Mini 1000 de 1980
+20
Ajp
lborges
José Cardoso
Jorge Junior
Minimaniac
sim_ou_nao
Maurílio Caires
pedro mini
Zordlyon
Machado
Diogo Neves
Nunotdi
bruno:
yoshi
Luis Cardoso
Ermida
nfernandes
Luciano Pereira
nunogalego
andrericardo
24 participantes
Página 5 de 5
Página 5 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: Mini 1000 de 1980
José Cardoso escreveu:
1 -Um carro de tracção dianteira com Lsd, sem direcção assistida, se for conduzido de "mansinho" mesmo que pela namorada do dono, não há problema, o Lsd comporta-se como um diferencial normal.
2 - O Lsd sem duvida que ajuda a por a tracção das rodas no chão, mas também diminui a potencia que chega as rodas, e dificulta a manobrabilidade do volante.
Caro Cardoso... que grds teorias estas!! eheheheh
1- Errado. Nunca se poderá comportar como um diferencial normal, pois ele está "sempre lá" por mais pequena que seja a curva. Como é lógico qto mais carga é exercida sobre o diferencial maior será o seu efeito.
2- Esta então.... Então a potência à roda não é a mesma??? 100cv à roda são com ATB ou sem ATB ou não? Deve estar a confundir com potência dissipada e aí carissimo.... o ATB ajuda a mitigar essa mesma potência dissipada.
O atrito apesar de existir pelo conjunto ATB + pneu é tb traduzido em maior eficácia, além disso a transmissão de potência à roda é mais direta.
Não conheço melhor descrição que esta:
The limited slip differential powers both drive wheels under nearly all conditions, instead of just one.
With an ordinary open differential, standard on most cars, a lot of precious power is wasted during wheelspin under acceleration.
This happens because the open differential shifts power to the wheel with less grip (along the path of least resistance).
The LSD, however, does just the opposite. It senses which wheel has the better grip, and biases the power to that wheel. It does this smoothly and constantly, and without ever completely removing power from the other wheel. Power to the ground!
The LSD powers both drive wheels under nearly all conditions, instead of just one.
With an ordinary open differential, standard on most cars, a lot of precious power is wasted during wheelspin under acceleration. This happens because the open differential shifts power to the wheel with less grip (along the path of least resistance). The LSD, however, does just the opposite. It senses which wheel has the better grip, and biases the power to that wheel. It does this smoothly and constantly, and without ever completely removing power from the other wheel.
In drag-race style, straight-line acceleration runs, this results in a close to ideal 50/50 power split to both drive wheels, resulting in essentially twice the grip of an ordinary differential.
The LSD biases power to the outside wheel, reducing inside-wheel spin. This allows the driver to begin accelerating earlier, exiting the corner at a higher speed.
LSD also controls loss of traction when the front wheels are on slippery surfaces such as ice and snow or mud, providing the appropriate biased traction needed to overcome these adverse conditions. The LSD provides continuous and infinitely variable drive.
Power is transferred automatically without the use of normal friction pads or plates seen in other limited-slip designs.
Read more: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Conclusão, LSD é um must have sempre que possível.
Ganha-se a direito, em curva, etc
Contras.... direção mais pesada e para o dia a dia é intragável sem uma Direção assistida!
Nos Minis como a fama de "smokey wheels" sempre esteve com o Mini, qdo se tem um motor mais pujante o efeito de patinar de rodas torna-se ainda mais evidente.
4pin atenua mas NUNCA SERÁ UM LSD!!!
Na altura em que estive a escolher o LSD acabei por escolher o ATB da Quaife por ser o unico com garantia vitalicia e que "descola" em desacelaração o que reduz o efeito de esticão ou de "continuar a puxar" as rodas qdo queremos fazer uma correção ao volante.
Jurguen- Mensagens : 224
Data de inscrição : 09/12/2010
Localização : LX
Re: Mini 1000 de 1980
...
