Mini Van 1000, a desejada
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José Cardoso
sim_ou_nao
6 participantes
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Mini Van 1000, a desejada
Boas,
tenho mais um livrete mal... possa...
tenho uma carrinha van mil, que pelo numero de chassis XLV17007280S (mas no livrete XLV17007280"5"), dá como se fosse uma panel van de 1969 até 1974, certo?
no entanto tenho o livrete a 01-01-1976, e só hoje na inspecção é que vi porque o Inspector me alertou e deixou registado na folha de inspecção... não ha matriculas a 01-01 lol e o modelo nem deve estar correcto...
o que é estranho é que tudo o resto bate certo...
os livretes vieram do mesmo sitio, mas realmente isto é uma porcaria e não sei como mudar.
tenho mais um livrete mal... possa...
tenho uma carrinha van mil, que pelo numero de chassis XLV17007280S (mas no livrete XLV17007280"5"), dá como se fosse uma panel van de 1969 até 1974, certo?
no entanto tenho o livrete a 01-01-1976, e só hoje na inspecção é que vi porque o Inspector me alertou e deixou registado na folha de inspecção... não ha matriculas a 01-01 lol e o modelo nem deve estar correcto...
o que é estranho é que tudo o resto bate certo...
os livretes vieram do mesmo sitio, mas realmente isto é uma porcaria e não sei como mudar.
Última edição por nuty em Sáb Dez 06, 2014 8:43 pm, editado 1 vez(es)
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
Acontece com todos os carros que tiveram a matricula cancelada, vai ao IMTT que eles resolvem isso. No meu caso pelo menos resolveram... podes é ter de pagar um livrete novo!!!
Re: Mini Van 1000, a desejada
sim_ou_nao escreveu:Acontece com todos os carros que tiveram a matricula cancelada, vai ao IMTT que eles resolvem isso. No meu caso pelo menos resolveram... podes é ter de pagar um livrete novo!!!
pensava que os carros só poderiam ficar com as matriculas canceladas se fossem pos 1980, e tivessem mais de 5anos sem fazer, certo?
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
Também já tenho esta situação resolvida.
um Sr. Antonio, irá me enviar um documento a comprovar o registo deste carro para poder matricular na altura correcta.
e acho que é oficialmente minha a carrinha
em breve coloco fotos.
um Sr. Antonio, irá me enviar um documento a comprovar o registo deste carro para poder matricular na altura correcta.
e acho que é oficialmente minha a carrinha
em breve coloco fotos.
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
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agora tenho um problema, montem uns amortecedores novos, e a roda roça, como posso fazer resolver isto?
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agora tenho um problema, montem uns amortecedores novos, e a roda roça, como posso fazer resolver isto?
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nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
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e os travões, não travão nada...
exemplo, o travão de trás, com o pé quase não trava mas o travão de mão trava bem.
mandei vir uns bombitos, abri para ver e aquilo está tudo bom, não percebo porque não trava
e os travões, não travão nada...
exemplo, o travão de trás, com o pé quase não trava mas o travão de mão trava bem.
mandei vir uns bombitos, abri para ver e aquilo está tudo bom, não percebo porque não trava
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
e entra muitos gazes para dentro do habitaculo
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
Mais umas fotos
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alguns pontos a ganhar ferrugem
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os bornos da bateria batem no ferro que segura o capo
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alguns pontos a ganhar ferrugem
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nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
a carrinha está a meter muitos gases para dentro do carro o que poderei fazer?
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
Esse modelo de carrinha tb é o meu preferido, com as duas portas na traseira fica com outro charme
O problema dos amortecedores, uma vez que já os montou e já não os devem trocar, resolvem-se com uns espaçadores.
Os travões, uma vez que os bombites estão bons, pode ser da bomba principal ou das tubagens antigas estarem obstruidas. Faça o seguinte teste:
-comece por sangrar os travões nas 4 rodas;
-de seguida com o carro parado pressione o pedal do travão, se não parar antes de chegar ao final do curso, é porque a bomba já não esta nas melhores condições;
-desmonte a bomba e veja como esta, se o interior ainda estiver com bom aspecto um kit de reparação resolve isso. Não é muito caro e fica com a bomba nova;
-antes de montar de novo a bomba, abra os 4 sangradores e com uma pistola de ar comprimido sopre todas as tubagens para fazer sair o óleo de travões velho e verificar se não tem nenhum tubo de travão obstruido.
