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Mensagem  Artur Matos Sáb Nov 28, 2009 2:56 am

Boas noites estou na fase final do restauro de um clubman, estou com problemas nos travões, ja sangrei o sistema, levou conjunto de reparação na bomba, e não consigo que ele trave bem o pedal fica sempre macio vai até ao fundo, se alguém me puder ajudar agradeço, abraço para todos
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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  nfernandes Sáb Nov 28, 2009 11:07 am

Caro Amigo , junte-se ao clube daqueles que sofrem ou já sofreram por meter o Mini a travar ... eu já consegui! Very Happy
Posso lhe dar algumas dicas daquilo que já passei!

Sinceramente eu penso que o seu problema é a afinação dos calços, mas vou tentar fazer uma lista de possíveis problemas que encontramos ao tentar meter o Mini a travar ... fica já o DIY feito para futuras dúvidas sobre a matéria.

Pelo modelo que mencionou e se ainda mantiver a originalidade o seu carro é de tambores à frente e a trás, assim sendo aqui vai ...

1º - A montagem dos calços está bem feita? O lado de ataque do calço sempre no sentido do andamento da roda.

Travões do Mini 20052009170copy
Conjunto traseiro lado do passageiro

Travões do Mini 22052009173copy
Conjunto dianteiro lado do passageiro

2º - O sistema está bem sangrado e sem ar?
O sistema é sangrado da roda mais distante da bomba para a que está mais perto e se a memória não me falha começa assim
-Roda traseira lado do condutor
-Roda traseira lado do passageiro
-Roda dianteira lado condutor
-Roda dianteira lado do passageiro.

3º - Não tem fugas em nenhuma partes do sistema? Eu da 1ª vez meti tubos em malha de aço e nem reparei que nos tubos da frente os bicones eram curtos e só estavam a "vedar" na rosca, entretanto mudei para tubos normais mas mm assim tive de fazer umas maquinações para ficar á confiança ... aqui vai o resultado das fugas... Sad

Travões do Mini 15052009164 Travões do Mini 15052009166

Travões do Mini 29052009175copy
Maquinei o bombito para que o bicone fica-se a vedar na sede do bombido e não fica-se a "vedar" só na rosca.

4º - Finalmente falta a afinação e é neste ponto que penso que deverá estar o seu problema ...
A afinação dos calços de trás é simples pois só tem um afinador, basta apertar o afinador até bloquear a roda e dp voltar atrás até que fique solta. Na parte da frente é que é mais complicado (pelo menos para mim) pois tem 2 afinadores e esse jogo é que tem de ser bem feito.
- No conjunto dianteiro - Começa por apertar o afinador (no sentido do andamento da roda) até bloquear a roda, de seguida carrega no pedal várias vezes para posicionar os calços , desaperta e repete o mesmo procedimento no mesmo afinador. De seguida vai repetir os passos efectuados mas agora 2º afinador.

Eu apliquei tudo novo no circuito de travagem, até o repartidor comprei ... após fazer todas as verificações acima descritas o carro continuava a não ter pedal ... farto da situação decidi desmontar os tambores novamente e verificar isto tudo de novo, como tinha metido calços novos experimentei fazer corte (a 45º) com uma lima na parte de ataque dos calços , montei tudo e voltei a afinar e com grande espanto meu fiquei com pedal e o carro a travar.
E foi assim que resolvi o meu problema! Very Happy

Peço desculpa pelo discurso mas não havia maneira de explicar de outra maneira ... se alguém tiver a acrescentar faça favor!
Espero ter o ajudado a resolver essa crise! Very Happy
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Mensagem  JRibeiro Sáb Nov 28, 2009 11:17 am

Muito bem... pareces um mecânico a falar!
Excelente explicação Very Happy Smile
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Mensagem  Nuno(27) Sáb Nov 28, 2009 11:55 am

o nick do homem, é nfernandes... mas devia ser "n...conhecimento"... está em todas... muito obrigado mais uma vez em nome de todos os membros pelas variadissimas ajudas que dás...

cumprimentos
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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  nfernandes Sáb Nov 28, 2009 12:02 pm

Nuno(27) escreveu:o nick do homem, é nfernandes... mas devia ser "n...conhecimento"... está em todas... muito obrigado mais uma vez em nome de todos os membros pelas variadissimas ajudas que dás...

