forumini
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Restauro Carrinha caixa aberta

3 participantes

Ir para baixo

Restauro Carrinha caixa aberta Empty Restauro Carrinha caixa aberta

Mensagem  MocetaoJ Seg Jan 21, 2019 1:47 pm

Boa tarde a todos,

Sou possuidor de uma carrinha de caixa aberta que está parada à cerca de 25 anos, nessa época foi toda reparada de chapa e pintura e permanece na garagem desde então, está sem motor porque a minha ideia à 25 anos era colocar um motor de um austin 1300 que cheguei a comprar e tenho, comprei a trabalhar com a ideia de manter a caixa com alavanca "malcriada" original. Os anos foram passando e outro tipo de prioridades e interesses deixaram a carrinha para trás, agora prometi à minha filha mais nova que tem 15 anos que o carro vai estar em pleno quanto tirar a carta 

Passados estes anos queria alterar a ideia inicial, nesse sentido partilho aqui a minha ideia para escutar as vossas sugestões.

Gostava de montar o motor 1300 que tenho, creio mesmo que o bloco é o mesmo do Cooper S e estava trabalhar, necessitará de ser desmontado mudados vedantes e retentores talvez seguementos e bronzes, mas gostava de substituir a caixa por uma de ultima geração de tirantes, a alavanca malcriada é pouco cômoda para condução principalmente se for um condutor com pouca expriencia de carros antigos. Gostava de alterar o cirquito de refrigeração para cirquito fechado e ventoinha electrica, passar o distribuidor para ignição electronica e montar um carborador que melhor se adapte a esta configuração. Necessito alterar os travões, à frente gostava de manter a jante 10 com travões de disco e a trás montar cubos mais largos para melhorar a travagem. A nível de conforto ouvi comentar que à quem altere as borrachas e cones para amortecedores com mola! Isto é possível? Melhora consideravelmente?

Se algum de vocês me puder ajudar com opiniões, materiais a adquirir e a quem manuais de oficina principalmente para motor e caixa fico agradecido.

Com amizade

JCM

MocetaoJ

Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/01/2011
Idade : 57
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Carrinha caixa aberta Empty Re: Restauro Carrinha caixa aberta

Mensagem  TelmaMarques Seg Jan 21, 2019 4:57 pm

Que excelente história! e que excelente motivo para voltar a colocar na estrada essa mini pick-up.
Em relação ao motor, penso que é uma excelente base, e acho que está a pensar de forma correta ao dizer que vai dar-lhe uma revisão geral (substituindo o material de desgaste) antes de o colocar no carro. Não faz sentido fazer de outra forma.

Em relação à refrigeração, já é muito usual hoje em dia colocar um radiador de alumínio e uma ventoinha eléctrica na cava da roda para qualquer situação extrema de aquecimento, até por ventura accionada por uma válvula de temperatura, que a faz ligar automaticamente. tenho esse sistema no meu carro já há muitos anos e estou muito satisfeito.

Em relação à ignição também existem hoje em dia kits de muito fácil montagem que substituem os platinados e condensadores com elevado sucesso, sem nunca falhar nem ser necessário andar sempre de olho naquilo. é só montar e andar.
Em relação ao carburador, penso que o carburador mais adequado ao seu motor é um HIF44, dá perfeitamente para o motor sem alterações e até com já algumas alterações também se porta muito bem, é bastante equilibrado.

A travagem, uma vez que quer colocar jante 10, terá que ser para discos de 7,5" que encontra também fácilmente na secção de vendas aqui do fórum. O user Pollini costuma ter esses sistemas à venda, praticamente prontos a montar ao sitio. Aliados aos tambores do GT atrás, fica o setup ideal.

Já em relação à utilização de molas, não posso dar grande opinião, porque nunca andei em nenhum com molas. Mas é certo que existe à venda e que em termos de durabilidade e fiabilidade serão bastante melhores, agora em termos de conforto não sei.

Os manuais, talvez encontre algo por aqui também, há uma secção dedicada só a esse aspeto.

Força nesse projeto! Queremos acompanhar as novidades, para isso talvez devesse criar um tópico na secção de "Projetos" e colocar umas fotos Wink
TelmaMarques
TelmaMarques

Mensagens : 1806
Data de inscrição : 01/10/2012
Localização : Águeda

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Carrinha caixa aberta Empty Re: Restauro Carrinha caixa aberta

Mensagem  Luis Cardoso Dom Fev 10, 2019 6:49 pm

Parabéns por voltar a por a Pick-up de volta a estrada ,
No post anterior já foi respondido a muitas das suas questões , relativamente às suspensões pode sempre optar por colocar os cepos de borracha mas nesta versão
Mais soft

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ou por esta conversão que não requer modificações é só colocar as molas e os Hi-Lows

Bom restauro e cumprimentos,
Luis Cardoso
Luis Cardoso

Mensagens : 659
Data de inscrição : 10/10/2009
Idade : 55
Localização : Ermesinde-Valongo

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Carrinha caixa aberta Empty Re: Restauro Carrinha caixa aberta

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos