Caixa velocidades - Reparação/montagem

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Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  sim_ou_nao em Sex Set 06, 2013 1:49 am

A tarde de hoje foi dedicada aos "legos", aproveitei para tirar alguma fotos. Espero que gostem...

Caixa desmontada e carter limpo...





Primeiro passo instalar um vedante novo no pino dos garfos. Também meti um pouco de silicone, para ter a certeza que fica a vedar bem...





Depois foi a vez dos garfos/selectores. Ter em atenção que o da 1ª e 2ª é muito idêntico ao da 3ª e 4ª, mas são diferentes e como tal não convém trocar!





A ordem correcta de montagem...



E é só apertar a porca com x nm (depois actualizo com o valor correcto)...



Verifiquei a folga dos garfos e desgaste do veio, estava tudo impecável e também foram para o sitio os garfos.





Depois passei para a montagem do veio movél, que se encontra em excelente estado.



Fixei o veio no torno, instalei o rolamento da 2ª e a mola com os êmbolos que fixam a anilha da 2ª velocidade.





Agora vem a parte gira, instala-se o carreto, coloca-se a anilha em posição e depois através de dois furos existentes no carreto, é preciso empurrar os dois pequenos êmbolos para que a anilha desça para o seu lugar.



Depois é só rodar a anilha, até que os pequenos êmbolos travem a anilha.



Depois é quase repetir o processo com o carreto da terceira. Neste tive de substituir o rolamento por um novo, pois o que estava montado estava partido.





Instalei o carreto.



Neste colocar a anilha ao sitio é mais simples, pois só tem um embolo. O carreto não está furado como o da 2ª, mas a anilha tem um baixo relevo mais acentuado para facilitar a instalação.





É só rodar e está pronto.



O próximo passo é a montagem da luva sincronizadora da 1ª e 2ª, aqui é preciso estar-se atento, pois o carreto de dentro aos mais desatentos pode parecer que dá para montar de qualquer forma. A verdade é que é possível montar o carreto ao contrário, mas depois ficam a arranhar as mudanças.

Os dois lados do carreto.





A maneira correta de montar o carreto.



E a maneira errada.



A diferença é de cerca de 1 mm, mas é o suficiente para a caixa não ficar a trabalhar bem.

Depois de ver quais as direitas do carreto, passei à montagem da luva sincronizadora.



Ter em atenção para centrar os dois carretos devidamente.



Com as molas e as esferas no sitio, uma das técnicas de montagem é recorrer a uma abraçadeira para comprimir as molas e depois é só empurrar o carreto para o sitio dele.



As anilhas sincronizadoras encontram-se em bom estado e como tal não foi preciso trocar.



Instala-se a luva sincronizadora e o casquilho da 1ª velocidade.



Depois é só colocar o rolamento e o carreto.





A luva sincronizadora da 3ª e 4ª velocidades monta-se da mesma forma que a da 1ª e 2ª. neste já não há o perigo de montar o carreto ao contrário.



E está pronto a ir para o sitio o veio móvel, mas antes de o colocar ao sitio não esquecer de meter a rede do tubo do óleo.



O rolamento duplo também teve de ser substituído...



Foi montado um rolamento duplo original Rover.





Montei também a marcha atrás, enquanto aguardo disponibilidade para terminar o carreto da quarta. O veio e os casquilhos do carreto encontram-se em bom estado e sem folgas.





E por hoje é tudo. Smile
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  mini_racing(P.Botelho) em Sex Set 06, 2013 8:20 am

muito bom Laughing 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  Cotrim em Sex Set 06, 2013 8:21 am

Muito bom, excelente reportagem sempre acompanhada de fotos. Deverá ajudar muita gente.

Obrigado
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  seba em Sex Set 06, 2013 8:27 am

Bem amigo excelente tópico.. fico aguardar novidades. Very Happy
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  Nunotdi em Sex Set 06, 2013 9:19 am

até parece fácil... desde que o vi em pouco mais de 15 min a desmontar uma caixa (coisa que eu demorei horas)...
este tópico já não me espanta king 
essa caixa é A+!?
obrigado pela partilha cheers 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  RicardoRibeiro em Sex Set 06, 2013 9:56 am

TOP TOP TOP... thks pelo tuturial... Wink 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  mikeira em Sex Set 06, 2013 10:08 am

Muito bom esta explicação Very Happy Very Happy 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  José Ribeiro em Sex Set 06, 2013 10:38 am

Boa partilha e explicaçao sim sr
como diz o nuno ( ate pareçe façil ) coisa q para quem nao tem pratica ( nao o é )Twisted Evil 
mas ca temos a 1ª aula cheers 
so uma duvida minha ( poderas ca deixar tb a ferramenta ou saca rolamentos para esse q leva no veio da 4ª )
cumpts
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  Maurílio Caires em Sex Set 06, 2013 2:08 pm

Fico sem palavras ... isto aqui é realmente uma BELA AULA!!!
Isto vai me ajudar e muito na montagem da minha caixa ... vou acompanhar de perto "este curso rápido"!!! kkkkkkk
Meu amigão, obrigado pela humildade em partilhar tudo isto conosco meuuuuuuu ...Basketball 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  mrmini1000 em Sex Set 06, 2013 3:07 pm

Smile Fantástico Pedro, muitos parabéns e já não é novidade quanto á tua ajuda para como os outros eu que o diga.

Fácil para quem não percebe e com este "DIY - Faça Você Mesmo" ainda se torna mais fácil Very Happy 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  sim_ou_nao em Sex Set 06, 2013 7:26 pm

Obrigado a todos pelas palavras encorajadoras Smile

José Ribeiro escreveu:so uma duvida minha ( poderas ca deixar tb a ferramenta ou saca rolamentos para esse q leva no veio da 4ª )
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O carreto da 4ª leva dois rolamentos exteriores. O mais pequeno podes usar uma saca terminais da bateria, como o da seguinte foto



o maior existem várias técnicas. Se estiver estragado basta bater com um punção pelo lado de dentro da caixa. Se não quiseres danificar o rolamento, podes usar algo como o da próxima foto



Em vez de teres o saca na ponta, soldas uma porca que depois aperte no carreto. Não sei se me estou a fazer entender.

A tecnica que uso basta duas tábuas, um ferro e um saca... depois tiro fotos Wink 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  AmigaMAN em Sex Set 06, 2013 9:52 pm

Belo DIY nunca mais chega a hora de fazer isto ao meu Razz
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  nfernandes em Sab Set 07, 2013 9:34 pm

Pedro, este tópico é 5:star:  ... vou mover para a secção DIY! Wink 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  varandas em Seg Set 09, 2013 10:10 am

Muito bom! Obrigado pela partilha Wink 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  sim_ou_nao em Ter Set 24, 2013 11:02 pm

José Ribeiro escreveu:Boa partilha e explicaçao sim sr
como diz o nuno ( ate pareçe façil ) coisa q para quem nao tem pratica ( nao o é )Twisted Evil 
mas ca temos a 1ª aula cheers 
so uma duvida minha ( poderas ca deixar tb a ferramenta ou saca rolamentos para esse q leva no veio da 4ª )
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José, fica aqui a foto prometida...

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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  sim_ou_nao em Ter Set 24, 2013 11:17 pm

Desenvolvendo um pouco mais o tópico, venho deixar mais umas fotos...

Foi substituído o carreto da segunda que se encontrava em mau estado....





Colocar a anilha sincronizadora da 4ª e o rolamento no trem móvel...



Instalar o rolamento no carreto da 4ª



Colocar o carreto no sitio e a anilha que fixa o carreto. Certificar que a anilha fica no sitio certo!



Passamos agora ao trem fixo



No trem fixo teve de ser substituído mais um rolamento que se encontrava defeituoso...



Trem fixo no sitio



Mede-se a folga, que deve ser de x (depois atualizo com o valor)



E com isto tudo já podem passar uma tarde divertida a sujar as mãos Smile 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  Ricardo em Ter Nov 19, 2013 8:17 pm

Muito bom Pedro.

