Montagem de escape passo a passo
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Montagem de escape passo a passo
Ora bem,
uma vez que após várias pesquisas não encontrei nada detalhado sobre como fazer a montagem de uma linha de escape, quero partihar a minha experiência.
Apesar de não usar nenhuma foto minha, tirei bastantes durante a operação, pelo que se alguém quiser foto de algum pormenor pode pedir, pois é possível que haja para aqui alguma coisa.
Agradeço também que, se entenderem que algo está mal explicado ou que possa levar a enganos, me corrijam.
Embora muitos de vocês achem isto básico, a verdade é que para maçaricos como eu poderá dar uma ajuda.
Vou partir do princípio que se trata de um mini original.
Peças necessárias:
Colector de escape Maniflowfreeflow LCB X 1
Colector de admissão em alumínio Ref. CAM6618 X 1
Escape Maniflow 1,75” X 1
Junta para os colectores X 1
Junta para o carburador X 1
Apoio de escape quadrado X 1
Apoio de escape redondo X 1
“Gancho” para pendurar braçadeira X 2
Braçadeira X 2 (eu usei 3)
Massa para escapes q.b.
Precisaremos ainda de macaco e preguiças para trabalhar em segurança e relativa comodidade (não sou propriamente pequeno ).
1. Desligar o borne negativo da bateria;
2. Acedendo pelo capôt:
a. remover o filtro de ar;
b. desligar a mola e os cabos do acelerador e do “choke”;
c. desligar o tubo do avanço do distribuidor;
d. desligar o tubo de descarga de combustível;
e. desapertar as 2 porcas de fixação e remover o carburador;
(Imagem Hayne’s)
3. tirar os 6 parafusos que fixam os coletores à cabeça, tendo cuidado para não perder as porcas e/ou anilhas;
4. na base dos coletores, encontramos uma braçadeira que une a parte inferior do colector ao início da linha de escape (nº 4 na imagem). Desapertar essa braçadeira;
(Imagem Hayne’s)
5. remover os coletores;
6. acedendo por baixo do carro, remover o resto da linha de escape, desapertando:
a. o suporte que aperta no diferencial/caixa de velocidades;
(Imagem Hayne’s)
b. e os 2 apoios no charriot traseiro (ver imagens nos pontos nº 13 e 15);
7. verificar o estado dos apoios do escape e, se necessário, trocar por novos;
8. acedendo novamente pelo capôt, remover a junta dos colectores e montar nova junta;
(Imagem da net)
9. montar o colector de escape, seguido do colector de admissão e apontar os parafusos na cabeça só para ir ao sitio (NOTA: caso as falanges dos colectores sejam de diferentes espessuras, será necessário desbastar as anilhas e/ou um dos colectores);
10. acedendo mais uma vez por baixo do carro, montar o Y e apontar tudo ao sítio certo;
11. meter a linha por baixo do carro e apontar ao Y;
12. aplicar a massa no tubo de escape que vai encaixar dentro do Y e apertar a braçadeira;
13. montar o suporte que segura o colector de escape ao diferencial/caixa;
14. ainda acedendo por baixo do carro e sensivelmente ao início do charriot de trás, montar o apoio quadrado;
(Imagem da net)
15. nesse mesmo apoio, aplicar um dos “ganchos”, onde a 1ª braçadeira fica pendurada;
(Imagem da net)
16. mesmo no final do escape monta-se um cinobloco (1), onde depois se vai aplicar outro “gancho” onde se pendura a braçadeira;
(1) (Imagem: all4mini)
17. montar as braçadeiras de forma a que fiquem a apertar as uniões dos segmentos do escape e pendurá-las nos ganchos dos apoios do escape que fixámos antes;
18. apertar os 6 parafusos que fixam os coletores à cabeça, com 22Nm de aperto (segundo o manual Hayne’s). A minha chave dinamométrica começa nos 28Nm, por isso foi a “olhómetro”;
19. realizar as oprações descritas no ponto nº 2, por ordem inversa;
20. ligar o borne negativo da bateria e dar à chave. Se tudo tiver corrido bem, temos um som novo que vai dispensar a instalação do rádio.
E aqui fica, esperando que possa ajudar alguém que tenha as mesmas dúvidas que eu tinha.
Quero deixar uma nota de agradecimento ao Jorge Rosa (user jmsrosa), pela paciência e preciosa ajuda que me deu nesta “guerra” e sem a qual não teria, provavelmente, deitado mãos à obra. Obrigado Jorge!
uma vez que após várias pesquisas não encontrei nada detalhado sobre como fazer a montagem de uma linha de escape, quero partihar a minha experiência.
Apesar de não usar nenhuma foto minha, tirei bastantes durante a operação, pelo que se alguém quiser foto de algum pormenor pode pedir, pois é possível que haja para aqui alguma coisa.
Agradeço também que, se entenderem que algo está mal explicado ou que possa levar a enganos, me corrijam.
Embora muitos de vocês achem isto básico, a verdade é que para maçaricos como eu poderá dar uma ajuda.
Vou partir do princípio que se trata de um mini original.