Última edição por José Cardoso em Sáb Jun 02, 2012 6:53 am, editado 3 vez(es)
José Cardoso- Mensagens : 1430
Data de inscrição : 28/11/2009
Localização : Baião
Re: Mini 1000 de 1980
José Cardoso escreveu:
Bom dia,
"Como é lógico qto mais carga é exercida sobre o diferencial maior será o seu efeito."
Caro Jerguen, aqui está a dar razão à minha anterior afirmação...
"2- Esta então.... Então a potência à roda não é a mesma??? 100cv à roda são com ATB ou sem ATB ou não? Deve estar a confundir com potência dissipada e aí carissimo.... o ATB ajuda a mitigar essa mesma potência dissipada.
O atrito apesar de existir pelo conjunto ATB + pneu é tb traduzido em maior eficácia, além disso a transmissão de potência à roda é mais direta."
Para lhe "lembrar", um LSD (Limited Slip Differential) não é bem a mesma coisa que uma ATB (Automatic Torque Biasing), sendo no primeiro, segundo os Entendidos na matéria, maiores as perdas em atrito. Eu estava apenas a falar na potência que se perde apenas no LSD e o "carissimo" já vai nas rodas... Por exemplo, se tem 100CV no volante do motor, com as perdas em atrito, não terá essa potencia nas rodas com ou sem Lsd circulando a direito, em curva com LSD ainda terá um pouco menos.
"4pin atenua mas NUNCA SERÁ UM LSD!!!"
Um 4pin ou X pin diff, como lhe queira chamar, é a mesma coisa que um diferencial de 2 planetários, mas mais "forte" por isso não vejo onde é que "atenua" alguma coisa???
Eu não sou nenhum expert no assunto, nem quero ser, mas também não venho para os foruns mandar postas sem saber o que estou a dizer, ou porque o "Manel" ou o "Quim" la da oficina ao pe de casa me disse que era assim que funcionava.
Caríssimo Jerguen, se quer dar a sua opinião, que não passou disso a não ser a parte que citou em inglês, faça-o, mas sem ser em forma de "ataque" ou em tom de gozo. Este forum não tem essa finalidade.
Os melhores cumprimentos,
José Cardoso
José Cardoso- Mensagens : 1430
Data de inscrição : 28/11/2009
Localização : Baião
Re: Mini 1000 de 1980
Caro Cardoso, se entendeu como gozo.... problema seu! Acho que dá demasiada importância aos fóruns e lê com malicia onde não existe!
Se não consegue "discutir" um assunto de forma séria mas com algum gozo à mistura...... AZAR!
Não vou deixar de ser quem sou!
Não falo pq o Quim (que é o Quim???) ou o Manel (tb n conheço) disse! Falo por experiência própria, falo pq tenho, falo pq conduzi, falo pq leio, falo pq meto as mãos na massa!
Atenua sim!
Estamos a falar de colocar a potência de rodas no chão e se estamos a falar (como bem disse) de 2 planetários estamos a falar de menor perda de potência dissipada e melhor distribuição da carga sobre a transmissão.
Atenua certo????
Se fui buscar uma fonte para explicar e reforçar foi para não passar de uma opinião infundada e em vez disso ser uma opinião que pode ser comprovada!
E se estamos a falar de opiniões a sua tb n passou disso mesmo apesar de................... incorrecta! (agora sim pode chamar-me o que quiser)
Se não consegue "discutir" um assunto de forma séria mas com algum gozo à mistura...... AZAR!
Não vou deixar de ser quem sou!
Não falo pq o Quim (que é o Quim???) ou o Manel (tb n conheço) disse! Falo por experiência própria, falo pq tenho, falo pq conduzi, falo pq leio, falo pq meto as mãos na massa!
Atenua sim!
Estamos a falar de colocar a potência de rodas no chão e se estamos a falar (como bem disse) de 2 planetários estamos a falar de menor perda de potência dissipada e melhor distribuição da carga sobre a transmissão.
Atenua certo????
Se fui buscar uma fonte para explicar e reforçar foi para não passar de uma opinião infundada e em vez disso ser uma opinião que pode ser comprovada!
E se estamos a falar de opiniões a sua tb n passou disso mesmo apesar de................... incorrecta! (agora sim pode chamar-me o que quiser)
Jurguen- Mensagens : 224
Data de inscrição : 09/12/2010
Localização : LX
Re: Mini 1000 de 1980
Boa tarde,
Caro Jerguen, eu não dou demasiada importância aos foruns, até porque isto aqui não passa de um espaço de lazer e troca de ideias. Contudo isso não impede que pessoas que não se conheçam de lado nenhum possam comunicar com educação entre elas...
Ficamos assim então, vc fica com o seu largo "conhecimento", (etc..), que eu com o meu. Estou a ver que não nos vamos entender...
Peço desde já desculpa ao André Ricardo por este off-topic que aqui se gerou.
Cumprimentos,
José Cardoso
Caro Jerguen, eu não dou demasiada importância aos foruns, até porque isto aqui não passa de um espaço de lazer e troca de ideias. Contudo isso não impede que pessoas que não se conheçam de lado nenhum possam comunicar com educação entre elas...
Ficamos assim então, vc fica com o seu largo "conhecimento", (etc..), que eu com o meu. Estou a ver que não nos vamos entender...
Peço desde já desculpa ao André Ricardo por este off-topic que aqui se gerou.
Cumprimentos,
José Cardoso
José Cardoso- Mensagens : 1430
Data de inscrição : 28/11/2009
Localização : Baião
Re: Mini 1000 de 1980
desde que nao se chateiem, podem escrever o que quiserem no meu topico
assim ainda vou aprendendo umas coisas
assim ainda vou aprendendo umas coisas
Re: Mini 1000 de 1980
E gajas???
LuisPereira- Mensagens : 8252
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 45
Localização : Dona Maria/Caneças/Sintra
Re: Mini 1000 de 1980
LuisPereira escreveu:E gajas???
Ui...e aquelas de Resende meemmo Boas?!...
Zordlyon- Mensagens : 907
Data de inscrição : 16/04/2009
Idade : 33
Localização : Castelo de Paiva/Porto
Re: Mini 1000 de 1980
Zordlyon escreveu:LuisPereira escreveu:E gajas???
Ui...e aquelas de Resende meemmo Boas?!...
Onde?
Vou a resende na sexta
LuisPereira- Mensagens : 8252
Data de inscrição : 03/06/2009
Idade : 45
Localização : Dona Maria/Caneças/Sintra
Re: Mini 1000 de 1980
LuisPereira escreveu:Zordlyon escreveu:LuisPereira escreveu:E gajas???
Ui...e aquelas de Resende meemmo Boas?!...
Onde?
Vou a resende na sexta
Ahah....
(Piada do Gato Fedorento)
Zordlyon- Mensagens : 907
Data de inscrição : 16/04/2009
Idade : 33
Localização : Castelo de Paiva/Porto
Página 5 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Tópicos semelhantes
» O meu mini 1000 de 1980 (Muitas fotos)
» Mini 1000 special DeLuxe 1974 & Mini Clubman 1000 1973 (do meu pai)
» Documentos com Minis Mini Clubman azul e Mini 1000 vermelho
» mini LC mini 1000 da Ilha Terceira/ Açores
» Mini 1000 by lameiro... Despedida do mini
» Mini 1000 special DeLuxe 1974 & Mini Clubman 1000 1973 (do meu pai)
» Documentos com Minis Mini Clubman azul e Mini 1000 vermelho
» mini LC mini 1000 da Ilha Terceira/ Açores
» Mini 1000 by lameiro... Despedida do mini
Página 5 de 5
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|