cumprimentos

Obrigado Nuno ... penso que o espirito é ajudar para poder ser ajudado e é o que tento fazer! Very Happy
É pá ... eu nesta matéria tinha umas luzes ... mas este carro tem umas manhas como nunca vi e bati tantas vezes com a cabeça para meter o carro a travar que alguma coisa tinha de aprender! lol! lol!
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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  Nuno(27) Sáb Nov 28, 2009 12:07 pm

alguma coisa Exclamation Exclamation Question Question

study scratch study scratch muito estudo e dedicação... lol! lol!
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Travões do Mini Empty Obrigado a todos

Mensagem  Artur Matos Sáb Nov 28, 2009 1:12 pm

Obrigado por todas as explicações especialmente as do amigo nfernandes que deu quase uma lição de mecânica, só a parte dos afinadores é que eu não tinha feito, hoje vou já tentar essa parte, eu meti tudo de novo menos bombas e repartidor,agora bombitos tubagens são todas novas.
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Mensagem  Luis Cardoso Sáb Nov 28, 2009 7:16 pm

Viva a todos,"isto de por os minis a abrandar não é facil, agora a travar ainda é mais dificil", agora a sério o Nfernandes como é habito deu uma boa e ilustrada explicação,
gostava de contribuir com o seguinte em relação ao sangrar e segundo o manual haynes
convem sangrar 1º os travões da ft Esq, ft direita , tras esq., e tras. dt.
Como disse que a bomba não é nova, tenha atenção para ver se não esta "picada"
por dentro ,porque irá deixar passar oleo ,se estiver boa basta o kit de reparação,de
preferencia da Lockeed,penso que são das melhores,ter tambem atenção a cavila junto
ao pedal porque se estiver com folga vai lhe reduzir o curso da bomba, deve ficar justa,quando estiver a sangrar não esquecer de sangrar tambem a bomba ,colocar uns panos humidos a volta da mesma para não estragrar a pintura, ter atenção ao nivel do oleo na bomba.Força no pedal.
Cps a todos os Minis Entusiastas.
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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  nfernandes Sáb Nov 28, 2009 9:28 pm

Luis Cardoso escreveu: segundo o manual haynes
convem sangrar 1º os travões da ft Esq, ft direita , tras esq., e tras. dt.
Luis Cardoso

Obrigado pelo reforço! Very Happy
Realmente tens razão, no manual Haynes está essa sequência para sangrar ... mas é para carro de volante á drt , isto se considerares o teu local de posicionamento no lugar do condutor. Por esse manual a sequência de sangramento é da roda mais perto para a mais longe , ao contrário do que eu tinha dito. Para ser sincero nem consultei tal manual , perguntei como fazer a quem fez este trabalho durante anos e anos. Wink
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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  Sandro Dom Nov 29, 2009 1:52 am

Boas, tudo o que havia a explicar julgo que está explicado, também não me ocorre mais nada de afinações, só há 1 pormenor ... se já existia óleo no circuito, aconselho a abrir os tubos todos e soprá-los com o compressor, isto porque no meu esquema de travões tive de o fazer, que havia lixos do óleo anterior e estava a encravar-me os bombitos. Depois de tudo soprado, volta-se a aoertar os tubos, óleo novo e sangra-se. O trabalho assim fica bem feito.

Boa sorte.
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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  jormip Qua Dez 02, 2009 10:36 am

Viva,

Os bombitos da frente são fáceis de afinar!!!! Façam o seguinte: Com a roda no ar e com a jante metida com dois parafusos a aconchegar a jante ao cubo, rodar a roda com a mão, apertar um dos dois parafusos, ir rodando e ir apertando até a roda blocar. Nesta altura desapertar o parafuso um niquinho muito pequenino e rodar, a roda liberta-se e começa a rodar e está na muche!!! Fazer o mesmo com o outro parafuso de afinação. No fim estará cinco estrelas.

Outra questão que nunca vi abordada nem aqui nem em lado nenhum é o diâmetro dos bombitos atrás. A malta costuma montar os bombitos "que lhe vendem" e pensa que são os adequados mas podem não ser. Aliás os bombitos devem ser diferentes consoante o sistema de travagem tenha ou não servo-freio. A "minha" regra, que resulta, é: para sistemas com servoferio, começar a experimentar os bombitos de maior diâmetro e ir diminuindo o diâmetro (na muda dos bombitos, quando ficam ferrugentos por fora, é sinal de mudança) caso a travagem seja excessiva atrás; nos sistemas sem servofreio, começar com os de menor diâmetro e ir aumentando até a travagem estar de acordo com o gosto de cada um.
Cumprimentos a todos e espero ter ajudado!

