Afinação do carburador
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Re: Afinação do carburador
Opinião pessoal:Penso que antes de saber quais os "parafusos" de afinação do carburador e necessário saber que afinação dar ao carburador.
Existem alguns conceitos básicos que é preciso saber de forma a decidir qual a afinação a fazer:
-Relação ideal entre ar e gasolina: 14,7:1. Esta relação chama-se estaquiometrica. Ela é a fronteira das afinações, uma afinação: 13:1 é rica, Uma afinação 16:1 é pobre.
- É o calor que produz potência. Isto significa que uma mistura ligeiramente pobre produzirá sempre mais potência porque é alcançada a combustão total.Provocando consequentemente maior desgaste mecânico.
- Muita gasolina provoca a "lavagem" da parede dos cilindros dissolvendo a película de óleo lubrificante dos segmentos.
-É a espessura da película de gasolina conhecida por "wetwall effect" que vai aumentar a longevidade da cabeça.
Estes conceitos são apenas para uma utilização "racional". Para maquinas de "alta performance" existem outros factores relativos a bombagem, dissipação e dilatação de materiais que fazem com que se utilizem misturas ricas e a longevidade é relativa.
Para um motor andar mais é necessário aumentar a capacidade de "respirar" assim sendo não vale a pena despejar gasolina lá para dentro porque pode ter consequências nefastas como a dissolução da película lubrificante da parede dos cilindros. Mais vale colocar ou dois carburadores ou um carburador com uma secção maior.
Pessoalmente prefiro a longevidade. Não gosto da ideia de abrir o motor a cada mil quilómetros ou a cada 50 horas de utilização desmanchar tudo. Partindo deste principio prefiro utilizar uma mistura ligeiramente rica tipo 12:1 ou 13:1.
Como é que isto se faz em carburadores DC.
Partido do principio que está tudo afinado, retira-se o filtro de ar e com o auxilio de uma chave de fendas pequena levanta-se ligeiramente o êmbolo do carburador e o motor deve de subir ligeiramente de rotação e levantando mais ligeiramente deve cair.
Caso o motor continue a acelerar enquanto levantamos o embolo temos mistura rica caso comece a cair temos pobre.
Existem alguns conceitos básicos que é preciso saber de forma a decidir qual a afinação a fazer:
-Relação ideal entre ar e gasolina: 14,7:1. Esta relação chama-se estaquiometrica. Ela é a fronteira das afinações, uma afinação: 13:1 é rica, Uma afinação 16:1 é pobre.
- É o calor que produz potência. Isto significa que uma mistura ligeiramente pobre produzirá sempre mais potência porque é alcançada a combustão total.Provocando consequentemente maior desgaste mecânico.
- Muita gasolina provoca a "lavagem" da parede dos cilindros dissolvendo a película de óleo lubrificante dos segmentos.
-É a espessura da película de gasolina conhecida por "wetwall effect" que vai aumentar a longevidade da cabeça.
Estes conceitos são apenas para uma utilização "racional". Para maquinas de "alta performance" existem outros factores relativos a bombagem, dissipação e dilatação de materiais que fazem com que se utilizem misturas ricas e a longevidade é relativa.
Para um motor andar mais é necessário aumentar a capacidade de "respirar" assim sendo não vale a pena despejar gasolina lá para dentro porque pode ter consequências nefastas como a dissolução da película lubrificante da parede dos cilindros. Mais vale colocar ou dois carburadores ou um carburador com uma secção maior.
Pessoalmente prefiro a longevidade. Não gosto da ideia de abrir o motor a cada mil quilómetros ou a cada 50 horas de utilização desmanchar tudo. Partindo deste principio prefiro utilizar uma mistura ligeiramente rica tipo 12:1 ou 13:1.
Como é que isto se faz em carburadores DC.
Partido do principio que está tudo afinado, retira-se o filtro de ar e com o auxilio de uma chave de fendas pequena levanta-se ligeiramente o êmbolo do carburador e o motor deve de subir ligeiramente de rotação e levantando mais ligeiramente deve cair.
Caso o motor continue a acelerar enquanto levantamos o embolo temos mistura rica caso comece a cair temos pobre.
Re: Afinação do carburador
bicho escreveu:
Partido do principio que está tudo afinado, retira-se o filtro de ar e com o auxilio de uma chave de fendas pequena levanta-se ligeiramente o êmbolo do carburador e o motor deve de subir ligeiramente de rotação e levantando mais ligeiramente deve cair.
Caso o motor continue a acelerar enquanto levantamos o embolo temos mistura rica caso comece a cair temos pobre.
