Afinação do carburador
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Re: Afinação do carburador
Venho aqui partilhar convosco este gif engraçado que mostra o funcionamento dos SU.
Espero que seja util
Espero que seja util
Re: Afinação do carburador
Muito bom Pedro ... sempre a dar lições!
nfernandes- Moderador
- Mensagens : 10411
Data de inscrição : 18/04/2009
Idade : 46
Localização : Alverca
Re: Afinação do carburador
bicho escreveu:
Partido do principio que está tudo afinado, retira-se o filtro de ar e com o auxilio de uma chave de fendas pequena levanta-se ligeiramente o êmbolo do carburador e o motor deve de subir ligeiramente de rotação e levantando mais ligeiramente deve cair.
Caso o motor continue a acelerar enquanto levantamos o embolo temos mistura rica caso comece a cair temos pobre.
Estiva agora a fazer isto no meu hif44 e só consegui que a rotação subisse um nadinha quando levanto ligeiramente o êmbolo , depois de ter aberto a gasolina toda. É normal?
Re: Afinação do carburador
Olá Hugo,
tudo bom?
Não percebo de afinação de carburadores, mas vamos por lógica ou tentar pelo menos
Se estás a meter os dedos na entrada de ar do carburador é normal que ele fique "asmático" e o motor não se aguente. Ao levantares o pistão, fazes que saia mais gasolina do carburador, mas se não entrar mais ar para a mistura ficar certa, mais uma vez é normal que ele vá abaixo!!! E não esqueças, estás a levantar o pistão mas a borboleta continua fechada!
Quanto à folga, é normal ter folga, tanta é que já não sei se é. Tira a parte de cima do carb e vê se está tudo no sitio e apertado e verifica se tem folga entre o pistão e o corpo do carb, ou se tem só folga entre a calha do pistão e a guia...
Pelos post´s recentes aqui no forumini, estou a ver que te andas a aplicar, está a dar gosto ver
tudo bom?
Não percebo de afinação de carburadores, mas vamos por lógica ou tentar pelo menos
Se estás a meter os dedos na entrada de ar do carburador é normal que ele fique "asmático" e o motor não se aguente. Ao levantares o pistão, fazes que saia mais gasolina do carburador, mas se não entrar mais ar para a mistura ficar certa, mais uma vez é normal que ele vá abaixo!!! E não esqueças, estás a levantar o pistão mas a borboleta continua fechada!
Quanto à folga, é normal ter folga, tanta é que já não sei se é. Tira a parte de cima do carb e vê se está tudo no sitio e apertado e verifica se tem folga entre o pistão e o corpo do carb, ou se tem só folga entre a calha do pistão e a guia...
Pelos post´s recentes aqui no forumini, estou a ver que te andas a aplicar, está a dar gosto ver
Re: Afinação do carburador
bicho escreveu:
Partido do principio que está tudo afinado, retira-se o filtro de ar e com o auxilio de uma chave de fendas pequena levanta-se ligeiramente o êmbolo do carburador e o motor deve de subir ligeiramente de rotação e levantando mais ligeiramente deve cair.
Caso o motor continue a acelerar enquanto levantamos o embolo temos mistura rica caso comece a cair temos pobre.
Olá Pedro,
Eu tomei esta afirmação do bicho como válida!
E foi isso que tentei fazer. Lá é sugerido que se levante o êmbolo com uma chave pequena mas com a curva não é fácil e por isso fiz com o dedo.
Não é o meu dedo que tapa nada (ou quase nada).
Aquilo que entendo da explicação do bicho, é que quando se levanta ligeiramente o êmbolo a rotação deve subir e levantando ainda mais, deve cair.
A situação mais parecida que consegui, foi com a gasolina aberta no máximo. Isto é que acho estranho!
Noto diferença no carro, anda muito melhor em baixas. Já em altas.... parece igual
Re: Afinação do carburador
Em relação ao carburador, está tudo bem montado. Suponho é que já tenha muito desgaste. O copo por exemplo, tem calo. É grave?
Já tenho em mente um kit de reparação. Depende da urgência/resultado
Já tenho em mente um kit de reparação. Depende da urgência/resultado
Re: Afinação do carburador
Só depois de responder é que vi/li o post do "bicho". Para afinar a mistura podes tb comprar uma sonda lambda baratinha, mandar soldar ao escape e depois com um multimetro consegues afinar a mistura...