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Mensagem  Artur Matos Qua Dez 09, 2009 10:02 pm

Obrigado a todos os que se esforçaram em me ajudar como o sistema era todo novo só não tinha feito a afinação nos parafusos ficou a levar alcatrão á frente das rodas. Abraço a todos e boas curvas (dumas e de outras)
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Mensagem  Xpto Sex Jan 28, 2011 2:59 pm

Venho aqui desenterrar este tópico , porque ando aqui com duvidas em relação a travagem do meu mini.
Ora bem, porque carga de água o meu clubman trava mais para a direita assim que carrego no pedal, e logo de seguida assim que faço mais força nele, trava mais na esquerda, fica tipo direcção Rolling Eyes tenho calços novos, tambores novos, e pensei que fosse por afinação, mas está tudo justinho, as bombas foram revistas, será que estão picadas como referiram atrás? ou existe alguma maneira de afinar o carro mais para um lado do que para outro sem ser na afinação do tambor?
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Mensagem  Sandro Qua Fev 02, 2011 2:54 pm

Verifica bem o circuito de óleo, sangra novamente, pelo que dizes parece estar com ar no circuito.

Mais uma coisa que gostaria de acrescentar, para quem coloca cintas novas em tambores já usados. Eu já apliquei uma situação à que referi, e passados alguns dias quando tirei os tambores, verifiquei que as cintas só estavam a travar nas pontas. Para esta situação é aconselhável recauchutar as cintas e entregar as polis, que eles fazem a recauchutagem à medida do tambor, e assim ficam a travar direitinhos.

Pelo que tenho viste, sangrar o circuito na bomba principal de travões pode ser arriscado, é necessário estar com bastante atenção, senão sujeitam-se a moer a rosca do bicone ...
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Mensagem  sim_ou_nao Qua Fev 02, 2011 3:55 pm

Se o Mini se desviasse só para um lado sugeria medir os charrions, pois podiam estar empenados...
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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  Xpto Qua Fev 02, 2011 5:46 pm

sim_ou_nao escreveu:Se o Mini se desviasse só para um lado sugeria medir os charrions, pois podiam estar empenados...

Não é disso, tu sentes mesmo que ele so começa a travar quando calcas com mais força, na IPO a roda esquerda estava bloqueada, e a esquerda a andar Very Happy Very Happy Very Happy

Vou arranjar alguém que perceba realmente para sangrar etc, que eu não me vou aventurar isso. Very Happy
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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  DIASDACOSTA Seg Fev 14, 2011 10:11 pm

Amigo Xpto, uma causa provável de travar mais uma roda que outra, poderão ser os tubos de borracha que ligam o bombito ao tubo metalico. Com o tempo ficam obstruidos e impedem o normal fluxo do oleo. Experimente com tubos novos.
Espero ter ajudado.
Cpts

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Mensagem  Morris Cooper s Ter Dez 27, 2011 3:35 pm

Que marca de liquido de travoes aconselham e que dot é?

abraço

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Travões do Mini Empty Boas , agora fiquei confuso .

Mensagem  mario09 Seg Mar 18, 2013 6:17 pm

nfernandes escreveu:
Luis Cardoso escreveu: segundo o manual haynes
convem sangrar 1º os travões da ft Esq, ft direita , tras esq., e tras. dt.
Luis Cardoso

Obrigado pelo reforço! Very Happy
Realmente tens razão, no manual Haynes está essa sequência para sangrar ... mas é para carro de volante á drt , isto se considerares o teu local de posicionamento no lugar do condutor. Por esse manual a sequência de sangramento é da roda mais perto para a mais longe , ao contrário do que eu tinha dito. Para ser sincero nem consultei tal manual , perguntei como fazer a quem fez este trabalho durante anos e anos. Wink

