Distribuidor/Velas
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JRibeiro
HMS
Ffilipe
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Distribuidor/Velas
Boas!
Tenho uma dúvida de qual a ordem de ligação dos cabos das velas do Distribuidor ás Velas!
Qual é a ordem ?
obrigado
Tenho uma dúvida de qual a ordem de ligação dos cabos das velas do Distribuidor ás Velas!
Qual é a ordem ?
obrigado
Ffilipe- Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/04/2010
Idade : 40
Localização : Viseu
Re: Distribuidor/Velas
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epa eu sei k a imagem é pequena mas como é a cores pode ser k de para te desenrascares
Convidad- Convidado
Re: Distribuidor/Velas
obrigada pela ajuda
E Se estiverem mal ligadas(por outra ordem qualquer) o que pode originar??
E Se estiverem mal ligadas(por outra ordem qualquer) o que pode originar??
Ffilipe- Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/04/2010
Idade : 40
Localização : Viseu
Re: Distribuidor/Velas
obrigad
é que o carro tende em nao pegar!
é que o carro tende em nao pegar!
Ffilipe- Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/04/2010
Idade : 40
Localização : Viseu
Re: Distribuidor/Velas
O distribuidor ta a ponto?
LuisPereira- Mensagens : 8252
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 45
Localização : Dona Maria/Caneças/Sintra
Re: Distribuidor/Velas
Não sei se fazem faisca, mas vou ver.
Como é que sei se o distribuidor está a ponto???
Como é que sei se o distribuidor está a ponto???
Ffilipe- Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/04/2010
Idade : 40
Localização : Viseu
Re: Distribuidor/Velas
tira-lhe a tampa fora e da a xave e ve se o platinado abre,kanto as velas basta pousar no bloco k ja ves se da faisca ou nao...
Nunotdi- Moderador
- Mensagens : 9418
Data de inscrição : 19/06/2009
Idade : 39
Localização : Gondomar
Re: Distribuidor/Velas
Com um aparelho que os mecânicos têm, tipo strob, que não sei como se chama.Ffilipe escreveu:Como é que sei se o distribuidor está a ponto???
Re: Distribuidor/Velas
HMS escreveu:Com um aparelho que os mecânicos têm, tipo strob, que não sei como se chama.Ffilipe escreveu:Como é que sei se o distribuidor está a ponto???
pistola estretoscopica
LuisPereira- Mensagens : 8252
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 45
Localização : Dona Maria/Caneças/Sintra
Re: Distribuidor/Velas
Com a igniçao ligada e o carro desligado
é ligar um fio do pólo positivo (negativo em carros de massa positiva) da bateria a um pólo de uma lâmpada de teste, e o outro pólo da lâmpada com outro fio ao terminal do distribuidor.
Com a tampa do distribuidor removida, deve-se então aproximar o rotor da posição em que dispara o cilindro número 4 (em motores de 4 cilindros), dado que o número 1 está no ponto morto entre o fim do escape e início de admissão, e o cilindro que lhe está em oposição natural é o 4 (nos 4 em linha, obviamente) que se encontra a disparar.
Ligando então a lâmpada de testes, o distribuidor deve ser fixado grosso modo no ponto em que, rodando no sentido normal de funcionamento, o rotor esteja a apontar para o cilindro #4 e a lâmpada de testes esteja no ponto exacto em que passa de acesa para apagada (início da abertura dos platinados interrompendo o circuito).
Convém lembrar que o motor deve estar parado na posição correspondente ao avanço estático da ignição, e não no seu ponto morto natural. Podem encontrar estas marcações e valores no manual do carro ou num manual de oficina
Ou seja
Corpo do distribuibor desapertado.
Um fio da lampada na entrada da Bobine que vem do distribuidor.
Outro na massa do veiculo.
Chave ligada
Abrir a janelinha da tampa da embraiagem
Procurar dentro da janela a marcação no volante do motor e alinha~la com a graduação desejada e marcada na janela.
rodar o distribuidor até a lampada apagar e em principio está a ponto.
Para ver a marca e como o mini é apertado da para fazer com um espelho
é ligar um fio do pólo positivo (negativo em carros de massa positiva) da bateria a um pólo de uma lâmpada de teste, e o outro pólo da lâmpada com outro fio ao terminal do distribuidor.
Com a tampa do distribuidor removida, deve-se então aproximar o rotor da posição em que dispara o cilindro número 4 (em motores de 4 cilindros), dado que o número 1 está no ponto morto entre o fim do escape e início de admissão, e o cilindro que lhe está em oposição natural é o 4 (nos 4 em linha, obviamente) que se encontra a disparar.
Ligando então a lâmpada de testes, o distribuidor deve ser fixado grosso modo no ponto em que, rodando no sentido normal de funcionamento, o rotor esteja a apontar para o cilindro #4 e a lâmpada de testes esteja no ponto exacto em que passa de acesa para apagada (início da abertura dos platinados interrompendo o circuito).
