Montagem de escape passo a passo

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Montagem de escape passo a passo

Mensagem  mini998 em Dom Set 15, 2013 9:09 pm

Ora bem,

uma vez que após várias pesquisas não encontrei nada detalhado sobre como fazer a montagem de uma linha de escape, quero partihar a minha experiência.

Apesar de não usar nenhuma foto minha, tirei bastantes durante a operação, pelo que se alguém quiser foto de algum pormenor pode pedir, pois é possível que haja para aqui alguma coisa. Wink 

Agradeço também que, se entenderem que algo está mal explicado ou que possa levar a enganos, me corrijam. Embarassed 

Embora muitos de vocês achem isto básico, a verdade é que para maçaricos como eu poderá dar uma ajuda. Laughing 

Vou partir do princípio que se trata de um mini original.

Peças necessárias:

Colector de escape Maniflow freeflow LCB X 1
Colector de admissão em alumínio Ref. CAM6618 X 1
Escape Maniflow 1,75” X 1
Junta para os colectores X 1
Junta para o carburador X 1
Apoio de escape quadrado X 1
Apoio de escape redondo X 1
“Gancho” para pendurar braçadeira X 2
Braçadeira X 2 (eu usei 3)
Massa para escapes q.b.

Precisaremos ainda de macaco e preguiças para trabalhar em segurança e relativa comodidade (não sou propriamente pequeno Very Happy).

1. Desligar o borne negativo da bateria;

2. Acedendo pelo capôt:
    a. remover o filtro de ar;
    b. desligar a mola e os cabos do acelerador e do “choke”;
    c. desligar o tubo do avanço do distribuidor;
    d. desligar o tubo de descarga de combustível;
    e. desapertar as 2 porcas de fixação e remover o carburador;

(Imagem Hayne’s)

3. tirar os 6 parafusos que fixam os coletores à cabeça, tendo cuidado para não perder as porcas e/ou anilhas;

4. na base dos coletores, encontramos uma braçadeira que une a parte inferior do colector ao início da linha de escape (nº 4 na imagem). Desapertar essa braçadeira;

(Imagem Hayne’s)

5. remover os coletores;

6. acedendo por baixo do carro, remover o resto da linha de escape, desapertando:
    a. o suporte que aperta no diferencial/caixa de velocidades;


(Imagem Hayne’s)
    b. e os 2 apoios no charriot traseiro (ver imagens nos pontos nº 13 e 15);

7. verificar o estado dos apoios do escape e, se necessário, trocar por novos;

8. acedendo novamente pelo capôt, remover a junta dos colectores e montar nova junta;

(Imagem da net)

9. montar o colector de escape, seguido do colector de admissão e apontar os parafusos na cabeça só para ir ao sitio (NOTA: caso as falanges dos colectores sejam de diferentes espessuras, será necessário desbastar as anilhas e/ou um dos colectores);

10. acedendo mais uma vez por baixo do carro, montar o Y e apontar tudo ao sítio certo;

11. meter a linha por baixo do carro e apontar ao Y;

12. aplicar a massa no tubo de escape que vai encaixar dentro do Y e apertar a braçadeira;

13. montar o suporte que segura o colector de escape ao diferencial/caixa;

14. ainda acedendo por baixo do carro e sensivelmente ao início do charriot de trás, montar o apoio quadrado;

(Imagem da net)

15. nesse mesmo apoio, aplicar um dos “ganchos”, onde a 1ª braçadeira fica pendurada;

(Imagem da net)

16. mesmo no final do escape monta-se um cinobloco (1), onde depois se vai aplicar outro “gancho” onde se pendura a braçadeira;

(1) (Imagem: all4mini)




17. montar as braçadeiras de forma a que fiquem a apertar as uniões dos segmentos do escape e pendurá-las nos ganchos dos apoios do escape que fixámos antes;

18. apertar os 6 parafusos que fixam os coletores à cabeça, com 22Nm de aperto (segundo o manual Hayne’s). A minha chave dinamométrica começa nos 28Nm, por isso foi a “olhómetro”;

19. realizar as oprações descritas no ponto nº 2, por ordem inversa;

20. ligar o borne negativo da bateria e dar à chave. Se tudo tiver corrido bem, temos um som novo que vai dispensar a instalação do rádio. 

E aqui fica, esperando que possa ajudar alguém que tenha as mesmas dúvidas que eu tinha.

Quero deixar uma nota de agradecimento ao Jorge Rosa (user jmsrosa), pela paciência e preciosa ajuda que me deu nesta “guerra” e sem a qual não teria, provavelmente, deitado mãos à obra. Obrigado Jorge! Wink


Última edição por mini998 em Seg Set 16, 2013 12:05 pm, editado 3 vez(es)

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Re: Montagem de escape passo a passo

Mensagem  emlf em Dom Set 15, 2013 9:24 pm

boa partilha! obrigado.
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Re: Montagem de escape passo a passo

Mensagem  nfernandes em Dom Set 15, 2013 9:47 pm

Bom post! Wink 
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Re: Montagem de escape passo a passo

Mensagem  mrmini1000 em Dom Set 15, 2013 10:13 pm

Excelente, parabéns Smile
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Re: Montagem de escape passo a passo

Mensagem  jmsrosa em Seg Set 16, 2013 7:27 am

Partilhar custa isto mesmo, nada e todos ficamos a ganhar.

Só um reparo o colector de escape nao é um freeflow mas um LCB

Bom post Wink
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Re: Montagem de escape passo a passo

Mensagem  mini998 em Seg Set 16, 2013 12:09 pm

Obrigado a todos.

Normalmente vou lendo o que se escreve e por isso é um prazer debitar aqui alguma informação, para variar. Se com isso ajudar alguém, melhor ainda. Very Happy


Aí está, alguma coisa havia de falhar... Cool

Corrigido. Wink 

mini998

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Re: Montagem de escape passo a passo

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