Travões do Mini
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Travões do Mini
Boas noites estou na fase final do restauro de um clubman, estou com problemas nos travões, ja sangrei o sistema, levou conjunto de reparação na bomba, e não consigo que ele trave bem o pedal fica sempre macio vai até ao fundo, se alguém me puder ajudar agradeço, abraço para todos
Artur Matos- Mensagens : 158
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 66
Localização : Almeirim
Re: Travões do Mini
Caro Amigo , junte-se ao clube daqueles que sofrem ou já sofreram por meter o Mini a travar ... eu já consegui!
Posso lhe dar algumas dicas daquilo que já passei!
Sinceramente eu penso que o seu problema é a afinação dos calços, mas vou tentar fazer uma lista de possíveis problemas que encontramos ao tentar meter o Mini a travar ... fica já o DIY feito para futuras dúvidas sobre a matéria.
Pelo modelo que mencionou e se ainda mantiver a originalidade o seu carro é de tambores à frente e a trás, assim sendo aqui vai ...
1º - A montagem dos calços está bem feita? O lado de ataque do calço sempre no sentido do andamento da roda.
Conjunto traseiro lado do passageiro
Conjunto dianteiro lado do passageiro
2º - O sistema está bem sangrado e sem ar?
O sistema é sangrado da roda mais distante da bomba para a que está mais perto e se a memória não me falha começa assim
-Roda traseira lado do condutor
-Roda traseira lado do passageiro
-Roda dianteira lado condutor
-Roda dianteira lado do passageiro.
3º - Não tem fugas em nenhuma partes do sistema? Eu da 1ª vez meti tubos em malha de aço e nem reparei que nos tubos da frente os bicones eram curtos e só estavam a "vedar" na rosca, entretanto mudei para tubos normais mas mm assim tive de fazer umas maquinações para ficar á confiança ... aqui vai o resultado das fugas...
Maquinei o bombito para que o bicone fica-se a vedar na sede do bombido e não fica-se a "vedar" só na rosca.
4º - Finalmente falta a afinação e é neste ponto que penso que deverá estar o seu problema ...
A afinação dos calços de trás é simples pois só tem um afinador, basta apertar o afinador até bloquear a roda e dp voltar atrás até que fique solta. Na parte da frente é que é mais complicado (pelo menos para mim) pois tem 2 afinadores e esse jogo é que tem de ser bem feito.
- No conjunto dianteiro - Começa por apertar o afinador (no sentido do andamento da roda) até bloquear a roda, de seguida carrega no pedal várias vezes para posicionar os calços , desaperta e repete o mesmo procedimento no mesmo afinador. De seguida vai repetir os passos efectuados mas agora 2º afinador.
Eu apliquei tudo novo no circuito de travagem, até o repartidor comprei ... após fazer todas as verificações acima descritas o carro continuava a não ter pedal ... farto da situação decidi desmontar os tambores novamente e verificar isto tudo de novo, como tinha metido calços novos experimentei fazer corte (a 45º) com uma lima na parte de ataque dos calços , montei tudo e voltei a afinar e com grande espanto meu fiquei com pedal e o carro a travar.
E foi assim que resolvi o meu problema!
Peço desculpa pelo discurso mas não havia maneira de explicar de outra maneira ... se alguém tiver a acrescentar faça favor!
Espero ter o ajudado a resolver essa crise!
Posso lhe dar algumas dicas daquilo que já passei!
Sinceramente eu penso que o seu problema é a afinação dos calços, mas vou tentar fazer uma lista de possíveis problemas que encontramos ao tentar meter o Mini a travar ... fica já o DIY feito para futuras dúvidas sobre a matéria.
Pelo modelo que mencionou e se ainda mantiver a originalidade o seu carro é de tambores à frente e a trás, assim sendo aqui vai ...
1º - A montagem dos calços está bem feita? O lado de ataque do calço sempre no sentido do andamento da roda.
Conjunto traseiro lado do passageiro
Conjunto dianteiro lado do passageiro
2º - O sistema está bem sangrado e sem ar?
