Caixa velocidades - Reparação/montagem
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Caixa velocidades - Reparação/montagem
A tarde de hoje foi dedicada aos "legos", aproveitei para tirar alguma fotos. Espero que gostem...
Caixa desmontada e carter limpo...
Primeiro passo instalar um vedante novo no pino dos garfos. Também meti um pouco de silicone, para ter a certeza que fica a vedar bem...
Depois foi a vez dos garfos/selectores. Ter em atenção que o da 1ª e 2ª é muito idêntico ao da 3ª e 4ª, mas são diferentes e como tal não convém trocar!
A ordem correcta de montagem...
E é só apertar a porca com x nm (depois actualizo com o valor correcto)...
Verifiquei a folga dos garfos e desgaste do veio, estava tudo impecável e também foram para o sitio os garfos.
Depois passei para a montagem do veio movél, que se encontra em excelente estado.
Fixei o veio no torno, instalei o rolamento da 2ª e a mola com os êmbolos que fixam a anilha da 2ª velocidade.
Agora vem a parte gira, instala-se o carreto, coloca-se a anilha em posição e depois através de dois furos existentes no carreto, é preciso empurrar os dois pequenos êmbolos para que a anilha desça para o seu lugar.
Depois é só rodar a anilha, até que os pequenos êmbolos travem a anilha.
Depois é quase repetir o processo com o carreto da terceira. Neste tive de substituir o rolamento por um novo, pois o que estava montado estava partido.
Instalei o carreto.
Neste colocar a anilha ao sitio é mais simples, pois só tem um embolo. O carreto não está furado como o da 2ª, mas a anilha tem um baixo relevo mais acentuado para facilitar a instalação.
É só rodar e está pronto.
O próximo passo é a montagem da luva sincronizadora da 1ª e 2ª, aqui é preciso estar-se atento, pois o carreto de dentro aos mais desatentos pode parecer que dá para montar de qualquer forma. A verdade é que é possível montar o carreto ao contrário, mas depois ficam a arranhar as mudanças.
Os dois lados do carreto.
A maneira correta de montar o carreto.
E a maneira errada.
A diferença é de cerca de 1 mm, mas é o suficiente para a caixa não ficar a trabalhar bem.
Depois de ver quais as direitas do carreto, passei à montagem da luva sincronizadora.
Ter em atenção para centrar os dois carretos devidamente.
Com as molas e as esferas no sitio, uma das técnicas de montagem é recorrer a uma abraçadeira para comprimir as molas e depois é só empurrar o carreto para o sitio dele.
As anilhas sincronizadoras encontram-se em bom estado e como tal não foi preciso trocar.
Instala-se a luva sincronizadora e o casquilho da 1ª velocidade.
Depois é só colocar o rolamento e o carreto.
A luva sincronizadora da 3ª e 4ª velocidades monta-se da mesma forma que a da 1ª e 2ª. neste já não há o perigo de montar o carreto ao contrário.
E está pronto a ir para o sitio o veio móvel, mas antes de o colocar ao sitio não esquecer de meter a rede do tubo do óleo.
O rolamento duplo também teve de ser substituído...
Foi montado um rolamento duplo original Rover.
Montei também a marcha atrás, enquanto aguardo disponibilidade para terminar o carreto da quarta. O veio e os casquilhos do carreto encontram-se em bom estado e sem folgas.
E por hoje é tudo.
Caixa desmontada e carter limpo...
Primeiro passo instalar um vedante novo no pino dos garfos. Também meti um pouco de silicone, para ter a certeza que fica a vedar bem...
Depois foi a vez dos garfos/selectores. Ter em atenção que o da 1ª e 2ª é muito idêntico ao da 3ª e 4ª, mas são diferentes e como tal não convém trocar!
A ordem correcta de montagem...
E é só apertar a porca com x nm (depois actualizo com o valor correcto)...
Verifiquei a folga dos garfos e desgaste do veio, estava tudo impecável e também foram para o sitio os garfos.
Depois passei para a montagem do veio movél, que se encontra em excelente estado.
Fixei o veio no torno, instalei o rolamento da 2ª e a mola com os êmbolos que fixam a anilha da 2ª velocidade.
Agora vem a parte gira, instala-se o carreto, coloca-se a anilha em posição e depois através de dois furos existentes no carreto, é preciso empurrar os dois pequenos êmbolos para que a anilha desça para o seu lugar.
Depois é só rodar a anilha, até que os pequenos êmbolos travem a anilha.
