[DIY] Indicador do estado da bateria
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[DIY] Indicador do estado da bateria
http://www.malhatlantica.pt/amjb/ta/verificadordoestadodebateriasdeautomovel.pdf
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
Porque é que por vezes pomos as baterias a carga e elas parece que estão a frever por dentro?
Alguem sabe o porque?
Alguem sabe o porque?
Última edição por Tiago Fernandes em Sex Dez 02, 2011 1:37 pm, editado 1 vez(es)
Tiago Fernandes- Mensagens : 1814
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Oliveira do Hospital
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
Ligas um multímetro à bateria e vês a carga da mesma, com o carro desligado deve estar entre os 12 e os 13 volts (aproximadamente), com o carro a trabalhar a voltagem da bateria já deve ir para os 14 volts...
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
Tiago Fernandes escreveu:Porque é que por vezes pomos as baterias a carga e elas parece que estão a frever por dentro?
Alguem sabe o porque?
E mau ou bom sinal?
Tiago Fernandes- Mensagens : 1814
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Oliveira do Hospital
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
Tiago Fernandes escreveu:Tiago Fernandes escreveu:Porque é que por vezes pomos as baterias a carga e elas parece que estão a frever por dentro?
Alguem sabe o porque?
E mau ou bom sinal?
Não é normal não, essa bateria deve estar em curto
A parte interna da bateria é composta de placas do chumbo embebidas em solução de ácido sulfúrico e separadas por placas de plástico , o que faz a eletrólize gerar eletricidade em cada célula, quando ferve é porque houve o rompimento de uma placa.
nfernandes- Moderador
- Mensagens : 10411
Data de inscrição : 18/04/2009
Idade : 47
Localização : Alverca
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
é eu nao tenho muito tempo de vida (carregar bats) mas sempre que carrego elas (fervem)nfernandes escreveu:Tiago Fernandes escreveu:Tiago Fernandes escreveu:Porque é que por vezes pomos as baterias a carga e elas parece que estão a frever por dentro?
Alguem sabe o porque?
E mau ou bom sinal?
Não é normal não, essa bateria deve estar em curto
A parte interna da bateria é composta de placas do chumbo embebidas em solução de ácido sulfúrico e separadas por placas de plástico , o que faz a eletrólize gerar eletricidade em cada célula, quando ferve é porque houve o rompimento de uma placa.
barradas- Mensagens : 689
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : évora
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
Tenho 2 anbas fervem, um só tem 8 meses, e nem uma nem outra põe o carro a trabalhar, se forem as duas juntas já põe a trabalhar...
Tiago Fernandes- Mensagens : 1814
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Oliveira do Hospital
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
epa mas (ferver) nao quer dizer que esta boa ou nao, se fica a carregar uma noite inteira e depois nao pega, nao deve estar boa, mas se so tem 8m esta na garantia troca por outraTiago Fernandes escreveu:Tenho 2 anbas fervem, um só tem 8 meses, e nem uma nem outra põe o carro a trabalhar, se forem as duas juntas já põe a trabalhar...
barradas- Mensagens : 689
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : évora
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
barradas escreveu: é eu nao tenho muito tempo de vida (carregar bats) mas sempre que carrego elas (fervem)
Quando se dá carga a mais á bateria ela tb tende a ferver... por exemplo se o alternador estiver a fornecer mais que os 14V pode aconteçer esse efeito.
Tiago Fernandes escreveu:Tenho 2 anbas fervem, um só tem 8 meses, e nem uma nem outra põe o carro a trabalhar, se forem as duas juntas já põe a trabalhar...
Se só com duas consegues meter o carro a trabalhar de certo que tens elementos em ambas na sucata ou então estão as duas descarregadas.
nfernandes- Moderador
- Mensagens : 10411
Data de inscrição : 18/04/2009
Idade : 47
Localização : Alverca
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
eu meto a carga um dia completo, se meter agora so tiro amanha a esta hora, será que estou a fazer m£rda?nfernandes escreveu:barradas escreveu: é eu nao tenho muito tempo de vida (carregar bats) mas sempre que carrego elas (fervem)
Quando se dá carga a mais á bateria ela tb tende a ferver... por exemplo se o alternador estiver a fornecer mais que os 14V pode aconteçer esse efeito.Tiago Fernandes escreveu:Tenho 2 anbas fervem, um só tem 8 meses, e nem uma nem outra põe o carro a trabalhar, se forem as duas juntas já põe a trabalhar...
Se só com duas consegues meter o carro a trabalhar de certo que tens elementos em ambas na sucata ou então estão as duas descarregadas.
barradas- Mensagens : 689
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : évora
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
Há um comprovador de baterias e como foi referido exactamente desligado 12v a trabalhar 14v é normal agora de 14v para cima o alternador ta em sobrecarga tem problemas portanto tá a carregar a mais neste caso vê-se com este aparelho a baixo de 12v não está a carregar a bateria também com problemas,se for a bateria este aparelho indica também se está a 25% perto dos 11v mais um pouco tá a 50% e mais um pouco a 75% e acima de 12V está a 100%,mas á uma maneira mais facil de ver se a bateria pelo menos recebe carga ou seja de este aparelho for digital ou de ponteiro se este subir os valores ou o ponteiro do carregador esta bateria pelo menos aceita carga depois de um dia ou uma noite de uma carga lenta e recomendada verifica-se o valores dela tendo acima de 12v,aceitou a carga e esta boa está a 100%,abaixo de 12v esta bateria apesar de aceitar a carga não está boa.