Deixo o meu contributo para caixas remote, no meu caso 3 synchro. Desculpem estar em inglês, mas é melhor que nada.

http://rsn-mk1.blogspot.pt/search/label/Gearbox
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  eduardo_minis em Ter Jan 07, 2014 8:51 pm

Espetacular. Muito obrigado pelo contributo.

Cumprimentos.

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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  sim_ou_nao em Ter Jan 07, 2014 10:00 pm

Ricardo escreveu:Muito bom Pedro.

Deixo o meu contributo para caixas remote, no meu caso 3 synchro. Desculpem estar em inglês, mas é melhor que nada.

http://rsn-mk1.blogspot.pt/search/label/Gearbox

O pessoal gosta é de fotos  Smile 
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  eduardo_minis em Ter Jan 07, 2014 11:20 pm

Boas pessoal já que estou aqui entre especialistas gostaria de colocar uma dúvida para a qual ainda não consegui uma resposta concreta. Peço desculpa pela intrusão no tópico mas é uma pergunta de resposta simples. Algum de vós me sabe dizer se é possível fazer um "upgrade" a uma caixa de um 850 de alavanca directa passando a de 3 sincronizadas para as 4 mudanças sincronizadas? Gostava de fazer este trabalho numa caixa de um 850, ficando com uma caixa melhor para levar um motor também melhor, mantendo no entanto o aspecto da originalidade da alavanca de mudanças directa.

Obrigado desde já pela ajuda.
Cumprimentos.
Eduardo Cruz.

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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  Ricardo em Ter Jan 07, 2014 11:34 pm

Sim é possível.

Em primeiro lugar é necessário um carter remote de 4 sincronizadas (22G1128 ou 22G846) e o conjunto de carretos pretendido para lá. Depois é necessário trocar a tampa de diferencial desse carter pela tampa da caixa 850.

Esta troca não é directa porque na origem cada tampa foi maquinada em específico para cada carter, fazendo um conjunto que não deve sofrer trocas. Como tal, ao trocar a tampa, é preciso partir de uma que seja viável (nem todas são) e deve haver uma rectificação em linha para acertar os rolamentos do diferencial e lateral, se necessário, para as tampas. Há ainda que ter em atenção o encaixe dos dentes da roda de coroa com o pinhão do diferencial.

Tendo dito isto, no meu caso particular, tinha um carter sem tampa e consegui encontrar uma tampa que encaixasse lá perfeitamente sem precisar de ir à rectificadora... mas eu tinha 9 tampas para escolher e apenas uma serviu.

http://rsn-mk1.blogspot.pt/2013/04/dont-try-this-at-home.html

Se necessário, tenho carters 22G1128 para venda, com ou sem carretos A STD.

Por último, não posso deixar de dizer que tenho uma caixa 3 synchro CR no meu carro e estou muito satisfeito com ela. Conduz-se como qualquer outra...
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Mensagem  Choca em Dom Jan 12, 2014 7:47 pm

Muito Bom Pedro!!!! brutal o tópico. Parabéns!!!
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  jsilv em Seg Ago 25, 2014 1:34 pm

Por acaso alguém tem alguma experiência pelas caixas de sincronização por cone (3 sinc.)? gostava de saber se o carter dá para aproveitar para por 3 sincronizadas ou tipo A ou B...
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  Ricardo em Seg Ago 25, 2014 1:38 pm

Dá. Qualquer cárter 3 sync dá para pôr qualquer conjunto de carretos que sejam 3 sync também (A/B, helicoidal/SC, etc).
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

Mensagem  jsilv em Ter Ago 26, 2014 11:33 am

Ricardo escreveu:Dá. Qualquer cárter 3 sync dá para pôr qualquer conjunto de carretos que sejam 3 sync também (A/B, helicoidal/SC, etc).

Troca directa, assim sendo aproveito um 22G363, que aqui tenho! Smile
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Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem

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