
10V/Ta/H Vander Plas 1100cc

1275 Mini
With solid wall block
12G/Ta/H 1275 'S' rods Wolseley/MG/Riley/VP1300 (ADO16)

12H379 1275GT, dynamo, neg. earth, electric fuel pump
12H380 1275GT, alternator, electric fuel pump, remote gearbox
12H389 1275GT, dynamo, mechanical fuel pump, remote gearbox
12H390 1275GT, alternator, mechanical fuel pump, remote gearbox
12H706 1275GT, alternator, mechanical fuel pump, rod change
12H397 Cooper 'S', MKIII, dynamo negative earth
12H398 Cooper 'S', MKIII, alternator
12H/-/ 1275, Allegro, Austin 1300cc
12H610/635 Innocenti Mini with Duplex, 11 stud head
12H719/832 Innocenti Mini withSimplex, 11 stud head

997 Cooper
9F/Sa/H 101 to26376 (except19201 to 20410, which became 1070)

998 Cooper
9FA/Sa/H MKI Austin pre closed circuit breathing
9FD/Sa/H MKI Morris up to engine no. 1934, all Austin MKII closed circuit breathing
9FD/Sa/h Morris MKII from engne no. 1935-33600, closed circuit breathing
9FD/Xe/H 4 synchro gearbox introduced
99H/-/H last of manufacture 1969

1275, 1990 on 12A
12A/2A carburettor
12A/2B carburettor and catalyst
12A/2D TBI fuel injection 9.4CR
12A/2E TBI fuel injection 10.1CR
Following Suffix:

GO1 10.1CR, 3.1 final drive/catalyst, no oil cooler
GO3 9.4CR, 3.1 final drive/catalyst, May 1992 on
GO4 9.4CR, 2.76 final drive/catalyst, France only
GO5 9.4CR, Auto/catalyst
F53 10.1CR, 3.1 final drive/catalyst with oil cooler
F75 9.4CR, TBI, 3.1 final drive (non open loop catalyst)
F76 9.4CR, Auto (non open loop catalyst)
F77 10.1CR, TBI Cooper, 3.2 final drive (non open loop catalyst)

Cooper 'S' variants
970cc
9F/Sa/X 29001-29003 Tecalemit filter
9FD/Sa/X closed circuit breathing introduced, Tecalemit filter
9FE/Sa/X closed circuit, filter with oil switch introduced
9F/Sa/X 29039-30029 Purolator filter with switch, closed circuit breathing

1070cc
9F/Sa/H 26501-33660 plus 19201-20410
9FD/Sa/H 33661-33948 closed circuit breathing with oil switch filter

1275cc
9F/Sa/Y 31001-31405 pre closed circuit breathing, Purolator filter
9FD/Sa/Y closed circuit breathing, oil switch on filter after 32178
9FE/Sa/Y closed circuit breathing, Purolator filter with oil switch, piston change
9F/Sa/Y 32378 on, closed circuit Purolator filter with oil switch, AEG 510 camshaft introduced at 40006, cross drilled EN40B crank at 42730, metal dipstick and tube, 42548 on
12H397 MKIII 'S' with dynamo EN16 crank - tuftrided
12H398 MKIII 'S' with alternator EN16 crank - tuftrided

Only Cooper 'S' with 9F prefix engines had EN40B forged steel nitrided crankshafts. All other A-series had EN16 which was only tuftrided on MKIII 'S' and 1300 GT (ADO16) with 12G1683 stamping number on crank
Ano das matriculas
Se pudessem meter em sticky era porreiro