Quanto à reparação do carburador, acho uma boa ideia, mas se trocares o copo que calo no copo nunca vi, por isso penso não ser nada normal
Quanto à reparação do carburador, acho uma boa ideia, mas se trocares o copo que calo no copo nunca vi, por isso penso não ser nada normal
Re: Afinação do carburador
HMS escreveu:bicho escreveu:
Partido do principio que está tudo afinado, retira-se o filtro de ar e com o auxilio de uma chave de fendas pequena levanta-se ligeiramente o êmbolo do carburador e o motor deve de subir ligeiramente de rotação e levantando mais ligeiramente deve cair.
Caso o motor continue a acelerar enquanto levantamos o embolo temos mistura rica caso comece a cair temos pobre.
Estiva agora a fazer isto no meu hif44 e só consegui que a rotação subisse um nadinha quando levanto ligeiramente o êmbolo , depois de ter aberto a gasolina toda. É normal?
É pena que o @bicho ainda não tenha vindo aqui dizer nada
Hoje fui medir os gases e o avanço
O CO2 estava a 10 e o normal é +/- próximo dos 3
O avanço, também andava a + 30º
Este mecânico que descobri, tem uma base de dados, com informação relativa a todos os nºs de motor Mini Por isso confirmei o meu mini é um 1.3 de 92/93
Depois de uma afinação, ficou assim:
Ficou fixe mas acho que ainda é possível fazer melhor. Diz o mecânico que só hoje devo ter tirado pelo menos 1L ao consumo de gota
Depois ia todo contente fazer a inspecção e a 1/2, lembrei-me que ainda ando sem travões
Re: Afinação do carburador
Ainda é cedo para te responder! Não está mal mas não me parece que esteja a 100%. Quero experimentar mais e ver o consumo.sim_ou_nao escreveu:E como ficou a resposta do motor?
Re: Afinação do carburador
Onde é que se arranjam Copos do carburador?
Já vi um kit na minispares mas como também inclui o embolo, ainda é caro
Já vi um kit na minispares mas como também inclui o embolo, ainda é caro
Re: Afinação do carburador
boas caros amigos. eu sou novo por aki mas ja tenho o meu mini a uns 3 aninhos tenho vindo a restaura-lo aos poucos pois nao me sobra muito tempo para isso mas ja vai dando nas vistas kuando puder vou por fotos para o conhecerem tem montado um motor 1100 sport . agora tenho uma duvida se alguem me puder esclarecer era otimo desenvolve bem de arranque é um espetaculo mas na estrada em passando dos 110 fica-me como se estivesse a falhar sera k é falta de combust ? pois é k á pouco tempo levou uma bomba nova e desde então faz isso .
fabijone- Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 60
Localização : Moura
Re: Afinação do carburador
Alguem sabe onde comprar uma sonda lambda para esse circuito aqui descrito?
Abraços!
Abraços!
José Oliveira- Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/09/2009
Idade : 42
Localização : Miranda do Corvo
Re: Afinação do carburador
[quote="barradas"]
alguem me pode ajudar...o que se liga ao ponto A??sim_ou_nao escreveu:
o meu carburador é parecido a este a unica diferenca é onde este diz fuel inlet (seta a vermelho) tem um orifício que esta entubado e a ponta do tubo vai dar a outro orifício que esta por cima do perne que une o carburador ao colector (nao se se me fiz entender)
a minha pergunta 1 qual a funçao dos orificios?
2 devem estar ligados entre si?
3 o carro na insp acusou gases terá alguma coisa a ver?
4 no meu carbur tenho o orificio do respiro do motor tapado deve continuar assim?
emanuel orange power- Mensagens : 504
Data de inscrição : 19/08/2010
Idade : 32
Localização : porto
Re: Afinação do carburador
[quote="emanuel orange power"]
nao costumas fechar a gasolina quando vais a insp?barradas escreveu:alguem me pode ajudar...o que se liga ao ponto A??sim_ou_nao escreveu:
o meu carburador é parecido a este a unica diferenca é onde este diz fuel inlet (seta a vermelho) tem um orifício que esta entubado e a ponta do tubo vai dar a outro orifício que esta por cima do perne que une o carburador ao colector (nao se se me fiz entender)
a minha pergunta 1 qual a funçao dos orificios?
