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Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem

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Mensagem  nfernandes Ter Out 20, 2009 9:51 pm

Como aligeirar o volante e prato de Embraiagem! Wink

Volante:
Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Prato_01

Prato:
Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Prato_02

Fotos:
Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto01Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto02
Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto03Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto04
Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto05Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto06
Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto07Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto08
Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto09Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto10
Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto11Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto12

Depois disso não esquecer de meter uma ou mais anilhas á medida necessária para voltar a dar o espaçamento de aperto entre os dois elementos como mostra nas figuras.
Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto13Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto14
Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto15Aligeirar o Volante e o Prato da Embraiagem Foto16

Fonte: http://www.phpbb88.com/malucos/viewtopic.php?t=577&highlight=aligeirar+volante&mforum=malucos


Última edição por nfernandes em Qua Out 21, 2009 6:09 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção na troca de imagens)
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Mensagem  sim_ou_nao Qua Out 21, 2009 5:50 pm

Muito bom...

P.S. A segunda imagem está trocada What a Face
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Mensagem  nfernandes Qua Out 21, 2009 6:09 pm

sim_ou_nao escreveu:Muito bom...

P.S. A segunda imagem está trocada What a Face

Obrigado, a correcção está feita! Very Happy
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Mensagem  Ricardo/Nuno Almeida Ter Out 27, 2009 7:22 pm

Amigo, não tenho nada contra o que está a fazer, só gostava de dizer que o volante e o prato teem pesos certos, tudo para que o motor esteja equilibrado e não vibre.... e a cambota não sofra.
Daí ser essencial ter atenção a este aspecto.... as vezes vale mais gastar uns euros e ter as coisas como deve ser... té porque o material de que os volante e pratos leves ou ultraleves são feitos são bem diferentes do material de origem.
Mas de certo sabe isso...
Grande Abraço
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Mensagem  andrericardo Ter Out 27, 2009 7:37 pm

Ricardo Almeida escreveu:Amigo, não tenho nada contra o que está a fazer, só gostava de dizer que o volante e o prato teem pesos certos, tudo para que o motor esteja equilibrado e não vibre.... e a cambota não sofra.
Daí ser essencial ter atenção a este aspecto.... as vezes vale mais gastar uns euros e ter as coisas como deve ser... té porque o material de que os volante e pratos leves ou ultraleves são feitos são bem diferentes do material de origem.
Mas de certo sabe isso...
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por aquilo que investiguei, tirar peso ao volante de motor do mini , desde que seja no torno, nao o vai desiquilibrar.
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Mensagem  nfernandes Ter Out 27, 2009 7:38 pm

Ricardo Almeida escreveu:Amigo, não tenho nada contra o que está a fazer, só gostava de dizer que o volante e o prato teem pesos certos, tudo para que o motor esteja equilibrado e não vibre.... e a cambota não sofra.
Daí ser essencial ter atenção a este aspecto.... as vezes vale mais gastar uns euros e ter as coisas como deve ser... té porque o material de que os volante e pratos leves ou ultraleves são feitos são bem diferentes do material de origem.
Mas de certo sabe isso...
Grande Abraço

Boas,

Caro Ricardo, eu não fiz este trabalho, simplesmente é um projecto que encontrei num forum e estou a dar a conhecer. Quem tiver disposto a realiza-lo terá obviamente de se informar mais a fundo sobre a questão e ver os prós e contras.
Obriagado pelo seu apontamento é com comentários construtivos como o seu que se esclarecem por vezes certas duvidas! Wink
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Mensagem  andrericardo Ter Out 27, 2009 7:40 pm

Uma questão:
que peso tirar a cada peça?
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Mensagem  Ricardo/Nuno Almeida Ter Out 27, 2009 8:02 pm

André não existe um peso definido para retirares a cada peça, té porque um volante de origem pesa 7.58 Kg e o "topo de gama" que é o Swiftune Racing X-lite pesa 2.9Kg .
Com o meu comentário, não quero demover ninguem a retirar peso ao volante desta forma, só que às vezes o barato sai cáro se é que me entendem e toda a gente sabe que a tempra depois fica diferente o que torna as peças torneadas mais fracas....
Mas se quizeres mais informações consulta a Minimagazine de Maio tem um excelente topico sobre embraiagem e de certeza que ali tiras todas as dúvidas.
Abraço
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Mensagem  andrericardo Ter Out 27, 2009 8:31 pm

o meu volante de motor do austin 1300 pesa 11kg...
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Mensagem  Ricardo/Nuno Almeida Ter Out 27, 2009 9:17 pm

Tens a certeza que é so o volante de que tas a falar ou é a embraiagem toda ( volante + prato+ prença) ?
Pk a informação que eu tenho é esta, apesar de haver uma panóplia de volantes, mas duvido que seja esse o peso.
Mas vou-me informar depois digo-te.