O sistema é sangrado da roda mais distante da bomba para a que está mais perto e se a memória não me falha começa assim
-Roda traseira lado do condutor
-Roda traseira lado do passageiro
-Roda dianteira lado condutor
-Roda dianteira lado do passageiro.
3º - Não tem fugas em nenhuma partes do sistema? Eu da 1ª vez meti tubos em malha de aço e nem reparei que nos tubos da frente os bicones eram curtos e só estavam a "vedar" na rosca, entretanto mudei para tubos normais mas mm assim tive de fazer umas maquinações para ficar á confiança ... aqui vai o resultado das fugas...
Maquinei o bombito para que o bicone fica-se a vedar na sede do bombido e não fica-se a "vedar" só na rosca.
4º - Finalmente falta a afinação e é neste ponto que penso que deverá estar o seu problema ...
A afinação dos calços de trás é simples pois só tem um afinador, basta apertar o afinador até bloquear a roda e dp voltar atrás até que fique solta. Na parte da frente é que é mais complicado (pelo menos para mim) pois tem 2 afinadores e esse jogo é que tem de ser bem feito.
- No conjunto dianteiro - Começa por apertar o afinador (no sentido do andamento da roda) até bloquear a roda, de seguida carrega no pedal várias vezes para posicionar os calços , desaperta e repete o mesmo procedimento no mesmo afinador. De seguida vai repetir os passos efectuados mas agora 2º afinador.
Eu apliquei tudo novo no circuito de travagem, até o repartidor comprei ... após fazer todas as verificações acima descritas o carro continuava a não ter pedal ... farto da situação decidi desmontar os tambores novamente e verificar isto tudo de novo, como tinha metido calços novos experimentei fazer corte (a 45º) com uma lima na parte de ataque dos calços , montei tudo e voltei a afinar e com grande espanto meu fiquei com pedal e o carro a travar.
E foi assim que resolvi o meu problema!
Peço desculpa pelo discurso mas não havia maneira de explicar de outra maneira ... se alguém tiver a acrescentar faça favor!
Espero ter o ajudado a resolver essa crise!
nfernandes- Moderador
- Mensagens : 10411
Data de inscrição : 18/04/2009
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Localização : Alverca
Re: Travões do Mini
o nick do homem, é nfernandes... mas devia ser "n...conhecimento"... está em todas... muito obrigado mais uma vez em nome de todos os membros pelas variadissimas ajudas que dás...
cumprimentos
cumprimentos
Nuno(27)- Mensagens : 1228
Data de inscrição : 22/04/2009
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Localização : Santarém
Re: Travões do Mini
Nuno(27) escreveu:o nick do homem, é nfernandes... mas devia ser "n...conhecimento"... está em todas... muito obrigado mais uma vez em nome de todos os membros pelas variadissimas ajudas que dás...
cumprimentos
Obrigado Nuno ... penso que o espirito é ajudar para poder ser ajudado e é o que tento fazer!
É pá ... eu nesta matéria tinha umas luzes ... mas este carro tem umas manhas como nunca vi e bati tantas vezes com a cabeça para meter o carro a travar que alguma coisa tinha de aprender!
nfernandes- Moderador
- Mensagens : 10411
Data de inscrição : 18/04/2009
Idade : 46
Localização : Alverca
Re: Travões do Mini
alguma coisa
muito estudo e dedicação...
muito estudo e dedicação...
Nuno(27)- Mensagens : 1228
Data de inscrição : 22/04/2009
Idade : 45
Localização : Santarém
Obrigado a todos
Obrigado por todas as explicações especialmente as do amigo nfernandes que deu quase uma lição de mecânica, só a parte dos afinadores é que eu não tinha feito, hoje vou já tentar essa parte, eu meti tudo de novo menos bombas e repartidor,agora bombitos tubagens são todas novas.
Artur Matos- Mensagens : 158
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 66
Localização : Almeirim
Re: Travões do Mini
Viva a todos,"isto de por os minis a abrandar não é facil, agora a travar ainda é mais dificil", agora a sério o Nfernandes como é habito deu uma boa e ilustrada explicação,
gostava de contribuir com o seguinte em relação ao sangrar e segundo o manual haynes
convem sangrar 1º os travões da ft Esq, ft direita , tras esq., e tras. dt.