E como é que se mede as taxas que referiste?
Re: Afinação do carburador
Estou aqui com uma duvida, no Hs4 para que serve este tubo assinalado com uma seta verde?
É para tapar ou fica assim?
cumprimentos
É para tapar ou fica assim?
cumprimentos
filipe73- Mensagens : 748
Data de inscrição : 21/04/2009
Idade : 38
Localização : Monção
Re: Afinação do carburador
HMS escreveu:bicho escreveu:
Partido do principio que está tudo afinado, retira-se o filtro de ar e com o auxilio de uma chave de fendas pequena levanta-se ligeiramente o êmbolo do carburador e o motor deve de subir ligeiramente de rotação e levantando mais ligeiramente deve cair.
Caso o motor continue a acelerar enquanto levantamos o embolo temos mistura rica caso comece a cair temos pobre.
E como é que se mede as taxas que referiste?
no meu caso medes com uma innovate :-) ou então á maneira antiga (cor das velas) colortune etc
Andre Flor- Mensagens : 761
Data de inscrição : 26/10/2009
Localização : viseu/guarda/coimbra
Re: Afinação do carburador
Como em tudo o que fazemos existe uma forma mais barata e menos exacta e uma forma mais cara e mais precisa.
Para dar uma ajuda na interpretação o valor Lambda=1 corresponde a uma queima "perfeita" pela equação de Brettschneider podendo assumir-se como consequência da obtenção da relação estequiometrica de 14,7:1 na mistura de ar/combustível.
Assim sendo a forma barata é colocar uma sonda lambda no escape e uma dispositivo de analise do valor lambda. Existem uns para o tablier.
A forma mais cara e mais exacta é através da utilização de um analisador de gases de escape. E fazer contas.
O método que referi anteriormente é puramente empírico só é preciso uma chave de fendas pequenina e costuma funcionar muito bem.
As soluções baratas são sempre boas em tempos de crise.
Para dar uma ajuda na interpretação o valor Lambda=1 corresponde a uma queima "perfeita" pela equação de Brettschneider podendo assumir-se como consequência da obtenção da relação estequiometrica de 14,7:1 na mistura de ar/combustível.
Assim sendo a forma barata é colocar uma sonda lambda no escape e uma dispositivo de analise do valor lambda. Existem uns para o tablier.
A forma mais cara e mais exacta é através da utilização de um analisador de gases de escape. E fazer contas.
O método que referi anteriormente é puramente empírico só é preciso uma chave de fendas pequenina e costuma funcionar muito bem.
As soluções baratas são sempre boas em tempos de crise.
Re: Afinação do carburador
Olá Filipe,
essa entrada liga ao tubo do respiro do motor... no teu caso vem do respiro da tampa das tuches ( por cima da bomba de gasolina ).
Um conjunto sonda lambda/leitor decente como o que o André falou nao é assim tão barato... mas é realmente a melhor forma de aferir 'a mistura'.
Abraço
Luis
essa entrada liga ao tubo do respiro do motor... no teu caso vem do respiro da tampa das tuches ( por cima da bomba de gasolina ).
a maior parte das vezes nem é preciso chave de fendas.... quase todos os SU têm um pino com uma molinha que faz levantar o êmbolo....O método que referi anteriormente é puramente empírico só é preciso uma chave de fendas pequenina e costuma funcionar muito bem.
Um conjunto sonda lambda/leitor decente como o que o André falou nao é assim tão barato... mas é realmente a melhor forma de aferir 'a mistura'.
Abraço
Luis
lmbm- Mensagens : 337
Data de inscrição : 04/04/2010
Re: Afinação do carburador
E isto é o quê?lmbm escreveu: Um conjunto sonda lambda/leitor decente como o que o André falou nao é assim tão barato... mas é realmente a melhor forma de aferir 'a mistura'.
Algo que só as oficinas têm, não?
Re: Afinação do carburador
a sonda lambda é um sensor colocado no colector/escape ( tem que ser furado ) e depois tem um cabo que liga ao leitor que fica dentro do carro e descodifica/exibe os valores de mistura ( AFR ), a grande vantagem deste sistema é medir os valores com o motor 'em carga' .....
lmbm- Mensagens : 337
Data de inscrição : 04/04/2010
Re: Afinação do carburador
Penseva que isso só fazia parte dos carros novos com injecção electrotécnica após a introdução dos catalisadores.
Não há aí um link que mostre o equipamento que se pode montar?
Não há aí um link que mostre o equipamento que se pode montar?
Re: Afinação do carburador
O que é preciso montar é o que está no desenho.
Basta fazer um buraco no escape por onde passe o gás de todos os cilindros, nos colectores tipo LSF é após união. Soldar porca com o mesmo diâmetro e passo de rosca no colector e já está.
Hoje em dia as sondas são aquecidas por isso a proximidade não é preciso ter muito em conta.
Basta fazer um buraco no escape por onde passe o gás de todos os cilindros, nos colectores tipo LSF é após união. Soldar porca com o mesmo diâmetro e passo de rosca no colector e já está.
Hoje em dia as sondas são aquecidas por isso a proximidade não é preciso ter muito em conta.
Re: Afinação do carburador
eu fui obrigado a comprar a innovate pois tive uma dta (centralina programável) para afinar a par com um grande amigo meu num citroen saxo, e como tal acaba por dar bastante jeito, contudo o mini se andar com 14,7:1 não fica grande coisa aliás por norma deve andar nos 15:1 15,5:1 e no caso dos turbo 16:1 15,5:1 e com uma ligeira variação consoante a rpm para ficar como deve ser
Andre Flor- Mensagens : 761
Data de inscrição : 26/10/2009
Localização : viseu/guarda/coimbra
Re: Afinação do carburador
fuiafonte escreveu:eu fui obrigado a comprar a innovate pois tive uma dta (centralina programável) para afinar a par com um grande amigo meu num citroen saxo, e como tal acaba por dar bastante jeito, contudo o mini se andar com 14,7:1 não fica grande coisa aliás por norma deve andar nos 15:1 15,5:1 e no caso dos turbo 16:1 15,5:1 e com uma ligeira variação consoante a rpm para ficar como deve ser
Este gaijo deve ter a mania que percebe alguma coisa de motores
ricardo perdigao- Mensagens : 630
Data de inscrição : 16/07/2009
Idade : 37
Localização : Vila Nova de Gaia - Porto
Re: Afinação do carburador
HMS
O manómetro é este:
A caixa preta é a caixa de ligação dos fios
fuiafonte:
completamente de acordo contigo com as relações que sugeres.
Mas se quiseres que fique mesmo bom com relações baixas, para ter mais "alma" deves de utilizar um injector de gasolina adicional que abra a 1/3 do acelerador. Ai ficas com o melhor dos dois mundos.
Estranho a compra da Innovate. As DTA são unidades de comando electrónico em circuito fechado. Isto significa que tens o valor lambda disponível para análise.
O manómetro é este:
A caixa preta é a caixa de ligação dos fios
fuiafonte:
completamente de acordo contigo com as relações que sugeres.
Mas se quiseres que fique mesmo bom com relações baixas, para ter mais "alma" deves de utilizar um injector de gasolina adicional que abra a 1/3 do acelerador. Ai ficas com o melhor dos dois mundos.
Estranho a compra da Innovate. As DTA são unidades de comando electrónico em circuito fechado. Isto significa que tens o valor lambda disponível para análise.
Re: Afinação do carburador
Ainda é carote!!!
Encontrei estes kits completos da K&N e custa $210.11
e da NGK $271.30
Encontrei estes kits completos da K&N e custa $210.11
e da NGK $271.30
Re: Afinação do carburador
Como fazer um manómetro de relação ar / combustível por €10
Pode-se comprar o circuito integrado na maplin e comprar um regulador de tensão de 5V numa loja de electrónica.
Com este esquema é possível personalizar a cor dos LEDs
http://www.maplin.co.uk/module.aspx?moduleno=2909
Fica a faltar a sonda lambda e um fusível. A sonda lambda deve de ser uma sonda lambda de banda larga 5V com aquecimento.
Não se deve comprar sonda usada, devido à temperatura a que estão expostas no seu funcionamento.
Se não me falha a memória a expansão dos gases de escape dá-se a uma temperatura de 640 ºC
Boa bricolage
Pode-se comprar o circuito integrado na maplin e comprar um regulador de tensão de 5V numa loja de electrónica.
Com este esquema é possível personalizar a cor dos LEDs
http://www.maplin.co.uk/module.aspx?moduleno=2909
Fica a faltar a sonda lambda e um fusível. A sonda lambda deve de ser uma sonda lambda de banda larga 5V com aquecimento.
Não se deve comprar sonda usada, devido à temperatura a que estão expostas no seu funcionamento.
Se não me falha a memória a expansão dos gases de escape dá-se a uma temperatura de 640 ºC
Boa bricolage
Re: Afinação do carburador
[quote="sim_ou_nao"]
o meu carburador é parecido a este a unica diferenca é onde este diz fuel inlet (seta a vermelho) tem um orifício que esta entubado e a ponta do tubo vai dar a outro orifício que esta por cima do perne que une o carburador ao colector (nao se se me fiz entender)
a minha pergunta 1 qual a funçao dos orificios?