O problemas dos gases de escape:
Primeiro começe por saber a origem dos mesmos, pode ser por uma fuga no escape ou pelos respiros do motor mal ligados,
Em segundo, verifique todas as borrachas-passa-fios e juntas entre o cofre do motor e o habitaculo, certamente é por ai que passam os gases de escape.
Um dos sintomas de um motor antigo é os gases de escape terem um cheiro muito forte, isso é causado pelos oleos já muito usados e de depositos acumulados no seu interior do motor e neste caso caixa de velocidades. Para reduzir/acabar com isso, pode-se lavar o interior do motor com uma mistura de gasoleo e oleo. Retira-se o óleo velho sem necessidade de trocar já o filtro, mistura-se 2 l de óleo 20w40, ou semelhante e 1,5 l de gasoleo, e verte-se o preparado para dentro do motor, coloca-se a trabalhar ao relanti durante cerca de 10 a 15 minutos. Ao fim, retira-se o preparado e filto de óleo, deixa-se ficar a escorrer durante uns 15, 20 minutos e de forma que o motor/carro fique inclinado com bujão do óleo na parte mais baixa.
Ao fim desse tempo e se já não pingar nada, é por óleo e filtro novo.
Para os mais céticos, este processo tb pode ser feito só com óleo e andar com o mesmo por um período de tempo menor, tipo 1000km.
O deposido de gasolina tb deve ser inspeçionado, e de tiver gasolina já muito velha e residuos/lixo, deve ser demontado e limpo. Quando se anda pouco com um carro e passa longos periodos de tempo parado, deve-se sempre tentar deixar com a quantidade minima de combustivel. Os combustiveis tb têm validade, por norma cerca de 3 a 4 meses, depois de passado este tempo já não têm as mesmas propriedadas quimicas, não sendo já o melhor para a saúde dos motores.
Pelas fotos a carrinha parece ainda estar com boa saúde a nivel geral. Qual a ideia, restaurar, gozar por mais uns tempos?
O problema dos amortecedores, uma vez que já os montou e já não os devem trocar, resolvem-se com uns espaçadores.
Os travões, uma vez que os bombites estão bons, pode ser da bomba principal ou das tubagens antigas estarem obstruidas. Faça o seguinte teste:
-comece por sangrar os travões nas 4 rodas;
-de seguida com o carro parado pressione o pedal do travão, se não parar antes de chegar ao final do curso, é porque a bomba já não esta nas melhores condições;
-desmonte a bomba e veja como esta, se o interior ainda estiver com bom aspecto um kit de reparação resolve isso. Não é muito caro e fica com a bomba nova;
-antes de montar de novo a bomba, abra os 4 sangradores e com uma pistola de ar comprimido sopre todas as tubagens para fazer sair o óleo de travões velho e verificar se não tem nenhum tubo de travão obstruido.
O problemas dos gases de escape:
Primeiro começe por saber a origem dos mesmos, pode ser por uma fuga no escape ou pelos respiros do motor mal ligados,
Em segundo, verifique todas as borrachas-passa-fios e juntas entre o cofre do motor e o habitaculo, certamente é por ai que passam os gases de escape.
Um dos sintomas de um motor antigo é os gases de escape terem um cheiro muito forte, isso é causado pelos oleos já muito usados e de depositos acumulados no seu interior do motor e neste caso caixa de velocidades. Para reduzir/acabar com isso, pode-se lavar o interior do motor com uma mistura de gasoleo e oleo. Retira-se o óleo velho sem necessidade de trocar já o filtro, mistura-se 2 l de óleo 20w40, ou semelhante e 1,5 l de gasoleo, e verte-se o preparado para dentro do motor, coloca-se a trabalhar ao relanti durante cerca de 10 a 15 minutos. Ao fim, retira-se o preparado e filto de óleo, deixa-se ficar a escorrer durante uns 15, 20 minutos e de forma que o motor/carro fique inclinado com bujão do óleo na parte mais baixa.