Peças necessárias:
Colector de escape Maniflow
Colector de admissão em alumínio Ref. CAM6618 X 1
Escape Maniflow 1,75” X 1
Junta para os colectores X 1
Junta para o carburador X 1
Apoio de escape quadrado X 1
Apoio de escape redondo X 1
“Gancho” para pendurar braçadeira X 2
Braçadeira X 2 (eu usei 3)
Massa para escapes q.b.
Precisaremos ainda de macaco e preguiças para trabalhar em segurança e relativa comodidade (não sou propriamente pequeno ).
1. Desligar o borne negativo da bateria;
2. Acedendo pelo capôt:
a. remover o filtro de ar;
b. desligar a mola e os cabos do acelerador e do “choke”;
c. desligar o tubo do avanço do distribuidor;
d. desligar o tubo de descarga de combustível;
e. desapertar as 2 porcas de fixação e remover o carburador;
(Imagem Hayne’s)
3. tirar os 6 parafusos que fixam os coletores à cabeça, tendo cuidado para não perder as porcas e/ou anilhas;
4. na base dos coletores, encontramos uma braçadeira que une a parte inferior do colector ao início da linha de escape (nº 4 na imagem). Desapertar essa braçadeira;
(Imagem Hayne’s)
5. remover os coletores;
6. acedendo por baixo do carro, remover o resto da linha de escape, desapertando:
a. o suporte que aperta no diferencial/caixa de velocidades;
(Imagem Hayne’s)
b. e os 2 apoios no charriot traseiro (ver imagens nos pontos nº 13 e 15);
7. verificar o estado dos apoios do escape e, se necessário, trocar por novos;
8. acedendo novamente pelo capôt, remover a junta dos colectores e montar nova junta;
(Imagem da net)
9. montar o colector de escape, seguido do colector de admissão e apontar os parafusos na cabeça só para ir ao sitio (NOTA: caso as falanges dos colectores sejam de diferentes espessuras, será necessário desbastar as anilhas e/ou um dos colectores);
10. acedendo mais uma vez por baixo do carro, montar o Y e apontar tudo ao sítio certo;
11. meter a linha por baixo do carro e apontar ao Y;
12. aplicar a massa no tubo de escape que vai encaixar dentro do Y e apertar a braçadeira;
13. montar o suporte que segura o colector de escape ao diferencial/caixa;
14. ainda acedendo por baixo do carro e sensivelmente ao início do charriot de trás, montar o apoio quadrado;
(Imagem da net)
15. nesse mesmo apoio, aplicar um dos “ganchos”, onde a 1ª braçadeira fica pendurada;
(Imagem da net)
16. mesmo no final do escape monta-se um cinobloco (1), onde depois se vai aplicar outro “gancho” onde se pendura a braçadeira;
(1) (Imagem: all4mini)
17. montar as braçadeiras de forma a que fiquem a apertar as uniões dos segmentos do escape e pendurá-las nos ganchos dos apoios do escape que fixámos antes;
18. apertar os 6 parafusos que fixam os coletores à cabeça, com 22Nm de aperto (segundo o manual Hayne’s). A minha chave dinamométrica começa nos 28Nm, por isso foi a “olhómetro”;
19. realizar as oprações descritas no ponto nº 2, por ordem inversa;
20. ligar o borne negativo da bateria e dar à chave. Se tudo tiver corrido bem, temos um som novo que vai dispensar a instalação do rádio.
E aqui fica, esperando que possa ajudar alguém que tenha as mesmas dúvidas que eu tinha.
Quero deixar uma nota de agradecimento ao Jorge Rosa (user jmsrosa), pela paciência e preciosa ajuda que me deu nesta “guerra” e sem a qual não teria, provavelmente, deitado mãos à obra. Obrigado Jorge!
Última edição por mini998 em Seg Set 16, 2013 12:05 pm, editado 3 vez(es)
mini998- Mensagens : 52
Data de inscrição : 31/01/2011
Localização : Castelo Branco
Re: Montagem de escape passo a passo
boa partilha! obrigado.
emlf- Mensagens : 182
Data de inscrição : 28/01/2010
Idade : 34
Localização : Coimbra
Re: Montagem de escape passo a passo
Bom post!
nfernandes- Moderador
- Mensagens : 10411
Data de inscrição : 18/04/2009
Idade : 46
Localização : Alverca
Re: Montagem de escape passo a passo
Excelente, parabéns
mrmini1000- Mensagens : 517
Data de inscrição : 07/07/2012
Idade : 49
Localização : Gondomar
Re: Montagem de escape passo a passo
Partilhar custa isto mesmo, nada e todos ficamos a ganhar.
Só um reparo o colector de escape nao é um freeflow mas um LCB
Bom post
Só um reparo o colector de escape nao é um freeflow mas um LCB
Bom post
Re: Montagem de escape passo a passo
Obrigado a todos.
Normalmente vou lendo o que se escreve e por isso é um prazer debitar aqui alguma informação, para variar. Se com isso ajudar alguém, melhor ainda.
Aí está, alguma coisa havia de falhar...
Corrigido.
Normalmente vou lendo o que se escreve e por isso é um prazer debitar aqui alguma informação, para variar. Se com isso ajudar alguém, melhor ainda.
Aí está, alguma coisa havia de falhar...
Corrigido.
mini998- Mensagens : 52
Data de inscrição : 31/01/2011
Localização : Castelo Branco
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