Letras Anos de Emissão
AE 69 70 82
AF 73 82
AG 71 82
AH 68 69 82
AI 63 83
AJ 83 84
AL 68 69 82
AM Força Aérea
AN 74
AO 73 81
AP Marinha
AQ 86
AR Açores (74)
AS 80
AT 75 76 81
AU 80 81
AV 74 81
AX 90
AZ 77 80 81
BA 61 62 82
BB 71 72 82
BC 70 71 82
BD 56 57 58 71 72 82
BE 73 82
BF 69 73 80 82 87
BG 67 68 82
BH 70 71 72 82
BI 70 71 82
BJ 84
BL 61 62 82
BM 73 81
BO 74 75 81
BP 75 76 81
BQ 86
BR 74 81
BS 80 81 82
BT 75 80 81
BU 74 75 80
BV 80 81
BX 90
BZ 76 78 79 81
CA 73 74 82
CB 64 65 82
CC Corpo Consular
CD Corpo Diplomático
CE 61 62 82
CF 72 73 82
CG 72 81 82
CH 69 70 71 82
CI 58 59 82
CJ 84
CL 63 64 82
CM 78 81
CN 77 81
CO 74 81
CP 75 81
CQ 86
CR 74 81
CS 73 74 81
CT 75 76 80 81
CU 82
CV 79 81
CX 90
CZ 80 81
DA 66 67 68 82
DB 66 67 82
DC 65 66 82
DE 66 72 82
DF 67 68 69 82
DG 71 82
DH 69 70 82
DI 56 70 82
DJ 84
DL 72 73 82 83
DM 78 81
DN 73 75 81
DO 74 75 81
DP 74 75 81
DQ 86 87
DR 73 75 78 79 81
DS 73 75 76 81
DT 76 77 81
DU 81
DV 77 78 81
DX 90
DZ 78 79 80 81
EA 60 61 62 71
EB 68 71 82
EC 67 68 82
ED 68 69 82
EE 72 82
EF 68 82
EG 71 72 82
EH 72 73 81 82
EI 62 63 68 73 82
EJ 84
EL 66 72 73 82
EN 75 76 81 82
EO 79 81
EP Estado
EQ 87
ER 74 81
ES 79 80 81
ET 77 78 81
EU 80 81
EX 90
EZ 76 81
FA 71 72
FB 70 71 73
FC 66 67 82
FD 83
FE 64 65 82
FF 72 82
FG 66 71 82
FH 72 82
FI 71 82
FJ 84
FL 69 70 82
FM Funcionário Em Missão (74)
FN 75 77 78 81
FO 75 81
FP 73 81
FQ 87
FR 78 81
FS 77 81
FT 80 82
FU 80 81
FV 76 81
FX 80 90
FZ 78 81
GA 71 72 82
GB 66 82
GC 72 73 82
GD 57 58 82
GE 64 65 66 73 82
GF 60 64 82
GG 72 73 81
GH 69 70 82
GI 66 82
GJ 84
GL 66 67 82
GM 75 81 87
GN 74 81 87
GO 57 75 76 81
GP 77 81
GQ 87
GR 79 80 81 89
GS 76 81
GT 79 81 89
GU 77 81
GV 81
GX 90
GZ 76 77 81
HÁ 72 73 81 82
HB 65 66 82
HC 66 67 82
HD 63 64 82
HE 59 60 82
HF 65 66 82
HG 72 82
HH 60 61 82
HI 59 60 82
HJ 84
HL 67 68 82
HM 64 74 75 81
HN 73 74 81
HP 79 80 81
HQ 87
HR 78 81
HS 80 81
HT 76 81 82
HU 77 81
HV 76 77 81
HX 90
HZ 77 81
IA 62 82
IB 64 69 82
IC 70 82
ID 67 68 82
