Construir Unidade de Comando Electrónica

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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AMMendes em Qua Out 09, 2013 8:19 am

Usualmentes usa-se GM Closed element para agua e oleo. ha quem tambem utilize para medir temperatura do ar mas esses prefiro os open element.
Não sei se com esses consegues obter dados.

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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  bicho em Qua Out 09, 2013 8:40 am

sim_ou_nao:
Se me desses as referências já era uma ajuda. Mas me conseguisses enviar as leituras era muito bom !
Ideal seria as leituras de uns usados mas bons para poder comparar com a curva de novos de forma a traçar um coeficiente de desgaste.
Temperatura combustível para motores atmosféricos é um pouco excessivo.
A temperatura de admissão tendo em conta a eficiência dos A+ penso que pode ser extrapolada da temperatura ambiente.
As outras duas são fundamentais juntamente com a pressão do óleo.
Caso o sensor esteja a uso, penso ser muito importante deixar o sensor estabilizar pelo menos 2 horas a arrefecer à temperatura ambiente.
É importante alertar o condutor que goste de acelerar a "frio" que a linha do "red line" subiu pois as folgas e tolerâncias provenientes das dilatações alcançadas com a temperatura ideal de funcionamento ainda não foram alcançadas.
Dai este processo ser importante.
Agradeço a tua ajuda


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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  bicho em Qua Out 09, 2013 9:25 pm

update:

Dilema...
Poderia ir ao meu ferro-velho habitual comprar uma sonda lambda, mas isto gera várias necessidades. Iria construir um circuito para essa sonda e partia para o passo seguinte.
Logo se alguém quiser usar este esquema teria duas hipoteses ou arranjava uma sonda igual ou refazia esta parte.
Penso que é uma solução melhor fazer um esquema para aquilo que existe disponivel no mercado.
Assim qualquer pessoa pode fazer.

Só consigo ir ao meu fornecedor habitual (Serenopeças) no sábado.

Vou lendo até lá ...
Mas, estou a pensar usar uma sonda de banda larga , porque permite maior precisão na análise da tensão e como são mais modernas têm sistema de aquecimento mais eficaz/rápido. Mas isto vai depender do preço.

Abraço
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AMMendes em Qui Out 10, 2013 8:18 am

Apenas com a WB consegue obter valores correcto, com uma NB vais ter os valores sempre a "saltar".

Uma Wb da bosch anda à volta dos 100€

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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AmigaMAN em Qui Out 10, 2013 11:28 am

Caramba já se fala em sonda lambda? Daqui a nada já temos um sistema de injecção "home made" para o Mini Very Happy
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AMMendes em Qui Out 10, 2013 11:31 am

Com a WB conseges afinar o carro ao pormenor, se bem que eu nao estou a ver como afinar um carburador em andamento.
Apesar de o indice estequimetrico gasolina/ar seja 14,7 existem carros que funcionam melhor ou mais baixo ou mais alto.

Olha que uns ITBs era uma coisa engraçada de se ver.

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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AmigaMAN em Qui Out 10, 2013 11:40 am

Já me questionei se seria viável uma injecção monoponto tipo a que vinha nos Renault Energy ....
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  bicho em Qui Out 10, 2013 2:30 pm



AMMendes escreveu:
Com a WB conseges afinar o carro ao pormenor, se bem que eu nao estou a ver como afinar um carburador em andamento.
Apesar de o indice estequimetrico gasolina/ar seja 14,7 existem carros que funcionam melhor ou mais baixo ou mais alto.

Olha que uns ITBs era uma coisa engraçada de se ver.
É possível fazer afinação dinâmica ("em andamento") com o auxilio de um banco de potencia. Mas não é por ai ...
Normalmente os motores com carburadores de depressão constante funcionam um pouco melhor com misturas um pouco mais ricas.

A sonda lambda é para afinar de forma estática, por exemplo num encontro para "apimentar" um pouco umas voltas num circuito ou para ir à inspecção (IPO).

os ITBs estão na página 3

AmigaMan escreveu:
Já me questionei se seria viável uma injecção mono-ponto tipo a que vinha nos Renault Energy ....
É para isso que estou a ter este trabalho!
Penso que vamos conseguir fazer algo melhor que as mono motronic, porque estamos a partir de dois injectores e temos mais electrónica disponível.
Podemos criar várias abordagens não sequenciais tipo
injector 1 - ciclos 1-4
injector 2 - ciclos 3-2
Se não me falha a memória as primeiras mono motronic eram de circuito aberto, nós estamos em circuito fechado.
Esses foram os primeiros injectores eléctricos fabricados por isso surgiram questões por falta de maturidade da tecnologia.

sonda €100, bem ... não pode ser!
Vou ao ferro-velho, depois logo vemos.

abraço
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AmigaMAN em Qui Out 10, 2013 6:32 pm

100€????

Arranjas sondas da concorrencia a 50€ (queres 3 ou 4 fios?)

Apenas não compres da intermotor o material deles só dá problemas!! tive imensas reclamações, nunca mais comprei coisas deles!
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AMMendes em Qui Out 10, 2013 8:32 pm

AmigaMAN escreveu:100€????

Arranjas sondas da concorrencia a 50€ (queres 3 ou 4 fios?)

Apenas não compres da intermotor o material deles só dá problemas!! tive imensas reclamações, nunca mais comprei coisas deles!
Mostra-me onde compras uma WideBand por 50€.
Deve estas a fazer confusao com sonda O2 simples

http://www.ebay.co.uk/itm/INNOVATE-BOSCH-LSU-4-2-057-WIDEBAND-OXYGEN-AFR-SENSOR-17014-3737-/121182354246?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c3707fb46

Esta fica por +-70€ e este tipo é quem faz este material mais barato na europa.