Como disse que a bomba não é nova, tenha atenção para ver se não esta "picada"
por dentro ,porque irá deixar passar oleo ,se estiver boa basta o kit de reparação,de
preferencia da Lockeed,penso que são das melhores,ter tambem atenção a cavila junto
ao pedal porque se estiver com folga vai lhe reduzir o curso da bomba, deve ficar justa,quando estiver a sangrar não esquecer de sangrar tambem a bomba ,colocar uns panos humidos a volta da mesma para não estragrar a pintura, ter atenção ao nivel do oleo na bomba.Força no pedal.
Cps a todos os Minis Entusiastas.
Luis Cardoso
gostava de contribuir com o seguinte em relação ao sangrar e segundo o manual haynes
convem sangrar 1º os travões da ft Esq, ft direita , tras esq., e tras. dt.
Como disse que a bomba não é nova, tenha atenção para ver se não esta "picada"
por dentro ,porque irá deixar passar oleo ,se estiver boa basta o kit de reparação,de
preferencia da Lockeed,penso que são das melhores,ter tambem atenção a cavila junto
ao pedal porque se estiver com folga vai lhe reduzir o curso da bomba, deve ficar justa,quando estiver a sangrar não esquecer de sangrar tambem a bomba ,colocar uns panos humidos a volta da mesma para não estragrar a pintura, ter atenção ao nivel do oleo na bomba.Força no pedal.
Cps a todos os Minis Entusiastas.
Luis Cardoso
Luis Cardoso- Mensagens : 659
Data de inscrição : 10/10/2009
Idade : 55
Localização : Ermesinde-Valongo
Re: Travões do Mini
Luis Cardoso escreveu: segundo o manual haynes
convem sangrar 1º os travões da ft Esq, ft direita , tras esq., e tras. dt.
Luis Cardoso
Obrigado pelo reforço!
Realmente tens razão, no manual Haynes está essa sequência para sangrar ... mas é para carro de volante á drt , isto se considerares o teu local de posicionamento no lugar do condutor. Por esse manual a sequência de sangramento é da roda mais perto para a mais longe , ao contrário do que eu tinha dito. Para ser sincero nem consultei tal manual , perguntei como fazer a quem fez este trabalho durante anos e anos.
nfernandes- Moderador
- Mensagens : 10411
Data de inscrição : 18/04/2009
Idade : 46
Localização : Alverca
Re: Travões do Mini
Boas, tudo o que havia a explicar julgo que está explicado, também não me ocorre mais nada de afinações, só há 1 pormenor ... se já existia óleo no circuito, aconselho a abrir os tubos todos e soprá-los com o compressor, isto porque no meu esquema de travões tive de o fazer, que havia lixos do óleo anterior e estava a encravar-me os bombitos. Depois de tudo soprado, volta-se a aoertar os tubos, óleo novo e sangra-se. O trabalho assim fica bem feito.
Boa sorte.
Boa sorte.
Re: Travões do Mini
Viva,
Os bombitos da frente são fáceis de afinar!!!! Façam o seguinte: Com a roda no ar e com a jante metida com dois parafusos a aconchegar a jante ao cubo, rodar a roda com a mão, apertar um dos dois parafusos, ir rodando e ir apertando até a roda blocar. Nesta altura desapertar o parafuso um niquinho muito pequenino e rodar, a roda liberta-se e começa a rodar e está na muche!!! Fazer o mesmo com o outro parafuso de afinação. No fim estará cinco estrelas.
Outra questão que nunca vi abordada nem aqui nem em lado nenhum é o diâmetro dos bombitos atrás. A malta costuma montar os bombitos "que lhe vendem" e pensa que são os adequados mas podem não ser. Aliás os bombitos devem ser diferentes consoante o sistema de travagem tenha ou não servo-freio. A "minha" regra, que resulta, é: para sistemas com servoferio, começar a experimentar os bombitos de maior diâmetro e ir diminuindo o diâmetro (na muda dos bombitos, quando ficam ferrugentos por fora, é sinal de mudança) caso a travagem seja excessiva atrás; nos sistemas sem servofreio, começar com os de menor diâmetro e ir aumentando até a travagem estar de acordo com o gosto de cada um.