Ao fim desse tempo e se já não pingar nada, é por óleo e filtro novo.
Para os mais céticos, este processo tb pode ser feito só com óleo e andar com o mesmo por um período de tempo menor, tipo 1000km.
O deposido de gasolina tb deve ser inspeçionado, e de tiver gasolina já muito velha e residuos/lixo, deve ser demontado e limpo. Quando se anda pouco com um carro e passa longos periodos de tempo parado, deve-se sempre tentar deixar com a quantidade minima de combustivel. Os combustiveis tb têm validade, por norma cerca de 3 a 4 meses, depois de passado este tempo já não têm as mesmas propriedadas quimicas, não sendo já o melhor para a saúde dos motores.
Pelas fotos a carrinha parece ainda estar com boa saúde a nivel geral. Qual a ideia, restaurar, gozar por mais uns tempos?
José Cardoso- Mensagens : 1430
Data de inscrição : 28/11/2009
Localização : Baião
Re: Mini Van 1000, a desejada
Por agora é só fazer estes pequenos arranjos, travões; gazes; limpar a zona do motor.
e depois se calhar mudar a linha de escape e andar com ela.
a carrinha não foi restaurada, mas infelizmente colaram as carpetes
e as janelas metem agua, onde encontro estes raspadores das janelas?
e depois se calhar mudar a linha de escape e andar com ela.
a carrinha não foi restaurada, mas infelizmente colaram as carpetes
e as janelas metem agua, onde encontro estes raspadores das janelas?
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
Boas, preciso da vossa ajuda.
já arranjei a bomba de travão (usada) com o kit novo de reparação, mas continua a travar mal... e foi sangrado o sistema.
os gases penso que já esteja resolvido, era o carburador estragado que entornava gasolina...
já arranjei a bomba de travão (usada) com o kit novo de reparação, mas continua a travar mal... e foi sangrado o sistema.
os gases penso que já esteja resolvido, era o carburador estragado que entornava gasolina...
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
Como é que estava o interior dessa bomba de travão?
Se o cilindro interior já estava picado/desgastado da corrosão, esse kit de reparação não serviu de nada...
Se o cilindro interior já estava picado/desgastado da corrosão, esse kit de reparação não serviu de nada...
José Cardoso- Mensagens : 1430
Data de inscrição : 28/11/2009
Localização : Baião
Re: Mini Van 1000, a desejada
José Cardoso escreveu:Como é que estava o interior dessa bomba de travão?
Se o cilindro interior já estava picado/desgastado da corrosão, esse kit de reparação não serviu de nada...
Eu não vi, mas um amigo que meteu disse que estava boa... Tem por aí alguma?
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
Esta certo.
Não tenho nenhuma bomba de travões em condições para venda, mas cá no fórum deve haver alguém que tenha. Tenta perguntar ao Polini que ele costuma ter material desse de Minis desmontados em funcionamento.
Não tenho nenhuma bomba de travões em condições para venda, mas cá no fórum deve haver alguém que tenha. Tenta perguntar ao Polini que ele costuma ter material desse de Minis desmontados em funcionamento.
José Cardoso- Mensagens : 1430
Data de inscrição : 28/11/2009
Localização : Baião
Re: Mini Van 1000, a desejada
Tenho estado um bocado ausente, mas o que é certo é que ainda não consegui meter a carrinha a travar bem...
vou ter de tirar tudo, e ver ponto a ponto.
vou ter de tirar tudo, e ver ponto a ponto.
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
É um sistema de travagem tão simples!
Para ver se os tubos não estão obstruídos basta desapertar os sangradores, o tubo de saída da bomba principal e injetar ar comprimido la para dentro.
A bomba já foi reparada com um kit, certo?
Se ainda não funciona bem é porque o cilindro interior já estava riscado/desgastado/corroído...
Para ver se os tubos não estão obstruídos basta desapertar os sangradores, o tubo de saída da bomba principal e injetar ar comprimido la para dentro.
