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Mini 1000

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Mensagem  abbocath Ter Mar 29, 2016 2:03 pm

Ora então cá vai, ficam aqui umas fotos do Mini 1000 cá de casa, comprado esta semana e que veio para cá de reboque! Very Happy

Mas pronto, acho que está em bom estado de conservação, com uns pontos de ferrugem aqui e ali mas nada que não se resolva facilmente penso eu! Não tem a grelha da frente porque para abrir o capot tive que a retirar! Foi a primeira mexidela no menino!;-)
Ainda não está limpo! Embarassed

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Boas curvas!


Última edição por abbocath em Seg Abr 11, 2016 4:50 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem  abbocath Ter Mar 29, 2016 2:34 pm

Algumas fotos do interior que é preciso limpar!

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Última edição por abbocath em Seg Abr 11, 2016 4:53 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem  abbocath Ter Mar 29, 2016 2:39 pm

O que descobri dentro do carro!

O primeiro seguro para este carro custou 2.043$00 em 1974 e incluía despesas até 200.000$00!

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Última edição por abbocath em Seg Abr 11, 2016 4:55 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem  abbocath Ter Mar 29, 2016 2:58 pm

Depois de tirada a grelha para abrir o capot este saiu fora para eu poder mexer com espaço ou então a cabeça ia ser estragada! Laughing

Precisava de uma ajuda para identificar alguns componentes que por ignorância não sei o que são. Crying or Very sad Crying or Very sad

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Comecei por ver a bobine e o distribuidor. Li que isto era um ponto fraco destes carros!

O distribuidor estava com carvão e por isso foi limpo e os contactos lixados. A bobine (n.º1 penso que é uma bobine) estava com o terminal também cheio de ferrugem e quando tirei o mesmo (depois de descobrir o parafuso) retirei cerca de 110 ml de água (?) do seu interior!  Shocked  Shocked  Shocked  Isto não é normal certo?

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No carburador tenho isto que está assinalado e não sei o que é! Embarassed Embarassed O que assinalei a azul é a bomba de gasolina? Question E o que está a vermelho é o que recebe o tubo que vem do azul? É que não vejo qualquer passagem de combustível do depósito para o carburador! Sad

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Boas curvas


Última edição por abbocath em Seg Abr 11, 2016 4:47 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem  abbocath Ter Mar 29, 2016 3:03 pm

Como não sou pequeno, tenho 1,90 mts de altura, não consigo conduzir este carro! Pois é, os joelhos batem no guiador e não consigo mexer na alavanca das velocidades!

Reparei que a barra de direção tem esta adaptação ou este prolongamento que gostaria de saber se vinha assim de origem ou se foi uma adaptação.

Se foi uma adaptação é possível retirar? Ou vai alterar algo na estrutura da coluna de direção que pode condicionar o seu bom funcionamento?

Obrigado!

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Boas curvas


Última edição por abbocath em Seg Abr 11, 2016 4:45 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem  Cotrim Ter Mar 29, 2016 5:33 pm

Boas, bem vindo e parabens pela aquisição.

Em relação às duvidas:
- o azul (bomba de gasolina) liga ao vermelho (cuba do carburador) com um tubo. Pelo meio há quem ponha um filtro de gasolina mas não é de origem.
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- Em relação à coluna de direcção isso é um extensor para baixar mais a coluna de direcção e que pode ser retirado porque também não é de origem. E também existem umas peças para a fixação dos bancos que permitem fixar o banco um pouco mais para trás o que ajuda a quem tenha as pernas compridas!!
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Se a bobine tinha agua é lixo e comprar uma nova.
E à primeira vista também falta ai a caixa com o filtro de ar (em cima do carburador.)
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Mensagem  abbocath Ter Mar 29, 2016 11:44 pm

Cotrim muito obrigado desde já por esta preciosa ajuda que me deu!

O tubo a usar para ligar a bomba de gasolina à cuba do carburador é um qualquer desde que para gasolina certo? Deve ficar à justa ou deve ter folga?

Relativamente à coluna de direção isso é uma excelente informação. Desta forma já consigo passar as pernas e desviar o joelho para meter mudanças!

Quanto à bobine, sim tinha água ou então outro líquido qualquer. Só dei por ela porque quando retirei o cabo que liga ao distribuidor vi que ferrugem no contato e então depois descobri o parafuso e acabei por retirar o interior para limpar melhor. Quando virei a bobine ela pingou e quando a chocalhei ouvi barulho. Como tinha quase a certeza que estes componentes eléctricos não têm água ou líquido dentro fiquei desconfiado!