Depois é quase repetir o processo com o carreto da terceira. Neste tive de substituir o rolamento por um novo, pois o que estava montado estava partido.
Instalei o carreto.
Neste colocar a anilha ao sitio é mais simples, pois só tem um embolo. O carreto não está furado como o da 2ª, mas a anilha tem um baixo relevo mais acentuado para facilitar a instalação.
É só rodar e está pronto.
O próximo passo é a montagem da luva sincronizadora da 1ª e 2ª, aqui é preciso estar-se atento, pois o carreto de dentro aos mais desatentos pode parecer que dá para montar de qualquer forma. A verdade é que é possível montar o carreto ao contrário, mas depois ficam a arranhar as mudanças.
Os dois lados do carreto.
A maneira correta de montar o carreto.
E a maneira errada.
A diferença é de cerca de 1 mm, mas é o suficiente para a caixa não ficar a trabalhar bem.
Depois de ver quais as direitas do carreto, passei à montagem da luva sincronizadora.
Ter em atenção para centrar os dois carretos devidamente.
Com as molas e as esferas no sitio, uma das técnicas de montagem é recorrer a uma abraçadeira para comprimir as molas e depois é só empurrar o carreto para o sitio dele.
As anilhas sincronizadoras encontram-se em bom estado e como tal não foi preciso trocar.
Instala-se a luva sincronizadora e o casquilho da 1ª velocidade.
Depois é só colocar o rolamento e o carreto.
A luva sincronizadora da 3ª e 4ª velocidades monta-se da mesma forma que a da 1ª e 2ª. neste já não há o perigo de montar o carreto ao contrário.
E está pronto a ir para o sitio o veio móvel, mas antes de o colocar ao sitio não esquecer de meter a rede do tubo do óleo.
O rolamento duplo também teve de ser substituído...
Foi montado um rolamento duplo original Rover.
Montei também a marcha atrás, enquanto aguardo disponibilidade para terminar o carreto da quarta. O veio e os casquilhos do carreto encontram-se em bom estado e sem folgas.
E por hoje é tudo.
mini_racing(P.Botelho)- Mensagens : 830
Data de inscrição : 15/11/2009
Localização : Vila Real
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Muito bom, excelente reportagem sempre acompanhada de fotos. Deverá ajudar muita gente.
Obrigado
Obrigado
Cotrim- Mensagens : 597
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 40
Localização : Venda do Pinheiro
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Bem amigo excelente tópico.. fico aguardar novidades.
seba- Mensagens : 41
Data de inscrição : 02/08/2009
Idade : 33
Localização : V.N.Gaia
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
até parece fácil... desde que o vi em pouco mais de 15 min a desmontar uma caixa (coisa que eu demorei horas)...
este tópico já não me espanta
essa caixa é A+!?
obrigado pela partilha
este tópico já não me espanta
essa caixa é A+!?
obrigado pela partilha
Nunotdi- Moderador
- Mensagens : 9418
Data de inscrição : 19/06/2009
Idade : 39
Localização : Gondomar
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Muito bom esta explicação
mikeira- Mensagens : 942
Data de inscrição : 11/09/2009
Idade : 34
Localização : Monte Real/Leiria/Vila Real
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Boa partilha e explicaçao sim sr
como diz o nuno ( ate pareçe façil ) coisa q para quem nao tem pratica ( nao o é )
mas ca temos a 1ª aula
so uma duvida minha ( poderas ca deixar tb a ferramenta ou saca rolamentos para esse q leva no veio da 4ª )
cumpts
como diz o nuno ( ate pareçe façil ) coisa q para quem nao tem pratica ( nao o é )
mas ca temos a 1ª aula
so uma duvida minha ( poderas ca deixar tb a ferramenta ou saca rolamentos para esse q leva no veio da 4ª )
cumpts
José Ribeiro- Mensagens : 1057
Data de inscrição : 13/02/2011
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Fico sem palavras ... isto aqui é realmente uma BELA AULA!!!
Isto vai me ajudar e muito na montagem da minha caixa ... vou acompanhar de perto "este curso rápido"!!! kkkkkkk
Meu amigão, obrigado pela humildade em partilhar tudo isto conosco meuuuuuuu ...
Isto vai me ajudar e muito na montagem da minha caixa ... vou acompanhar de perto "este curso rápido"!!! kkkkkkk
Meu amigão, obrigado pela humildade em partilhar tudo isto conosco meuuuuuuu ...