A bomba já foi reparada com um kit, certo?
Se ainda não funciona bem é porque o cilindro interior já estava riscado/desgastado/corroído...
José Cardoso- Mensagens : 1430
Data de inscrição : 28/11/2009
Localização : Baião
Re: Mini Van 1000, a desejada
José Cardoso escreveu:É um sistema de travagem tão simples!
Para ver se os tubos não estão obstruídos basta desapertar os sangradores, o tubo de saída da bomba principal e injetar ar comprimido la para dentro.
A bomba já foi reparada com um kit, certo?
Se ainda não funciona bem é porque o cilindro interior já estava riscado/desgastado/corroído...
recebi 3 bombas de travão, comprei 2 kits e usei os dois nas duas bombas "melhores" estão as duas sem travar, só ainda não soprei lá para dentro, vou ter de experimentar.
também já tem bombitos novos.
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
Os cilindros das bombas de travões reparadas estavam em bom estado?
É fácil de perceber se estão boas ou não, quando se raciona o travão num circuito bem sangrado, o pedal nunca vai ao fim do curso por mais tempo que se deixe la o pé a fazer força.
Cá para mim devem ser esses tubos flexíveis que já viram melhores dias... 4 tubos novos e fica o problema resolvido por muitos anos.
É fácil de perceber se estão boas ou não, quando se raciona o travão num circuito bem sangrado, o pedal nunca vai ao fim do curso por mais tempo que se deixe la o pé a fazer força.
Cá para mim devem ser esses tubos flexíveis que já viram melhores dias... 4 tubos novos e fica o problema resolvido por muitos anos.
José Cardoso- Mensagens : 1430
Data de inscrição : 28/11/2009
Localização : Baião
Re: Mini Van 1000, a desejada
José Cardoso escreveu:Os cilindros das bombas de travões reparadas estavam em bom estado?
É fácil de perceber se estão boas ou não, quando se raciona o travão num circuito bem sangrado, o pedal nunca vai ao fim do curso por mais tempo que se deixe la o pé a fazer força.
Cá para mim devem ser esses tubos flexíveis que já viram melhores dias... 4 tubos novos e fica o problema resolvido por muitos anos.
ainda não troquei os tubos flexíveis, apenas por falta de disponibilidade, porque trabalhei numa oficina que fazia estes tubos e tenho facilidade de ir lá fazer novos e trazer...
mas são tudo situações que tenho de ver rapidamente, tenho o carro parado à praticamente um ano por causa disto...
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
Pessoal, que jantes é que colocariam na carrinha?
qual a vossa opinião?
obrigado
qual a vossa opinião?
obrigado
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
e que volante?
pergunto também uma coisa, para poder baixar a carrinha, basta alterar os "hilow"?
fácil mudar em casa? alguém tem por ai algum kit? gracias
pergunto também uma coisa, para poder baixar a carrinha, basta alterar os "hilow"?
fácil mudar em casa? alguém tem por ai algum kit? gracias
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Re: Mini Van 1000, a desejada
nuty escreveu:Pessoal, que jantes é que colocariam na carrinha?
qual a vossa opinião?
obrigado
Caro amigo, em relação às jantes, tendo em conta o estilo que é, opte pelo original, tipo isto ou com tampão cromado.
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Já assim era a fugir à originalidade:
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Esteticamente, é a minha opinião. Tudo depende da questão de manter original, ou preferir uma linha mais moderna.
Cumprimentos Proença
joao proença- Mensagens : 18
Data de inscrição : 12/04/2015
Idade : 49
Localização : Braga
Re: Mini Van 1000, a desejada
Gosto desta cor cinza, qualquer dia ainda a pinto assim.
das jantes, gosto de ver as originais, mas penso que ficará melhor um pouco mais largas, não?
das jantes, gosto de ver as originais, mas penso que ficará melhor um pouco mais largas, não?
nuty- Mensagens : 293
Data de inscrição : 20/10/2012
Venda
Caro amigo se tiver inteçoes de vender estou interessado..
Cesar67- Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/05/2016
Idade : 39
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