Já agora que bobine compro? Igual à que lá está? Qual o melhor local para comprar peças?

Boas curvas

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Mensagem  Cotrim Qua Mar 30, 2016 9:44 am

Boas

É um tubo para gasolina convém ter alguma folga mas nada de especial, desde que não fique esticado.

A bobine sendo o motor de origem não precisa de nenhuma xpto
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Eu pessoalmente tudo o que preciso compro ou na all4mini.com ou directamente de Inglaterra na minispares.com.
Nunca tive problemas com nenhuma delas, pessoal espectacular.
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Mensagem  Ricardo Qua Mar 30, 2016 9:53 am

O que tirou da bobine não deverá ter sido água, mas sim o óleo de arrefecimento da bobine.
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Mensagem  abbocath Qua Mar 30, 2016 11:57 am

Ricardo, eu disse água por aquilo ser um líquido. Ignorância é claro!

Mas por cuidado, coloquei o líquido dentro de um recipiente e realmente aquilo não parece água.

Ou seja, a cor é amarela, tem um certo grau de viscosidade e um cheiro que não é inócuo. Não é inflamável.

Mas eu não sabia que a bobine tinha óleo dentro para o seu arrefecimento! :-( Então isto é normal? Volto a colocar o líquido dentro?

Cotrim vou então espreitar os sites para ver o que há. Os portes são em conta?

Boas curvas

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Mensagem  Cotrim Qua Mar 30, 2016 3:29 pm

Para mandar vir uma peça só não compensa porque depende dos pesos mas na all4mini ronda os 10€ e na minispares as 16£
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Mensagem  Ricardo Qua Mar 30, 2016 6:21 pm

Não use a mesma bobine, elas são baratas, mais vale comprar uma nova.
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Mensagem  abbocath Qua Mar 30, 2016 7:17 pm

Cotrim escreveu:Para mandar vir uma peça só não compensa porque depende dos pesos mas na all4mini ronda os 10€ e na minispares as 16£

Obrigado Cotrim. Vou então dar uma vista de olhos no que preciso ou posso precisar.

Ricardo escreveu:Não use a mesma bobine, elas são baratas, mais vale comprar uma nova.

Ok. Mas porquê já agora? Elas costumam deteriorar-se?

É esta? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Outro assunto já agora, tenho a embraiagem colada, ou melhor, não consigo sequer empurrar o pedal da embraiagem porque está presa. Começo por desmontar que bomba? Já agora, qual é a principal e a secundária?

Obrigado.

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Mensagem  Cotrim Qua Mar 30, 2016 10:31 pm

Sim é essa a bobine.
As bombas de embraiagem a principal é a que está ao lado da bomba de travões e a secundária é a que está na tampa da embraiagem. A secundária costuma enferrujar e colar quando está muito tempo parado. Tem de a tirar e abrir para ver o estado dela. Se o interior tiver muita ferrugem tem de ser uma nova, não pode estar picada de ferrugem por dentro senão deixa passar óleo. Se não tiver picada basta comprar um kit de reparação. Mas se está colada deve ser preciso uma nova. Veja também o estado em que está a de travões.
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Mensagem  abbocath Qui Mar 31, 2016 8:20 am

Cotrim escreveu: Veja também o estado em que está a de travões.

A bomba de travões só existe a que está ao lado da bomba de embraiagem principal então? Ou existe outra também?

Hoje vou tentar desmontar isso e depois ponho umas fotos. Quanto à bobine vou tratar disso.

Já agora o que é um Motor A dos minis? É que vejo isso nas peças à venda nas lojas e não sei a que se refere.

Vale a pena comprar uma bobine Xpto? De alta prestação? Ou a normal é mais do que suficiente?

Boas Curvas e Obrigado mais uma vez!

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Mensagem  Cotrim Dom Abr 03, 2016 9:51 am

Boas

Bomba de travões só tem uma pode ser simples ou dupla (1 saída ou 2).
Depois depende do sistema de travagem que tiver frt/ trás; cruzada; pode ter um repartidor ou não. Pode consultar isso no manual HAYNES aqui disponível no forum.
Em relação aos motores existem os A e os A+, também há aqui no forum tópicos que explicam as diferenças, é uma questão de fazer uma pesquisa.
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Mensagem  abbocath Seg Abr 04, 2016 5:15 pm

Obrigado Cotrim.