Espero ter ajudado...
OBS:Este mesmo aparelho depois de carregada se esta aceitar carga,dá-se uma descarga com esse mesmo aparelho numa função do mesmo e se descer dos valor de 12v e manter-se nos 12v tá boa se esta descer dos 12v e ficar com valores inferiores a 12v esta bateria não esta boa e comprar outra...
Espero ter ajudado...
OBS:Este mesmo aparelho depois de carregada se esta aceitar carga,dá-se uma descarga com esse mesmo aparelho numa função do mesmo e se descer dos valor de 12v e manter-se nos 12v tá boa se esta descer dos 12v e ficar com valores inferiores a 12v esta bateria não esta boa e comprar outra...
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
quando uma bateria esta a levar carga de um carregador de baterias esta convem tirar as tampas da bateria para os vapores serem libertados.
eu acho que é normal ficar a ferver porque esta a fazer uma reacção quimica.
para tirar as provas se a bateria esta ou nao em boas condicções pode ser atraves de 1 densimetro de baterias( pode-se comprar em qualquer loja de peças de automoveis), isto e muito simples o densimetro tem 3 cores e cada cor corresponde a uma densidade
deixo aqui 1 site para alguem tirar duvidas
http://www.bateriaspioneiro.com.br/site/dicas_vidautil.php
eu acho que é normal ficar a ferver porque esta a fazer uma reacção quimica.
para tirar as provas se a bateria esta ou nao em boas condicções pode ser atraves de 1 densimetro de baterias( pode-se comprar em qualquer loja de peças de automoveis), isto e muito simples o densimetro tem 3 cores e cada cor corresponde a uma densidade
deixo aqui 1 site para alguem tirar duvidas
http://www.bateriaspioneiro.com.br/site/dicas_vidautil.php
chambino- Mensagens : 60
Data de inscrição : 07/10/2009
Idade : 39
Localização : povoa de santa iria
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
[quote="chambino"]quando uma bateria esta a levar carga de um carregador de baterias esta convem tirar as tampas da bateria para os vapores serem libertados.
eu acho que é normal ficar a ferver porque esta a fazer uma reacção quimica.
para tirar as provas se a bateria esta ou nao em boas condicções pode ser atraves de 1 densimetro de baterias( pode-se comprar em qualquer loja de peças de automoveis), isto e muito simples o densimetro tem 3 cores e cada cor corresponde a uma densidade
deixo aqui 1 site para alguem tirar duvidas
http://www.bateriaspioneiro.com.br/site/dicas_vidautil.php[/quote]
Eu sei de que devo tirar as tampas e tiro quando elas tem mas algumas não, e esse densimetro salvo erro só serve nas que tem tampas...
O que é uma bateria estar em curto, e é recuperavel?
Por lei qual o tempo de garantia de uma bateria automovel?
A quem diga que ferver é um sintoma normal, outros dizem que não...
eu acho que é normal ficar a ferver porque esta a fazer uma reacção quimica.
para tirar as provas se a bateria esta ou nao em boas condicções pode ser atraves de 1 densimetro de baterias( pode-se comprar em qualquer loja de peças de automoveis), isto e muito simples o densimetro tem 3 cores e cada cor corresponde a uma densidade
deixo aqui 1 site para alguem tirar duvidas
http://www.bateriaspioneiro.com.br/site/dicas_vidautil.php[/quote]
Eu sei de que devo tirar as tampas e tiro quando elas tem mas algumas não, e esse densimetro salvo erro só serve nas que tem tampas...
O que é uma bateria estar em curto, e é recuperavel?
Por lei qual o tempo de garantia de uma bateria automovel?
A quem diga que ferver é um sintoma normal, outros dizem que não...
Tiago Fernandes- Mensagens : 1814
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Oliveira do Hospital
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
Ng sabes destas coisas?
Tiago Fernandes- Mensagens : 1814
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Oliveira do Hospital
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
quote="Tiago Fernandes"]
Eu sei de que devo tirar as tampas e tiro quando elas tem mas algumas não, e esse densimetro salvo erro só serve nas que tem tampas...
As que dão para retirar as tampas devem de ser retiradas quando se metem á carga, embora tendo um respiro pode não ser o suficiente para os gases acumulados durante a carga saírem, e ela rebentar
Actualmente quase todas são seladas, não devendo ser recarregadas. é mesmo de propósito, tá "gasta" compra nova
O que é uma bateria estar em curto, e é recuperavel?