2 devem estar ligados entre si?
3 o carro na insp acusou gases terá alguma coisa a ver?
4 no meu carbur tenho o orificio do respiro do motor tapado deve continuar assim?
o meu carburador é parecido a este a unica diferenca é onde este diz fuel inlet (seta a vermelho) tem um orifício que esta entubado e a ponta do tubo vai dar a outro orifício que esta por cima do perne que une o carburador ao colector (nao se se me fiz entender)
a minha pergunta 1 qual a funçao dos orificios?
2 devem estar ligados entre si?
3 o carro na insp acusou gases terá alguma coisa a ver?
4 no meu carbur tenho o orificio do respiro do motor tapado deve continuar assim?
barradas- Mensagens : 689
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : évora
Re: Afinação do carburador
Pelo que dizes o teu carburador é um HIF38 e e esse e um 44.
2 - A ligação se estiver como na foto em baixo está correcta
3 - Gases pode ter a ver com afinação do carburador ou estar a queimar óleo
4 - O orifício de respiro do motor quando não está ligado ao motor deve levar um filtro de ar dos pequeninos, tapado não
HIF38
2 - A ligação se estiver como na foto em baixo está correcta
3 - Gases pode ter a ver com afinação do carburador ou estar a queimar óleo
4 - O orifício de respiro do motor quando não está ligado ao motor deve levar um filtro de ar dos pequeninos, tapado não
HIF38
Re: Afinação do carburador
4 se nao tiver filtro pequeno deve estar ligado a tampa das guias? e estando tapado nao influencia os gases?HMS escreveu:Pelo que dizes o teu carburador é um HIF38 e e esse e um 44.
2 - A ligação se estiver como na foto em baixo está correcta
3 - Gases pode ter a ver com afinação do carburador ou estar a queimar óleo
4 - O orifício de respiro do motor quando não está ligado ao motor deve levar um filtro de ar dos pequeninos
barradas- Mensagens : 689
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : évora
Re: Afinação do carburador
4 - O sitio onde se liga varia de motor para motor. Se isso influencia os gases ou não, já não te sei dizer!
Se já não está ligado ao motor, não ligues, mete um filtro destes:
Se já não está ligado ao motor, não ligues, mete um filtro destes:
Re: Afinação do carburador
ok muito obrigado
barradas- Mensagens : 689
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : évora
Re: Afinação do carburador
Boas,
creio haver alguma confusão,
no carburador o orificio que recebe os gases do motor se nao estiver ligado ao respiro do motor deve estar tapado para nao haver uma entrada de ar a influenciar a afinação do carburador.
O filtro da foto geralmente é usado mas na saída do respiro de gases do motor.
O orificio tapado e umas desapertadelas no parafuso da gasolina devem enganar a IPO.
creio haver alguma confusão,
no carburador o orificio que recebe os gases do motor se nao estiver ligado ao respiro do motor deve estar tapado para nao haver uma entrada de ar a influenciar a afinação do carburador.
O filtro da foto geralmente é usado mas na saída do respiro de gases do motor.
O orificio tapado e umas desapertadelas no parafuso da gasolina devem enganar a IPO.
lmbm- Mensagens : 337
Data de inscrição : 04/04/2010
Re: Afinação do carburador
obrigadolmbm escreveu:Boas,
creio haver alguma confusão,
no carburador o orificio que recebe os gases do motor se nao estiver ligado ao respiro do motor deve estar tapado para nao haver uma entrada de ar a influenciar a afinação do carburador.
O filtro da foto geralmente é usado mas na saída do respiro de gases do motor.
O orificio tapado e umas desapertadelas no parafuso da gasolina devem enganar a IPO.
barradas- Mensagens : 689
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : évora
Re: Afinação do carburador
Baseei-me no que tenho visto em todos os HIF38/44 montados sem ligação do respiro do motor. Se realmente deve ficar tapado, é uma informação nova que nunca vi respeitada.lmbm escreveu:Boas,
creio haver alguma confusão,
no carburador o orificio que recebe os gases do motor se nao estiver ligado ao respiro do motor deve estar tapado para nao haver uma entrada de ar a influenciar a afinação do carburador.
O filtro da foto geralmente é usado mas na saída do respiro de gases do motor.
O orificio tapado e umas desapertadelas no parafuso da gasolina devem enganar a IPO.
Estamos sempre a aprender!
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