Cumprimentos a todos e espero ter ajudado!
Os bombitos da frente são fáceis de afinar!!!! Façam o seguinte: Com a roda no ar e com a jante metida com dois parafusos a aconchegar a jante ao cubo, rodar a roda com a mão, apertar um dos dois parafusos, ir rodando e ir apertando até a roda blocar. Nesta altura desapertar o parafuso um niquinho muito pequenino e rodar, a roda liberta-se e começa a rodar e está na muche!!! Fazer o mesmo com o outro parafuso de afinação. No fim estará cinco estrelas.
Outra questão que nunca vi abordada nem aqui nem em lado nenhum é o diâmetro dos bombitos atrás. A malta costuma montar os bombitos "que lhe vendem" e pensa que são os adequados mas podem não ser. Aliás os bombitos devem ser diferentes consoante o sistema de travagem tenha ou não servo-freio. A "minha" regra, que resulta, é: para sistemas com servoferio, começar a experimentar os bombitos de maior diâmetro e ir diminuindo o diâmetro (na muda dos bombitos, quando ficam ferrugentos por fora, é sinal de mudança) caso a travagem seja excessiva atrás; nos sistemas sem servofreio, começar com os de menor diâmetro e ir aumentando até a travagem estar de acordo com o gosto de cada um.
Cumprimentos a todos e espero ter ajudado!
jormip- Mensagens : 215
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 60
Localização : Almornos
Travões do Mini
Obrigado a todos os que se esforçaram em me ajudar como o sistema era todo novo só não tinha feito a afinação nos parafusos ficou a levar alcatrão á frente das rodas. Abraço a todos e boas curvas (dumas e de outras)
Artur Matos- Mensagens : 158
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 66
Localização : Almeirim
Re: Travões do Mini
Venho aqui desenterrar este tópico , porque ando aqui com duvidas em relação a travagem do meu mini.
Ora bem, porque carga de água o meu clubman trava mais para a direita assim que carrego no pedal, e logo de seguida assim que faço mais força nele, trava mais na esquerda, fica tipo direcção tenho calços novos, tambores novos, e pensei que fosse por afinação, mas está tudo justinho, as bombas foram revistas, será que estão picadas como referiram atrás? ou existe alguma maneira de afinar o carro mais para um lado do que para outro sem ser na afinação do tambor?
Ora bem, porque carga de água o meu clubman trava mais para a direita assim que carrego no pedal, e logo de seguida assim que faço mais força nele, trava mais na esquerda, fica tipo direcção tenho calços novos, tambores novos, e pensei que fosse por afinação, mas está tudo justinho, as bombas foram revistas, será que estão picadas como referiram atrás? ou existe alguma maneira de afinar o carro mais para um lado do que para outro sem ser na afinação do tambor?
Re: Travões do Mini
Verifica bem o circuito de óleo, sangra novamente, pelo que dizes parece estar com ar no circuito.
Mais uma coisa que gostaria de acrescentar, para quem coloca cintas novas em tambores já usados. Eu já apliquei uma situação à que referi, e passados alguns dias quando tirei os tambores, verifiquei que as cintas só estavam a travar nas pontas. Para esta situação é aconselhável recauchutar as cintas e entregar as polis, que eles fazem a recauchutagem à medida do tambor, e assim ficam a travar direitinhos.
Pelo que tenho viste, sangrar o circuito na bomba principal de travões pode ser arriscado, é necessário estar com bastante atenção, senão sujeitam-se a moer a rosca do bicone ...
Mais uma coisa que gostaria de acrescentar, para quem coloca cintas novas em tambores já usados. Eu já apliquei uma situação à que referi, e passados alguns dias quando tirei os tambores, verifiquei que as cintas só estavam a travar nas pontas. Para esta situação é aconselhável recauchutar as cintas e entregar as polis, que eles fazem a recauchutagem à medida do tambor, e assim ficam a travar direitinhos.
Pelo que tenho viste, sangrar o circuito na bomba principal de travões pode ser arriscado, é necessário estar com bastante atenção, senão sujeitam-se a moer a rosca do bicone ...