Última edição por Ricardo Almeida em Ter Out 27, 2009 11:50 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  andrericardo Ter Out 27, 2009 10:35 pm

so o volante
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Mensagem  sersan Ter Out 27, 2009 10:48 pm

andrericardo escreveu:so o volante
11kg!!!!!!! dasssse
tanto peso, o meu pesa 3.8kg e fui eu que o cortei, depois mandei aqui para as Maquinas Pinheiro para calibrar, ficou muito bom
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Mensagem  Pafda Dom Jan 23, 2011 11:14 pm

Boas.
Do pouco que sei também concordo com o Ricardo/Nuno Almeida.
O facto de retirares o “excesso” de ferro no torno esta bem feito mas como o material por si não é todo uniforme, e é de grande conveniência mandar depois equilibrar o volante.
Mando um link do youtube para vocês perceberem o que quero dizer.



Como podes ver o volante de motor é de um subaro, contudo a teoria é a mesma.
Do inicio ate ao minuto 1.30 é só para ligeirar, ou seja exactamente o que fizeste.
A parir dai e para equilibrar.
Como podes ver como o torno para equilibrar o volante de motor são maquinarias apropriadas.
No minuto 3.00 podes ver que o volante esta desequilibrado, a 2,9 do lado esquerdo e 2,1do lado direito(pounds ou gramas não sei)
Esta pequena diferença pode vir a dar cabo dos apoios da cambota, no caso dos minis não digo mas nos outro motores ate pode vir a empenar os veios primários das caixas de velocidades.


Espero ter sido útil.

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Mensagem  Fábio aka "O Caloiro" Seg Jan 24, 2011 12:49 am

Exacto, como disse aqui o amigo acima estes sao os passos mais correctos porque o material nao é todo uniforme na sua constituiçao, fugindo um pouco mas sendo um exemplo bastante banal calibrar as jantes quando se troca de pneus pois estes tambem teem mais massa nuns sitios do que em outros, pode adicionar.se peso ou retirar.se conforme seja mais vantajoso ou conveniente, quando estagiei no boia e irmao calibrei muitas turbinas pra extratores industriais e o processo é exactamente o mesmo eheh Wink
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Mensagem  pollini Seg Jan 24, 2011 9:48 am

supostamente não se deveria ir um pouco mais alem?
ou seja, não basta apenas trocar o volante por um mais leve calibrado mas o ideal seria calibrar o conjunto todo (volante, cambota e poli?

esta duvida surge pq quero por um volante mais leve, já calibrado, mas não quero abrir o motor novamente.
será que fará muita diferença a nivel de desgaste de bronzes, apoios e cambota?
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Mensagem  Fábio aka "O Caloiro" Seg Jan 24, 2011 10:42 am

Em principio nao pois prossopostamente as peças de origem devem estar calibradas mas se surgir a oportunidade aproveita para verificar Very Happy
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Mensagem  lmbm Seg Jan 24, 2011 12:18 pm

Boas Sérgio,

como disseste o ideal é calibrar tudo, mas há muito boa gente ( eu incluido ) que troca o volante do motor e apenas equilibra o volante/prato/prensa , e há quem nao equilibre nada.
Até ver nao deu problemas e já tem uns bons kms....

Atenção que salvo muito raras excepções nenhum dos volantes leves/ultraleves que encontras á venda vêm equilibrados, tens que equilibrar tudo.

Cumprimentos
Luis

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Mensagem  pollini Seg Jan 24, 2011 12:22 pm

Atenção que salvo muito raras excepções nenhum dos volantes leves/ultraleves que encontras á venda vêm equilibrados, tens que equilibrar tudo.

sério? essa é uma boa informação!
mas não devia ser assim
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Mensagem  Pafda Seg Jan 24, 2011 1:05 pm

Sim essa historia dos volantes novos aligeirados desequilibrados já tinha ouvido.
Porque eles estão a pensar mais em quantidade e não em qualidade.

Por isso é que digo que é conveniente mandar aligeirar tudo.
E os volantes desalinhados a curto prazo não dão problemas mas a longo sim.

Um dos principais problemas dos volantes desalinhados é o excesso de vibração.
e temos que pensar assim:
10g num volante de 10Kg pode não faz muita diferença.
Estamos a falar de 1% desalinhado.

Agora se 10g num volante que tem 3kg.
apesar de ser 3,3%
Pode parecer pouco mas já estamos a falar um pouco mais do triplo do desalinhamento.

E como disse a curto prazo pode não haver problemas e a longo prazo pode.
Por isso pelo sim e pelo não... calibrar o volante de motor não me parece uma ma opção.

Se queremos as coisas bem feitas e que durem, é de grande conveniência fazer-mos os passos todos, e certos.

e outra coisa que queria mencionar.
Normalmente quando se manda aligeiras os volantes de motor, são volantes as vezes com mais de 30 anos.
E na altura as maquinas não tinham a mesma tolerância que as de hoje.
Porque não aproveitar essa pequena evolução?
Podes ter um motor com boa resposta e performance e sem sofre mais vibrações com isso.

No entanto isto é uma opiniao minha. Razz
Acho que não perdias nada ao fazer isso.

É a minha opinião
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