IE 71 82
IF 58 59 82
IG 62 63 82
IH 71 72 82
II 63 64 82
IJ 84 88
IL 62 69 82
IM 73 74 76 81
IN 78 82
IO 78 81
IP 76 77 81
IQ 87
IR 80 81
IS 79 81
IT 76 81
IU 76 81
IV 81
IX 90
IZ 77 81
JÁ 85
JB 85
JC 85
JD 85
JE 85
JF 85
JG 85
JH 85
JI 85
JJ 84 88
JL 85
JM 85 86
JN 86
JO 86
JP 86
JQ 87
JR 86
JS 86
JT 86
JU 86
JV 86
JX 90 91
JZ 86
LA 69 82
LB 67 68 82
LC 58 82
LD 69 82
LE 65 66 82
LF 70 71 82
LG 66 67 82
LH 70 82 85
LJ 85
LM Motos (89)
LN Motos (89)
LO Motos
LQ 88
LS Motos
LV Motos
LZ Motos
MA Madeira
MC Macau
ME Exército
MN 75
MO 90
MP 56 86
MQ 90
MR 63 64 65 66
MS 71 72 73
MT 57 58 59
MX Exército
NA 82 83
NB 82 83
NC 83
ND 83
NE 83
NF 83
NG 83
NH 83
NI 83
NJ 83 88
NL 83
NM 73 74 76
NN 73 74 75
NO 75
NP 78 79
NQ 90 91
NR 72 73
NS 67 85
NT 83
NU 83
NX 91
AO 87
OB 87
OC 87
OD 87
OE 77 87 88
OF 87
OG 87
OH 87 88
OI 87 88
OJ 87 88
OL 88
OM 83
ON 71 73 74
OO 66 67 78 79 82
OP 59 60 61 65 66 73 82
OQ 91
OR 57 58 76 77 82
OS 71 72 73 82
OT 82
OX 91
PA 88
PB 88 89
PC 88
PD 88
PE 88
PF 88
PH 88
PJ 88 89
PL 88
PM 73 74 75
PN 68 69 70
PO 75 76 77 78
PP 69 70 71 72
PQ 91
PR Presidente da República
PS 77 78 79
PT 84
PX 91
QA 88
QB 88
QC 88 89
QD 88 89
QE 88
QF 88 90
QG 88 89
QH 88 89
QI 88 89
QJ 88 89 82
QL 88 89
QM 87
QN 87
QO 88
QP 89
QR 89
QT 90
QX 91
RA 88 89
RB 88 89
RC 89
RD 89
RE 79 89
RF 89
RG 89
RH 89
RI 89
RJ 89
RL 89
RN 84 85
RO 85
RP 86
RQ 91
RR 68 69
RS 84
RT 69 70 71
RX 91
SA 89
SB 78 89
SC 89
SD 89
SE 89
SF 89
SG 89
SH 89
SI 89
SJ 89
SL 89
SM 75 76
SN 67 68 69
SO 70 71 73
SP 86
SQ 70 71 72 91 92
SR 76 77 78 79
SS 80
ST 75
SX 91
TA Viatura em trânsito
TM 79 83
TN 83
TO 61 62 63
TP 86
TS 83
TU 74
TX 91
UA 89
UB 89
UC 89
UD 89
EU 89 90
UF 90
UG 90
UH 90
UI 90
UJ 90
UL 90
UX 91
UZ 78 79
VA 90
VB 90
VC 90
VD 90
VF 90
VG 90
VH 90
VI 90
VJ 90
VL 90
VX 91
VZ 73
XA 91
XB 91
XC 91
XD 91
XE 91
XF 91
XG 91
XH 91
XI 91
XJ 91
XL 91
XM 91
XN 91
XO 91
XP 91
XQ 91
XR 91 92
XS 92
XT 92
XU 92
XV 92
XX 91
XZ 92
ZB 92
ZE 74 75 77
ZF 75 76
ZO 92
ZU 77
ZZ 74