Ainda não tive tempo para voltar a estar de volta do mini. Quanto ao manual Haynes não está disponível. Não consigo fazer donwload. :-(

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Mensagem  Cotrim Ter Abr 05, 2016 1:51 am

Envie-me o seu email que envio-lhe.
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Mensagem  Cotrim Qui Abr 07, 2016 9:18 am

Deixo aqui um link para download do manual haynes

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Mensagem  abbocath Seg Abr 11, 2016 9:17 am

Cotrim escreveu:Deixo aqui um link para download do manual haynes

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Muito obrigado Cotrim!

Já está feito o download!

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Mensagem  abbocath Seg Abr 11, 2016 4:30 pm

Então é assim!

Ontem finalmente foi dia de pôr mãos na massa e fazer algumas coisas na garagem! Comecei por ver se o carro dava algum sinal de energia quando ligado a uma bateria externa. Lá pus o carro do dia-a-dia e dei à chave e nada! Nenhum tipo de sinal, nem luzes, nada de nada!

Então pronto. Foi desmontar o tablier, tirar os "extras" e seguir fios. O resultado foi este!

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Ora então vê-se o emaranhado de fios dos extras colocados e então toca a seguir fios até que se descobre uma caixa de fusíveis "auxiliar" com falta de fusíveis e descobrem fios cortados!

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Muitas horas de trabalho terei pela frente...  Mad

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Mensagem  abbocath Seg Abr 11, 2016 4:43 pm

Mas o trabalho continuou mais um bocado!

Então tirei o radiador da chaufagem para poder seguir fios e então descobri isto que está assinalado.

Seria uma saída para antena de rádio ou é outra coisa?

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Mas há ainda mais fios desligados!  Havia outro interruptor na consola junto do manípulo do ar e do da entrada de ar da chaufagem?

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Por fim foi a bomba de embraiagem que tirei e aqui está o belo estado dela!
Qual a sentença? Reparação ou nova?

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Mensagem  abbocath Seg Abr 11, 2016 4:57 pm

Há sugestões quanto à parte eléctrica?

O que devo fazer primeiro?

Boas curvas

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Mensagem  Cotrim Seg Abr 11, 2016 10:23 pm

Boas

Grande confusão que vai prai!!! Faz-me lembrar o meu!! No meu caso tirei todos os fios que me pareceu extras e depois só com os outros que também estavam muitos cortados e com o esquema eléctrico fui seguindo fios e fazendo as ligações nos devidos sítios e coloquei alguns novos. Só quando estava tudo ok é que acrescentei os extras que quis. Mas foram umas horas valentes de volta disso. Esses fios juntos à soufagem deviam ser de algum botão no painel, no esquema eléctrico tentar perceber pelas cores se são de origem ou não. A ficha mais em baixo aparenta ser de um antena rádio.
Em relação à bomba de embraiagem definitivamente é lixo e comprar uma nova, também não são assim muito caras e fica em condições. Essa aparenta estar colada com ferrugem, já nunca vai funcionar em condições!
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Mensagem  abbocath Ter Abr 12, 2016 10:31 pm

Caro Cotrim,

Pois é mesmo verdade, confusão aqui não falta!

Mas ontem depois de ler o ser o seu trabalho de restauro fiquei com vontade de voltar ao mini e rever toda a ligação principal depois de estudar bem o esquema eléctrico. Ficou-me a pulga na orelha quando falou na questão do corta corrente e das perdas que ele faz em termos de energia!

Ontem também tinha falado aqui com uns colegas de oficina de electricidade auto e alertaram-me para os problemas nas bobines de chamada e bornes da bateria mesmo. E então o dia começou cedo e aproveitando a folga toca a mexer!

Tirei a bobine de chamada e limpei todos os contactos.

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A seguir foi limpar os contactos do alternador e motor de arranque.

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Depois foi seguir tudo o que era cabos principais e ver os acessórios. Cheguei à conclusão que não há problema porque é um circuito complatamente independente e por acaso ao que me pareceu muito bem feito, ou não fosse o antigo dono um electricista auto! Smile

E então depois de tudo de novo no sítio voltei a ligar os cabos de bateria e voilá, fez-se magia e surgiu um enorme sorriso nos lábios!

Ele não está morto! As luzes do painel acenderam, os manómetros mexeram, os limpa vidros estavam ligados e parece que as coisas funcionam!

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Amanhã irei fazer um bypass e ver como se porta com gasolina! Laughing


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