Maurílio Caires- Mensagens : 1630
Data de inscrição : 01/04/2011
Idade : 51
Localização : Brazil
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Fantástico Pedro, muitos parabéns e já não é novidade quanto á tua ajuda para como os outros eu que o diga.
Fácil para quem não percebe e com este "DIY - Faça Você Mesmo" ainda se torna mais fácil
Fácil para quem não percebe e com este "DIY - Faça Você Mesmo" ainda se torna mais fácil
mrmini1000- Mensagens : 517
Data de inscrição : 07/07/2012
Idade : 49
Localização : Gondomar
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Obrigado a todos pelas palavras encorajadoras
o maior existem várias técnicas. Se estiver estragado basta bater com um punção pelo lado de dentro da caixa. Se não quiseres danificar o rolamento, podes usar algo como o da próxima foto
Em vez de teres o saca na ponta, soldas uma porca que depois aperte no carreto. Não sei se me estou a fazer entender.
A tecnica que uso basta duas tábuas, um ferro e um saca... depois tiro fotos
O carreto da 4ª leva dois rolamentos exteriores. O mais pequeno podes usar uma saca terminais da bateria, como o da seguinte fotoJosé Ribeiro escreveu:so uma duvida minha ( poderas ca deixar tb a ferramenta ou saca rolamentos para esse q leva no veio da 4ª )
cumpts
o maior existem várias técnicas. Se estiver estragado basta bater com um punção pelo lado de dentro da caixa. Se não quiseres danificar o rolamento, podes usar algo como o da próxima foto
Em vez de teres o saca na ponta, soldas uma porca que depois aperte no carreto. Não sei se me estou a fazer entender.
A tecnica que uso basta duas tábuas, um ferro e um saca... depois tiro fotos
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Pedro, este tópico é 5 ... vou mover para a secção DIY!
nfernandes- Moderador
- Mensagens : 10411
Data de inscrição : 18/04/2009
Idade : 46
Localização : Alverca
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
José, fica aqui a foto prometida...José Ribeiro escreveu:Boa partilha e explicaçao sim sr
como diz o nuno ( ate pareçe façil ) coisa q para quem nao tem pratica ( nao o é )
mas ca temos a 1ª aula
so uma duvida minha ( poderas ca deixar tb a ferramenta ou saca rolamentos para esse q leva no veio da 4ª )
cumpts
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Desenvolvendo um pouco mais o tópico, venho deixar mais umas fotos...
Foi substituído o carreto da segunda que se encontrava em mau estado....
Colocar a anilha sincronizadora da 4ª e o rolamento no trem móvel...
Instalar o rolamento no carreto da 4ª
Colocar o carreto no sitio e a anilha que fixa o carreto. Certificar que a anilha fica no sitio certo!
Passamos agora ao trem fixo
No trem fixo teve de ser substituído mais um rolamento que se encontrava defeituoso...
Trem fixo no sitio
Mede-se a folga, que deve ser de x (depois atualizo com o valor)
E com isto tudo já podem passar uma tarde divertida a sujar as mãos
Foi substituído o carreto da segunda que se encontrava em mau estado....
Colocar a anilha sincronizadora da 4ª e o rolamento no trem móvel...
Instalar o rolamento no carreto da 4ª
Colocar o carreto no sitio e a anilha que fixa o carreto. Certificar que a anilha fica no sitio certo!
Passamos agora ao trem fixo
No trem fixo teve de ser substituído mais um rolamento que se encontrava defeituoso...
Trem fixo no sitio
Mede-se a folga, que deve ser de x (depois atualizo com o valor)
E com isto tudo já podem passar uma tarde divertida a sujar as mãos
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Muito bom Pedro.
Deixo o meu contributo para caixas remote, no meu caso 3 synchro. Desculpem estar em inglês, mas é melhor que nada.
http://rsn-mk1.blogspot.pt/search/label/Gearbox
Deixo o meu contributo para caixas remote, no meu caso 3 synchro. Desculpem estar em inglês, mas é melhor que nada.
http://rsn-mk1.blogspot.pt/search/label/Gearbox
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Espetacular. Muito obrigado pelo contributo.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
eduardo_minis- Mensagens : 30
Data de inscrição : 04/01/2014
Localização : Pinhal Novo
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Ricardo escreveu:Muito bom Pedro.