Diferencias
A+ FINAL DRIVES

CROWNWHEEL TEETH CASTING NO. PINION TEETH RATIO

DAM 3645 65 DAM 3546 DAM 3647 15 4.333
DAM 3216 63 DAM 3217 DAM 3218 16 3.938
DAM 4162 62 DAM 4163 DAM 4137 17 3.647
DAM 4779 64 DAM 4780 DAM 4131 17 3.765
DAM 2677 62 DAM 2678 DAM 2679 18 3.444
DAM 6327 59 DAM 6243 DAM 2808 19 3.105
DAM 2806 61 DAM 2807 DAM 2808 19 3.211
DAM 5925 59 DAM 5926 DAM 5927 20 2.95
TCB 10004 58 TCB 10005 TCB 10001 21 2.76

SERIES FINAL DRIVES

CROWNWHEEL TEETH PINION TEETH RATIO

22A 411 62 22A 413 18 3.444
22G 940 62 22A 399 17 3.647
22A 401 64 22A 399 17 3.765
22G 340 63 22G 338 16 3.938
22G 101 62 22G 99 15 4.133
22G 370 64 22G 99 15 4.267
22G 443 65 22G 99 15 4.33



Final drive ratios
Ratio Teeth Model

2.75:1 ????? 1997+ Coopers
2.95:1 59/20 1982-1985 City/Mayfair with 10" wheels
3.05:1 61/20
3.11:1 59/19 1985+ City/Mayfair with 12" wheels
3.21:1 61/19 Metro Turbo
3.27:1 59/18 Mini Automatic
3.27:1 72/22
3.44:1 62/18 Early 10" wheel minis, 1275GT Feb '71+, Cooper S 1275
3.65:1 62/17 Early 1275 GT's (1969 - beginning of 1971)
3.76:1 64/17 Austin Seven, Minor, Cooper, Countryman/Trav'r, Pickup
3.94:1 63/16
4.13:1 62/15
4.26:1 64/15
4.35:1 65/15
4.53:1 68/15
4.78:1 67/14

Pressão dos pneus


Mini s/ carga:

145/80R10
Frente: 1.9 bar
Traseira: 1.8 bar

165/70R10
Frente: 1.7 bar
Traseira: 1.7 bar

145/70R12
Frente: 2.0 bar
Traseira: 2.0 bar

165/60R12
Frente: 2.0 bar
Traseira: 2.1 bar

175/50R13
Frente: 2.0 bar
Traseira: 1.8 bar


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andre gte

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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  andrericardo em Sex Jan 25, 2013 8:21 am

Ainda não li tudo, pas parece-me que está aqui um EXCELENTE trabalho!!

Obrigado!!
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andrericardo
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http://www.classicexpo.pt

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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  ajfh em Sex Jan 25, 2013 12:41 pm

obrigado GTE
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ajfh

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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  AmigaMAN em Sex Jan 25, 2013 5:55 pm

Excelente partilha Very Happy
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AmigaMAN

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http://forumini.forumeiros.com/t11403-apresentacao-amigaman#1689

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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  nfernandes em Sex Jan 25, 2013 9:17 pm

Bastante informação ... bom trabalho! Wink
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nfernandes
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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  mrmini1000 em Sab Jan 26, 2013 2:05 pm

Muito bom.
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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  Manuel Oliveira em Sab Jan 26, 2013 9:18 pm

Grande paciencia.Bom trabalho.Só falta a tradução.( Mais uma vez) Bom trabalho.

Manuel Oliveira

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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  tiago em Sab Jan 26, 2013 9:53 pm

Bom trabalho

Parabéns
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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  dmacedo em Dom Jan 27, 2013 11:31 am

Muito bom. Parabens pelo trabalho.

Very Happy
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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  José Chaves em Dom Jan 27, 2013 5:41 pm

Muito bom, obrigado pela partilha.
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José Chaves

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Localização : Loures

http://minicooper1300.blogspot.pt/

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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  andre gte em Dom Jan 27, 2013 9:20 pm

obrigada eu tenho um mais completo posso mandar por mail para quem quiser Laughing
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andre gte

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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  JoséDias em Dom Jan 27, 2013 10:19 pm

Excelente, é para estas coisas que os foruns são extremamente úteis!!
Obrigado.

ZD
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JoséDias

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http://nutago.com.sapo.pt/Nostress/NoStress.mht

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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

Mensagem  Manuel Oliveira em Seg Jan 28, 2013 1:44 am

andre gte escreveu:obrigada eu tenho um mais completo posso mandar por mail para quem quiser Laughing

andre gte ,um mais completo?
Isso fica bem é aqui e fará muita gente feliz.

Manuel Oliveira

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Manual

Mensagem  FranciscoLima em Qui Nov 23, 2017 10:47 pm

André gostei muito do seu trabalho, pode enviar mail com o seu manual para franciscomvlima@ gmail.com.

Muito obrigado e parabens

FranciscoLima

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Re: um pequeno manual que fiz espero que ajeito

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