2 devem estar ligados entre si?
3 o carro na insp acusou gases terá alguma coisa a ver?
4 no meu carbur tenho o orificio do respiro do motor tapado deve continuar assim?
barradas- Mensagens : 689
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : évora
Re: Afinação do carburador
Pessoal surgiu-me uma duvida, e pelo que li parece que ha aqui alguns contrcenssos e estou um bocado confuso
Ajudem-me la a ligar isto. Se nao estou em erro é assim:
1-Respiro da cuba (logo nunca pode ser tapado)
2-entrada de gasolina
3-Penso tambem ser o respiro da cuba
4-tubo de ventilaçao do carter
5-Este é que nao faco mesmo ideia do que seja
Agora as minhas duvidas sao: o 3 ligo ao 5, tapo, ou deixo aberto?
o 4, ponho so um filtro, ou ligo a algum lado?
o 5, o que faço com este afinal?
Ajudem-me la a ligar isto. Se nao estou em erro é assim:
1-Respiro da cuba (logo nunca pode ser tapado)
2-entrada de gasolina
3-Penso tambem ser o respiro da cuba
4-tubo de ventilaçao do carter
5-Este é que nao faco mesmo ideia do que seja
Agora as minhas duvidas sao: o 3 ligo ao 5, tapo, ou deixo aberto?
o 4, ponho so um filtro, ou ligo a algum lado?
o 5, o que faço com este afinal?
Luís Afonso- Mensagens : 223
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa/Bragança
Re: Afinação do carburador
Ora aqui fica a minha opinião e isto se realmente forem assim essas ligações (não investiguei)
1-Respiro da cuba (logo nunca pode ser tapado)
Mas talvez possa levar um filtro para não entrar impurezas
2-entrada de gasolina
Muita! Manda pra lá a gota
3-Penso tambem ser o respiro da cuba
Pela posição parece ser o retorno para caso a cuba encha demasiado
4-tubo de ventilaçao do carter
Liga isso à ventilação do cárter. há quem elimine isso mas é importante estar lá pois assim além de permitir ao cárter "respirar" os fumos de óleo que vêm de lá entram ali e ajudam na lubrificação interna do motor em locais onde o óleo no circuito normal não consegue chegar
5-Este é que nao faco mesmo ideia do que seja
Talvez seja para ligar um vacuómetro? Se for o caso aplica um manómetro desses ou então tapa
1-Respiro da cuba (logo nunca pode ser tapado)
Mas talvez possa levar um filtro para não entrar impurezas
2-entrada de gasolina
Muita! Manda pra lá a gota
3-Penso tambem ser o respiro da cuba
Pela posição parece ser o retorno para caso a cuba encha demasiado
4-tubo de ventilaçao do carter
Liga isso à ventilação do cárter. há quem elimine isso mas é importante estar lá pois assim além de permitir ao cárter "respirar" os fumos de óleo que vêm de lá entram ali e ajudam na lubrificação interna do motor em locais onde o óleo no circuito normal não consegue chegar
5-Este é que nao faco mesmo ideia do que seja
Talvez seja para ligar um vacuómetro? Se for o caso aplica um manómetro desses ou então tapa
Re: Afinação do carburador
Fiquei curioso e fui espreitar o meu MG Metro!!
E encontrei aqui no fórum uma imagem que mostra exactamente como está no meu!
https://forumini.forumeiros.com/t535-monta-e-desmontacomo-fazer-respostas-aqui
E encontrei aqui no fórum uma imagem que mostra exactamente como está no meu!
https://forumini.forumeiros.com/t535-monta-e-desmontacomo-fazer-respostas-aqui
Re: Afinação do carburador
Nao faço ideia onde seja o respiro do carter... é aquele respiro atras do motor? a tampa das touches? è que é o unico respiro que vejo no meu motor..AmigaMAN escreveu:Ora aqui fica a minha opinião e isto se realmente forem assim essas ligações (não investiguei)
4-tubo de ventilaçao do carter
Liga isso à ventilação do cárter. há quem elimine isso mas é importante estar lá pois assim além de permitir ao cárter "respirar" os fumos de óleo que vêm de lá entram ali e ajudam na lubrificação interna do motor em locais onde o óleo no circuito normal não consegue chegar
Luís Afonso- Mensagens : 223
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 35
Localização : Lisboa/Bragança
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
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