Deves estar a referir a estas, que ficam +-25€
http://www.ebay.co.uk/itm/universal-O2-lambda-oxygen-sensor-4-wire-/251352891316?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item3a85ccbfb4

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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  bicho em Qui Out 10, 2013 11:27 pm

Esta parte vai depender muito do preço da sonda!!
Eu vou fazer os testes na minha 4L. Mas... Eu andei entretido para ai uns 15 dias neste Verão a fazer "manutenção" à carrinha. O zenith 28 foi substituido por um Solex 32 BIS, colector de admissão foi polido por dentro e o diametro "regularizado". Ignição transistorizada, etc. Significa que o tubo de escape tem que acompanhar esta "manutenção", estava a pensar tirar a panela do guarda-lamas e colocar uma linha de 40 mm com panela traseira. Mas não dava jeito gastar a massa agora! E estar a pagar para soldar porca num tubo de escape que vai ser "descontinuado", para depois pagar outra vez no novo. Vamos ver!!

cumps
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AmigaMAN em Sab Out 12, 2013 1:08 pm

Eu normalmente compro segundo o catálogo para o carro que preciso, escolho NTK ou Bosch

As WideBand são para outros fins, tal como é o caso presente em que queremos "brincar" com a electrónica!

Nos carros dos meus clientes apenas ponho material indicado e não me aventuro com programações ou alterações!
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  bicho em Sab Out 12, 2013 10:14 pm

update:

Fui ao ferro-velho e comprei uma sonda de um FIAT Punto relativamente recente era a que tinha melhor "aspecto". Tem 4 fios

Comprei caixas AMP e terminais para break out plug

Não comprei sensores temp e pressão!

próximo passo:
Circuito de controlo para sonda lambda, estou aos papeis!

Amanhã vou tentar ver a referência da sonda, para tentar definir o rumo a seguir!

cumps
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AmigaMAN em Dom Out 13, 2013 10:34 am

Se tivesses acesso a uma unidade de comando de motor não conseguirias ter acesso ao software e analisar como funciona de facto o circuito para a leitura e funcionamento da sonda?
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AMMendes em Dom Out 13, 2013 8:01 pm

OS fios deve ser desta maneira

Preto- sinal
Branco - Aquecimento
branco - aquecimento
Conza - Massa

Se forem de outras cores avisa

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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  bicho em Dom Out 13, 2013 9:10 pm

AmigaMAN escreveu:
Se tivesses acesso a uma unidade de comando de motor não conseguirias ter acesso ao software e analisar como funciona de facto o circuito para a leitura e funcionamento da sonda?
Penso que não. O código numa unidade de comando está em código maquina da versão do processador, não está numa linguagem de programação (ex: C). É possivel percebermos onde estão os mapas de injecção ou ignição devido à linearidade das progressões aritmeticas, em endereços sequenciais. Mas a sonda lambda é um outro "animal", porque :
É necessário aquecê-la de uma maneira específica, logo é necessário termos controlo na tensão e no tempo.
Findo o processo de aquecimento é que se pode passar para a análise da variação da tensão.
Olhando para a placa da "centralina" e se conhecermos o pinout podemos ver o circuito de aquecimento, quais os integrados usados mas a sua lógica nop.
Quer dizer ... se fosse mesmo mesmo muito importante, iria buscar o datasheet do processador, desenferrujava o código máquina, sacava as ROMs, lia o que lá estava e ...Usando um assemblador ia lá! mas tinha que justificar!

Espero não ter de fazer calculos pela equação de Brettschneider, vou tentar primeiro a tensão.

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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AmigaMAN em Dom Out 13, 2013 10:47 pm

é que eu tenho aqui uma Bosch Jetronic e se desse para alguma coisa era porreiro Very Happy

Humm ... analisando o que tenho aqui

Unidade do motor (ECM)
Unidade da carroçaria (BCM ou neste caso DICE)
Painel de informações (SID)

Acho que com estas 3 consigo fazer umas ligações o obter alguns dados ... tenho que arranjar um tempinho para isto!
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  bicho em Dom Out 13, 2013 11:29 pm

Poderias registar a actuação do circuito de aquecimento da sonda lambda
A tensão vs tempo. Seria uma grande ajuda!
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AmigaMAN em Seg Out 14, 2013 12:13 pm

Da-me o teu email para te mandar uns PDF a ver se ajuda Smile
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  bicho em Ter Out 15, 2013 3:09 pm


AmigaMAN, obrigado pelos PDFs, penso que vão ajudar na fase seguinte, na análise.

para controlar o aquecimento da sonda vou usar um circuito PWM (modulação por largura de pulso):



Vou usar um transístor TIP120 , e variar o ciclo de trabalho entre 40% e 60%.
Tenho que arranjar uma forma de aferir o estado físico do aquecedor!

Penso que temos uma primeira abordagem!

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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  AmigaMAN em Ter Out 15, 2013 5:49 pm

cheers 
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  bicho em Qui Out 17, 2013 4:17 pm

Vou construir pontes de Wheatstone para sensores de temperaturas e consolidar o circuito.

Falta comprar um relé (10A ou mais , dos médios dá), um regulador 7805 e penso que estamos a chegar ao fim do circuito.

No Sábado se tiver tempo vou mandar soldar uma porca com rosca para a sonda lambda no escape da 4L, alguém conhece um sitio em conta em Torres Vedras?

Abraço
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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

Mensagem  bicho em Qui Out 17, 2013 10:27 pm

Boas.

Formato quase final do interface.



Hoje não consegui comprar o regulador 7805.

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Re: Construir Unidade de Comando Electrónica

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