Re: Travões do Mini
Se o Mini se desviasse só para um lado sugeria medir os charrions, pois podiam estar empenados...
Re: Travões do Mini
sim_ou_nao escreveu:Se o Mini se desviasse só para um lado sugeria medir os charrions, pois podiam estar empenados...
Não é disso, tu sentes mesmo que ele so começa a travar quando calcas com mais força, na IPO a roda esquerda estava bloqueada, e a esquerda a andar
Vou arranjar alguém que perceba realmente para sangrar etc, que eu não me vou aventurar isso.
Re: Travões do Mini
Amigo Xpto, uma causa provável de travar mais uma roda que outra, poderão ser os tubos de borracha que ligam o bombito ao tubo metalico. Com o tempo ficam obstruidos e impedem o normal fluxo do oleo. Experimente com tubos novos.
Espero ter ajudado.
Cpts
Espero ter ajudado.
Cpts
DIASDACOSTA- Mensagens : 157
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Boas , agora fiquei confuso .
nfernandes escreveu:Luis Cardoso escreveu: segundo o manual haynes
convem sangrar 1º os travões da ft Esq, ft direita , tras esq., e tras. dt.
Luis Cardoso
Obrigado pelo reforço!
Realmente tens razão, no manual Haynes está essa sequência para sangrar ... mas é para carro de volante á drt , isto se considerares o teu local de posicionamento no lugar do condutor. Por esse manual a sequência de sangramento é da roda mais perto para a mais longe , ao contrário do que eu tinha dito. Para ser sincero nem consultei tal manual , perguntei como fazer a quem fez este trabalho durante anos e anos.
Eu estou com um problema que tirei os braços traseiros para recuperar e agora depois de montados estou a tentar sangrar mas não há meio de ficar bom .
Aconselharam-me a começar pela roda da frente direita , a esquerda , a traseira direita e por fim a esquerda mas não há meio de ficar com travão .
alguém pode dar uma dica sobre o que estarei a fazer mal ?
mario09- Mensagens : 124
Data de inscrição : 03/03/2013
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Localização : Porto
Re: Travões do Mini
mario09 escreveu:nfernandes escreveu:Luis Cardoso escreveu: segundo o manual haynes
convem sangrar 1º os travões da ft Esq, ft direita , tras esq., e tras. dt.
Luis Cardoso
Obrigado pelo reforço!
Realmente tens razão, no manual Haynes está essa sequência para sangrar ... mas é para carro de volante á drt , isto se considerares o teu local de posicionamento no lugar do condutor. Por esse manual a sequência de sangramento é da roda mais perto para a mais longe , ao contrário do que eu tinha dito. Para ser sincero nem consultei tal manual , perguntei como fazer a quem fez este trabalho durante anos e anos.
Eu estou com um problema que tirei os braços traseiros para recuperar e agora depois de montados estou a tentar sangrar mas não há meio de ficar bom .
Aconselharam-me a começar pela roda da frente direita , a esquerda , a traseira direita e por fim a esquerda mas não há meio de ficar com travão .
alguém pode dar uma dica sobre o que estarei a fazer mal ?
Caro amigo, mais do que expliquei na 1º página é me impossivél ... pois desconheço!
Para facilitar usa um bleeder http://www.minispares.com/product/Classic/Accessories/Tools/MSA1000.aspx?0108&ReturnUrl=/search/classic/bleeder.aspx|Back%20to%20search
nfernandes- Moderador
- Mensagens : 10411
Data de inscrição : 18/04/2009
Idade : 46
Localização : Alverca
Re: Travões do Mini
Sangrar travões manualmente convém ser 2 pessoas, uma sentada no carro e outra com a chave de abrir o sangrador na mão a andar pelas rodas todas.
Injectar o pedal do travão pelo menos 3 ou 4 vezes até ganhar alguma pressão, se não ganhar ainda tem muito ar mas faz-se igual!
Com o pedal totalmente a fundo (fazer força no pé) a 2ª pessoa abre 1 sangrador, deixa sair óleo, ar e pressão, fecha sangrador e a pessoa de dentro pode largar o pedal, se ele não subir sozinho auxiliar com a mão.