Eu estou com um problema que tirei os braços traseiros para recuperar e agora depois de montados estou a tentar sangrar mas não há meio de ficar bom .
Aconselharam-me a começar pela roda da frente direita , a esquerda , a traseira direita e por fim a esquerda mas não há meio de ficar com travão .
alguém pode dar uma dica sobre o que estarei a fazer mal ?
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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  nfernandes Seg Mar 18, 2013 10:12 pm

mario09 escreveu:
nfernandes escreveu:
Luis Cardoso escreveu: segundo o manual haynes
convem sangrar 1º os travões da ft Esq, ft direita , tras esq., e tras. dt.
Luis Cardoso

Obrigado pelo reforço! Very Happy
Realmente tens razão, no manual Haynes está essa sequência para sangrar ... mas é para carro de volante á drt , isto se considerares o teu local de posicionamento no lugar do condutor. Por esse manual a sequência de sangramento é da roda mais perto para a mais longe , ao contrário do que eu tinha dito. Para ser sincero nem consultei tal manual , perguntei como fazer a quem fez este trabalho durante anos e anos. Wink

Eu estou com um problema que tirei os braços traseiros para recuperar e agora depois de montados estou a tentar sangrar mas não há meio de ficar bom .
Aconselharam-me a começar pela roda da frente direita , a esquerda , a traseira direita e por fim a esquerda mas não há meio de ficar com travão .
alguém pode dar uma dica sobre o que estarei a fazer mal ?

Caro amigo, mais do que expliquei na 1º página é me impossivél ... pois desconheço! Wink

Para facilitar usa um bleeder http://www.minispares.com/product/Classic/Accessories/Tools/MSA1000.aspx?0108&ReturnUrl=/search/classic/bleeder.aspx|Back%20to%20search

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Mensagem  AmigaMAN Seg Mar 18, 2013 10:17 pm

Sangrar travões manualmente convém ser 2 pessoas, uma sentada no carro e outra com a chave de abrir o sangrador na mão a andar pelas rodas todas.

Injectar o pedal do travão pelo menos 3 ou 4 vezes até ganhar alguma pressão, se não ganhar ainda tem muito ar mas faz-se igual!

Com o pedal totalmente a fundo (fazer força no pé) a 2ª pessoa abre 1 sangrador, deixa sair óleo, ar e pressão, fecha sangrador e a pessoa de dentro pode largar o pedal, se ele não subir sozinho auxiliar com a mão.

IMPORTANTE:
Quando um sangrador está aberto nunca largar o pedal de travão, este vai subir e "chupar" ar pelo sangrador.
Estar sempre atento ao nível de óleo dentro do reservatório da bomba, não deixar descer abaixo do mínimo!

Repetir para todas as rodas, uma de cada vez, quantas "voltas" for preciso, é sempre a volta do carro até o pedal estar como deve ser, ter pressão logo após a ultima "sangradela"

Boa sorte, e força nessas pernas Smile
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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  mario09 Seg Mar 18, 2013 11:11 pm

É precisamente isso que estou a fazer , mas a minha dúvida é a ordem que devo seguir , começar pela roda mais perto da bomba ou pela mais longe ?
Estava a ganhar pedal quando vim sangrar à frente fique sem . Crying or Very sad
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Mensagem  Franmrp Seg Mar 18, 2013 11:56 pm

assim de repente pelos 2 ou 3 comentários q li, diria q entra ar.

no meu caso por exemplo tenho o depósito de óleo estalado e é o suficiente para o carro n travar nada de jeito.

Qt à ordem para sangrar os travões, pelos visto o manual diz para começar pelas rodas da frente, nunca tal ouvi ou vi, nem nunca fiz tal coisa, no entanto se o manual diz isso... concerteza q foi escrito por um especialista.
No caso do meu mini por exemplo, já sangrei 3x e comecei sempre da roda mais afastada para a mais próxima, da 1ª vez fez o serviço durante 3 anos, depois disso só houve 3ª pq à 2ª, q foi depois de uma invenção, n reparei logo q o depósito estava estalado.

cumps

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Travões do Mini Empty Re: Travões do Mini

Mensagem  AmigaMAN Ter Mar 19, 2013 12:26 pm

Por norma quando sangro os travões a algum carro ou troco o óleo completamente começo sempre pela roda mais perto da bomba
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Mensagem  mario09 Ter Mar 19, 2013 3:46 pm

Vou tentar novamente , mas acho que vou ter de ir à oficina .
Era esse o procedimento que estava a usar e quando comecei com a roda mais distante da bomba comecei a ganhar pedal mas quando passei para as rodas da frente fiquei sem . pale
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