A bateria de chumbo-ácido é constituída de dois eletrodos; um de chumbo esponjoso e o outro de dióxido de chumbo em pó, ambos mergulhados em uma solução de ácido sulfúrico com densidade aproximada de 1,28g/mL dentro de uma malha de liga chumbo-antimônio. Esta liga é mais resistente à corrosão que o chumbo puro. de winkipedia
quando as placas de chumbo estão a tocar umas nas outras, porque a bateria está corroída interiormente,por explo,, está em curto, não dá para nada, lixo
Por lei qual o tempo de garantia de uma bateria automovel?
24 meses como tudo
A quem diga que ferver é um sintoma normal, outros dizem que não...
é normal, tem de acontecer, dependendo da amperagem de carga ferve mais ou menos, isso acontece porque existe uma reação quimica entre os elementos libertando vapores, por explo hidrogenio, o qual é explosivo, nunca aproximar fontes de calor quando se tem uma bateria á carga.
[/quote]
Eu sei de que devo tirar as tampas e tiro quando elas tem mas algumas não, e esse densimetro salvo erro só serve nas que tem tampas...
As que dão para retirar as tampas devem de ser retiradas quando se metem á carga, embora tendo um respiro pode não ser o suficiente para os gases acumulados durante a carga saírem, e ela rebentar
Actualmente quase todas são seladas, não devendo ser recarregadas. é mesmo de propósito, tá "gasta" compra nova
O que é uma bateria estar em curto, e é recuperavel?
A bateria de chumbo-ácido é constituída de dois eletrodos; um de chumbo esponjoso e o outro de dióxido de chumbo em pó, ambos mergulhados em uma solução de ácido sulfúrico com densidade aproximada de 1,28g/mL dentro de uma malha de liga chumbo-antimônio. Esta liga é mais resistente à corrosão que o chumbo puro. de winkipedia
quando as placas de chumbo estão a tocar umas nas outras, porque a bateria está corroída interiormente,por explo,, está em curto, não dá para nada, lixo
Por lei qual o tempo de garantia de uma bateria automovel?
24 meses como tudo
A quem diga que ferver é um sintoma normal, outros dizem que não...
é normal, tem de acontecer, dependendo da amperagem de carga ferve mais ou menos, isso acontece porque existe uma reação quimica entre os elementos libertando vapores, por explo hidrogenio, o qual é explosivo, nunca aproximar fontes de calor quando se tem uma bateria á carga.
[/quote]
RD- Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/02/2011
Idade : 43
Localização : MG
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
RD escreveu:
Actualmente quase todas são seladas, não devendo ser recarregadas. é mesmo de propósito, tá "gasta" compra nova
Mas supostamente a bateria enquanto está no carro a andar é mais ou menos equivalente a carga que recebe a carga que recebe parada em casa...
Tiago Fernandes- Mensagens : 1814
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Oliveira do Hospital
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
Tiago Fernandes escreveu:RD escreveu:
Actualmente quase todas são seladas, não devendo ser recarregadas. é mesmo de propósito, tá "gasta" compra nova
Mas supostamente a bateria enquanto está no carro a andar é mais ou menos equivalente a carga que recebe a carga que recebe parada em casa...
mais ou menos, recebe uma amperagem muito mais baixa no automovel, por explo uma alternador de um mil pode debitar 45/55 amperes, um carregador vai sempre para os 80/90 , é quase o dobro.
RD- Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/02/2011
Idade : 43
Localização : MG
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
Obrigado pelo esclarecimento...
Tiago Fernandes- Mensagens : 1814
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Oliveira do Hospital
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
RD escreveu:Tiago Fernandes escreveu:RD escreveu:
Actualmente quase todas são seladas, não devendo ser recarregadas. é mesmo de propósito, tá "gasta" compra nova
Mas supostamente a bateria enquanto está no carro a andar é mais ou menos equivalente a carga que recebe a carga que recebe parada em casa...
mais ou menos, recebe uma amperagem muito mais baixa no automovel, por explo uma alternador de um mil pode debitar 45/55 amperes, um carregador vai sempre para os 80/90 , é quase o dobro.
80/90 amperes?
Que é que tem em casa um carregador de 80/90 amp ou até mesmo de 45/55 amp?
Manuel Oliveira- Mensagens : 264
Data de inscrição : 17/10/2009
Idade : 74
Localização : Cabeçadas, Alvares, Gois
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
e sinal que estao a receber carga se algum nao tiver a ferver e porque tem um elemento avariadoTiago Fernandes escreveu:Porque é que por vezes pomos as baterias a carga e elas parece que estão a frever por dentro?
Alguem sabe o porque?
zeto- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 63
Localização : odivelas
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
Já que se fala de baterias... quais as specs da bateria para um 1000? (vou ter de comprar uma )
cravo- Mensagens : 230
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 52
Localização : Lisboa
Re: [DIY] Indicador do estado da bateria
cravo escreveu:Já que se fala de baterias... quais as specs da bateria para um 1000? (vou ter de comprar uma )
salvo erro 45 amperes é suficiente e o ideial... tens de ter em atenção o tamanho para caber na caixa, e de que lado queres o borne positivo e negativo...
( Sou capaz de vir a ter uma bateria nova para venda 45€ )
Tiago Fernandes- Mensagens : 1814
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Oliveira do Hospital
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