IMPORTANTE:
Quando um sangrador está aberto nunca largar o pedal de travão, este vai subir e "chupar" ar pelo sangrador.
Estar sempre atento ao nível de óleo dentro do reservatório da bomba, não deixar descer abaixo do mínimo!
Repetir para todas as rodas, uma de cada vez, quantas "voltas" for preciso, é sempre a volta do carro até o pedal estar como deve ser, ter pressão logo após a ultima "sangradela"
Boa sorte, e força nessas pernas
Injectar o pedal do travão pelo menos 3 ou 4 vezes até ganhar alguma pressão, se não ganhar ainda tem muito ar mas faz-se igual!
Com o pedal totalmente a fundo (fazer força no pé) a 2ª pessoa abre 1 sangrador, deixa sair óleo, ar e pressão, fecha sangrador e a pessoa de dentro pode largar o pedal, se ele não subir sozinho auxiliar com a mão.
IMPORTANTE:
Quando um sangrador está aberto nunca largar o pedal de travão, este vai subir e "chupar" ar pelo sangrador.
Estar sempre atento ao nível de óleo dentro do reservatório da bomba, não deixar descer abaixo do mínimo!
Repetir para todas as rodas, uma de cada vez, quantas "voltas" for preciso, é sempre a volta do carro até o pedal estar como deve ser, ter pressão logo após a ultima "sangradela"
Boa sorte, e força nessas pernas
Re: Travões do Mini
É precisamente isso que estou a fazer , mas a minha dúvida é a ordem que devo seguir , começar pela roda mais perto da bomba ou pela mais longe ?
Estava a ganhar pedal quando vim sangrar à frente fique sem .
Estava a ganhar pedal quando vim sangrar à frente fique sem .
mario09- Mensagens : 124
Data de inscrição : 03/03/2013
Idade : 44
Localização : Porto
Re: Travões do Mini
assim de repente pelos 2 ou 3 comentários q li, diria q entra ar.
no meu caso por exemplo tenho o depósito de óleo estalado e é o suficiente para o carro n travar nada de jeito.
Qt à ordem para sangrar os travões, pelos visto o manual diz para começar pelas rodas da frente, nunca tal ouvi ou vi, nem nunca fiz tal coisa, no entanto se o manual diz isso... concerteza q foi escrito por um especialista.
No caso do meu mini por exemplo, já sangrei 3x e comecei sempre da roda mais afastada para a mais próxima, da 1ª vez fez o serviço durante 3 anos, depois disso só houve 3ª pq à 2ª, q foi depois de uma invenção, n reparei logo q o depósito estava estalado.
cumps
no meu caso por exemplo tenho o depósito de óleo estalado e é o suficiente para o carro n travar nada de jeito.
Qt à ordem para sangrar os travões, pelos visto o manual diz para começar pelas rodas da frente, nunca tal ouvi ou vi, nem nunca fiz tal coisa, no entanto se o manual diz isso... concerteza q foi escrito por um especialista.
No caso do meu mini por exemplo, já sangrei 3x e comecei sempre da roda mais afastada para a mais próxima, da 1ª vez fez o serviço durante 3 anos, depois disso só houve 3ª pq à 2ª, q foi depois de uma invenção, n reparei logo q o depósito estava estalado.
cumps
Franmrp- Mensagens : 43
Data de inscrição : 26/02/2013
Re: Travões do Mini
Por norma quando sangro os travões a algum carro ou troco o óleo completamente começo sempre pela roda mais perto da bomba
Travões do Mini
Vou tentar novamente , mas acho que vou ter de ir à oficina .
Era esse o procedimento que estava a usar e quando comecei com a roda mais distante da bomba comecei a ganhar pedal mas quando passei para as rodas da frente fiquei sem .
Era esse o procedimento que estava a usar e quando comecei com a roda mais distante da bomba comecei a ganhar pedal mas quando passei para as rodas da frente fiquei sem .
mario09- Mensagens : 124
Data de inscrição : 03/03/2013
Idade : 44
Localização : Porto
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