Convém lembrar que o motor deve estar parado na posição correspondente ao avanço estático da ignição, e não no seu ponto morto natural. Podem encontrar estas marcações e valores no manual do carro ou num manual de oficina
Ou seja
Corpo do distribuibor desapertado.
Um fio da lampada na entrada da Bobine que vem do distribuidor.
Outro na massa do veiculo.
Chave ligada
Abrir a janelinha da tampa da embraiagem
Procurar dentro da janela a marcação no volante do motor e alinha~la com a graduação desejada e marcada na janela.
rodar o distribuidor até a lampada apagar e em principio está a ponto.
Para ver a marca e como o mini é apertado da para fazer com um espelho
LuisPereira- Mensagens : 8252
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 45
Localização : Dona Maria/Caneças/Sintra
Re: Distribuidor/Velas
Esta explicação do Luís acho que é um teste alternativo!
Com a pistola estretoscopica (vou ver se não me esqueço do nome), a afinação é feita com o motor a trabalhar!
Com a pistola estretoscopica (vou ver se não me esqueço do nome), a afinação é feita com o motor a trabalhar!
Re: Distribuidor/Velas
HMS escreveu:Esta explicação do Luís acho que é um teste alternativo!
Com a pistola estretoscopica (vou ver se não me esqueço do nome), a afinação é feita com o motor a trabalhar!
Yup, mas com uma lampada e 2 bocados de fio sai mais barato
LuisPereira- Mensagens : 8252
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 45
Localização : Dona Maria/Caneças/Sintra
Re: Distribuidor/Velas
Tiras os cachimbos fora e com uma vela em um cachimbo encostas-a ao motor.
Pedes a alguem para dar a chave e pronto... se tiveres faisca tens o distribuidor fora de ponto.
Certefica-te que o motor está a fazer massa!
Pedes a alguem para dar a chave e pronto... se tiveres faisca tens o distribuidor fora de ponto.
Certefica-te que o motor está a fazer massa!
Re: Distribuidor/Velas
JRibeiro escreveu:Tiras os cachimbos fora e com uma vela em um cachimbo encostas-a ao motor.
Pedes a alguem para dar a chave e pronto... se tiveres faisca tens o distribuidor fora de ponto.
Certefica-te que o motor está a fazer massa!
????????
entao anda tudo com o motor fora de ponto, é que so ha explosao se houver faisca....
LuisPereira- Mensagens : 8252
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 45
Localização : Dona Maria/Caneças/Sintra
Re: Distribuidor/Velas
Deve haver aqui algum enganoJRibeiro escreveu:Tiras os cachimbos fora e com uma vela em um cachimbo encostas-a ao motor.
Pedes a alguem para dar a chave e pronto... se tiveres faisca tens o distribuidor fora de ponto.
Certefica-te que o motor está a fazer massa!
Re: Distribuidor/Velas
Deve ser nao tens faisca, mas eu mesmo sem tar a ponto tinha faisca no meu
LuisPereira- Mensagens : 8252
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 45
Localização : Dona Maria/Caneças/Sintra
Re: Distribuidor/Velas
Ja fiz o teste da faisca das velas e isso dá.
mas nao sei se está no ponto... mas não pega
mas nao sei se está no ponto... mas não pega
Ffilipe- Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/04/2010
Idade : 40
Localização : Viseu
Re: Distribuidor/Velas
arranja alguem para dar a chave e vai avançando ou atrasando o distribuidorFfilipe escreveu:Ja fiz o teste da faisca das velas e isso dá.
mas nao sei se está no ponto... mas não pega
barradas- Mensagens : 689
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : évora
Re: Distribuidor/Velas
Como faço isso?
Ffilipe- Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/04/2010
Idade : 40
Localização : Viseu
Re: Distribuidor/Velas
alargas o distribuidor e cravas ajuda de alguem para dar a chave enquanto ele da a chave tu rodas o distribuidor para a frente ou para traz ate veres que o carro esta a querer pegarFfilipe escreveu:Como faço isso?
barradas- Mensagens : 689
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : évora
Re: Distribuidor/Velas
xega gasolina?
Nunotdi- Moderador
- Mensagens : 9418
Data de inscrição : 19/06/2009
Idade : 39
Localização : Gondomar
Re: Distribuidor/Velas
Pois... quando dou á chave ele quer trabalhar, mas com o pedal do acelerador no fundo. pk se for sem o pedal no fundo não quer pegar nada.
Ffilipe- Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/04/2010
Idade : 40
Localização : Viseu
Re: Distribuidor/Velas
eu ate poso tar a ser burro mas,no teu caso tirava as velas fora e deitava gasolina dentro do cilindro metia as velas e dava a xave....Ffilipe escreveu:Pois... quando dou á chave ele quer trabalhar, mas com o pedal do acelerador no fundo. pk se for sem o pedal no fundo não quer pegar nada.
Nunotdi- Moderador
- Mensagens : 9418
Data de inscrição : 19/06/2009
Idade : 39
Localização : Gondomar
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