Deixo o meu contributo para caixas remote, no meu caso 3 synchro. Desculpem estar em inglês, mas é melhor que nada.
http://rsn-mk1.blogspot.pt/search/label/Gearbox
O pessoal gosta é de fotos
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Boas pessoal já que estou aqui entre especialistas gostaria de colocar uma dúvida para a qual ainda não consegui uma resposta concreta. Peço desculpa pela intrusão no tópico mas é uma pergunta de resposta simples. Algum de vós me sabe dizer se é possível fazer um "upgrade" a uma caixa de um 850 de alavanca directa passando a de 3 sincronizadas para as 4 mudanças sincronizadas? Gostava de fazer este trabalho numa caixa de um 850, ficando com uma caixa melhor para levar um motor também melhor, mantendo no entanto o aspecto da originalidade da alavanca de mudanças directa.
Obrigado desde já pela ajuda.
Cumprimentos.
Eduardo Cruz.
Obrigado desde já pela ajuda.
Cumprimentos.
Eduardo Cruz.
eduardo_minis- Mensagens : 30
Data de inscrição : 04/01/2014
Localização : Pinhal Novo
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Sim é possível.
Em primeiro lugar é necessário um carter remote de 4 sincronizadas (22G1128 ou 22G846) e o conjunto de carretos pretendido para lá. Depois é necessário trocar a tampa de diferencial desse carter pela tampa da caixa 850.
Esta troca não é directa porque na origem cada tampa foi maquinada em específico para cada carter, fazendo um conjunto que não deve sofrer trocas. Como tal, ao trocar a tampa, é preciso partir de uma que seja viável (nem todas são) e deve haver uma rectificação em linha para acertar os rolamentos do diferencial e lateral, se necessário, para as tampas. Há ainda que ter em atenção o encaixe dos dentes da roda de coroa com o pinhão do diferencial.
Tendo dito isto, no meu caso particular, tinha um carter sem tampa e consegui encontrar uma tampa que encaixasse lá perfeitamente sem precisar de ir à rectificadora... mas eu tinha 9 tampas para escolher e apenas uma serviu.
http://rsn-mk1.blogspot.pt/2013/04/dont-try-this-at-home.html
Se necessário, tenho carters 22G1128 para venda, com ou sem carretos A STD.
Por último, não posso deixar de dizer que tenho uma caixa 3 synchro CR no meu carro e estou muito satisfeito com ela. Conduz-se como qualquer outra...
Em primeiro lugar é necessário um carter remote de 4 sincronizadas (22G1128 ou 22G846) e o conjunto de carretos pretendido para lá. Depois é necessário trocar a tampa de diferencial desse carter pela tampa da caixa 850.
Esta troca não é directa porque na origem cada tampa foi maquinada em específico para cada carter, fazendo um conjunto que não deve sofrer trocas. Como tal, ao trocar a tampa, é preciso partir de uma que seja viável (nem todas são) e deve haver uma rectificação em linha para acertar os rolamentos do diferencial e lateral, se necessário, para as tampas. Há ainda que ter em atenção o encaixe dos dentes da roda de coroa com o pinhão do diferencial.
Tendo dito isto, no meu caso particular, tinha um carter sem tampa e consegui encontrar uma tampa que encaixasse lá perfeitamente sem precisar de ir à rectificadora... mas eu tinha 9 tampas para escolher e apenas uma serviu.
http://rsn-mk1.blogspot.pt/2013/04/dont-try-this-at-home.html
Se necessário, tenho carters 22G1128 para venda, com ou sem carretos A STD.
Por último, não posso deixar de dizer que tenho uma caixa 3 synchro CR no meu carro e estou muito satisfeito com ela. Conduz-se como qualquer outra...
TUTURIAL
Muito Bom Pedro!!!! brutal o tópico. Parabéns!!!
Choca- Mensagens : 392
Data de inscrição : 23/01/2010
Idade : 39
Localização : Torres Novas / Évora
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Por acaso alguém tem alguma experiência pelas caixas de sincronização por cone (3 sinc.)? gostava de saber se o carter dá para aproveitar para por 3 sincronizadas ou tipo A ou B...
jsilv- Mensagens : 300
Data de inscrição : 15/03/2011
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Dá. Qualquer cárter 3 sync dá para pôr qualquer conjunto de carretos que sejam 3 sync também (A/B, helicoidal/SC, etc).
Re: Caixa velocidades - Reparação/montagem
Ricardo escreveu:Dá. Qualquer cárter 3 sync dá para pôr qualquer conjunto de carretos que sejam 3 sync também (A/B, helicoidal/SC, etc).
Troca directa, assim sendo aproveito um 22G363, que aqui tenho!
jsilv- Mensagens : 300
Data de inscrição : 15/03/2011
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